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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 30 questões com um tempo estimado de 90 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#68808
Banca
INEP
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Matérias Diversas
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ENEM
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(1,0) 1 - 

São Paulo, 10 de janeiro de 1979.

Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel.

 

Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves e Paulo Freire.

Considerando que, desde que nasci, me identifico plenamente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores.

Considerando tudo isto, por imperativo de minha consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo.

Carta do cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil. In: HENFIL. Cartas da mãe. Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado).

 

No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma crítica ao(à)

  • a) censura moral das produções culturais.
  • b) limite do processo de distensão política.
  • c) interferência militar de países estrangeiros.
  • d) representação social das agremiações partidárias.
  • e) impedimento de eleição das assembleias estaduais.
#68809
Banca
INEP
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(1,0) 2 - 

O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.

Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br. Acesso em: 14 maio 2018.

 

Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a

  • a) superação da cultura patriarcal.
  • b) influência de igrejas protestantes.
  • c) pressão do governo revolucionário.
  • d) fragilidade das oligarquias regionais.
  • e) campanha de extensão da cidadania.
#68810
Banca
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(1,0) 3 - 

Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.

VERISSIMO, E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo, 2003 (adaptado).

 

Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:

  • a) Identificação forçada de homens analfabetos.
  • b) Monitoramento legal dos pleitos legislativos.
  • c) Repressão explícita ao exercício de direito.
  • d) Propaganda direcionada à população do campo.
  • e) Cerceamento policial dos operários sindicalizados.
#68811
Banca
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(1,0) 4 - 

Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apoiar e são insolúveis em água.

 

Esses ácidos atuam no processo de modo a

  • a) hidrolisar os lipídios.
  • b) agir como detergentes.
  • c) tornar os lipídios anfifílicos.
  • d) promover a secreção de lipases
  • e) estimular o trânsito intestinal dos lipídios.
#68812
Banca
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(1,0) 5 - 

O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia.

 

Um dos benefícios dessa forma de plantio é a

  • a) ampliação da variabilidade genética.
  • b) produção de frutos das duas espécies.
  • c) manutenção do genótipo da planta híbrida.
  • d) reprodução de clones das plantas parentais.
  • e) modificação do genoma decorrente da transgenia.
#68813
Banca
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(1,0) 6 - 

A prefeitura de um pequeno município do interior decide colocar postes para iluminação ao longo de uma estrada retilínea, que inicia em uma praça central e termina numa fazenda na zona rural. Como a praça já possui iluminação, o primeiro poste será colocado a 80 metros da praça, o segundo, a 100 metros, o terceiro, a 120 metros, e assim sucessivamente, mantendo-se sempre uma distância de vinte metros entre os postes, até que o último poste seja colocado a uma distância de 1 380 metros da praça.

 

Se a prefeitura pode pagar, no máximo, R$ 8 000,00 por poste colocado, o maior valor que poderá gastar com a colocação desses postes é

  • a) R$512 000,00.
  • b) R$520 000,00.
  • c) R$528 000,0 0 .
  • d) R$552 000,00.
  • e) R$584 000,00.
#68814
Banca
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(1,0) 7 - 

Os alunos da disciplina de estatística, em um curso universitário, realizam quatro avaliações por semestre com os pesos de 20%, 10%, 30% e 40%, respectivamente. No final do semestre, precisam obter uma média nas quatro avaliações de, no mínimo, 60 pontos para serem aprovados. Um estudante dessa disciplina obteve os seguintes pontos nas três primeiras avaliações: 46, 60 e 50, respectivamente.

 

O mínimo de pontos que esse estudante precisa obter na quarta avaliação para ser aprovado é

  • a) 29,8.
  • b) 71,0.
  • c) 74,5.
  • d) 75,5.
  • e) 84,0.
#68816
Banca
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(1,0) 8 - 

Quantos há que os telhados têm vidrosos

E deixam de atirar sua pedrada,

De sua mesma telha receiosos.

 

Adeus, praia, adeus, ribeira,

De regatões tabaquista,

Que vende gato por lebre

Querendo enganar a vista.

 

Nenhum modo de desculpa

Tendes, que valer-vos possa:

Que se o cão entra na igreja,

É porque acha aberta a porta.

GUERRA, G. M. In: LIMA, R. T. Abecê de folclore. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (fragmento).

 

Ao organizar as informações, no processo de construção do texto, o autor estabelece sua intenção comunicativa. Nesse poema, Gregório de Matos explora os ditados populares com o objetivo de

  • a) enumerar atitudes.
  • b) descrever costumes.
  • c) demonstrar sabedoria.
  • d) recomendar precaução.
  • e) criticar comportamentos.
#68820
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(1,0) 9 - 

E fui mostrar ao ilustre hóspede [o governador do Estado] a serraria, o descaroçador e o estábulo. Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras e o banheiro carrapaticida. De repente supus que a escola poderia trazer a benevolência do governador para certos favores que eu tencionava solicitar.

— Pois sim senhor. Quando V. Exª. vier aqui outra vez, encontrará essa gente aprendendo cartilha.

RAMOS, G. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1991.

 

O fragmento do romance de Graciliano Ramos dialoga com o contexto da Primeira República no Brasil, ao focalizar o(a)

  • a) derrocada de práticas clientelistas.
  • b) declínio do antigo atraso socioeconômico.
  • c) liberalismo desapartado de favores do Estado.
  • d) fortalecimento de políticas públicas educacionais.
  • e) aliança entre a elite agrária e os dirigentes políticos.
#68830
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(1,0) 10 - 

Quebranto

 

às vezes sou o policial que me suspeito

me peço documentos

e mesmo de posse deles

me prendo e me dou porrada

às vezes sou o porteiro

não me deixando entrar em mim mesmo

a não ser

pela porta de serviço

[..]

às vezes faço questão de não me ver

e entupido com a visão deles

sinto-me a miséria concebida como um eterno

começo

fecho-me o cerco

sendo o gesto que me nego

a pinga que me bebo e me embebedo

o dedo que me aponto

e denuncio

o ponto em que me entrego.

às vezes!...

CUTI. Negroesia. Belo Horizonte: Mazza, 2007 (fragmento).

 

Na literatura de temática negra produzida no Brasil, é recorrente a presença de elementos que traduzem experiências históricas de preconceito e violência. No poema, essa vivência revela que o eu lírico

  • a) incorpora seletivamente o discurso do seu opressor.
  • b) submete-se à discriminação como meio de fortalecimento.
  • c) engaja-se na denúncia do passado de opressão e injustiças.
  • d) sofre uma perda de identidade e de noção de pertencimento.
  • e) acredita esporadicamente na utopia de uma sociedade igualitária.
#68835
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(1,0) 11 - 

Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou. Como todos os outros. O quinto. A gente já estava junto há mais de um ano. Parecia que dessa vez seria para sempre. Mas não: ele desapareceu de repente, sem deixar rastro. Quando me dei conta, fiquei horas ligando sem parar - mas só chamava, chamava, e ninguém atendia. E então fiz o que precisava serfeito: bloqueei a linha.

A verdade é que nenhum telefone celular me suporta. Já tentei de todas as marcas e operadoras, apenas para descobrir que eles são todos iguais: na primeira oportunidade, dão no pé. Esse último aproveitou que eu estava distraído e não desceu do táxi junto comigo. Ou será que ele já tinha pulado do meu bolso no momento em que eu embarcava no táxi? Tomara que sim. Depois de fazer o que me fez, quero mais é que ele tenha ido parar na sarjeta. [...] Se ainda fossem embora do jeito que chegaram, tudo bem. [...] Mas já sei o que vou fazer. No caminho da loja de celulares, vou passar numa papelaria. Pensando bem, nenhuma das minhas agendinhas de papel jamais me abandonou.

FREIRE, R. Começar de novo. O Estado de S. Paulo, 24 nov. 2006

 

Nesse fragmento, a fim de atrair a atenção do leitor e de estabelecer um fio condutor de sentido, o autor utiliza-se de 

  • a) primeira pessoa do singular para imprimir subjetividade ao relato de mais uma desilusão amorosa.
  • b) ironia para tratar da relação com os celulares na era de produtos altamente descartáveis.
  • c) frases feitas na apresentação de situações amorosas estereotipadas para construir a ambientação do texto.
  • d) quebra de expectativa como estratégia argumentativa para ocultar informações.
  • e) verbos no tempo pretérito para enfatizar uma aproximação com os fatos abordados ao longo do texto.
#68839
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(1,0) 12 - 

Vó Clarissa deixou cair os talheres no prato, fazendo a porcelana estalar. Joaquim, meu primo, continuava com o queixo suspenso, batendo com o garfo nos lábios, esperando a resposta. Beatriz ecoou a palavra como pergunta, “o que é lésbica?”. Eu fiquei muda. Joaquim sabia sobre mim e me entregaria para a vó e, mais tarde, para toda a família. Senti um calor letal subir pelo meu pescoço e me doer atrás das orelhas. Previ a cena: vó, a senhora é lésbica? Porque a Joana é. A vergonha estava na minha cara e me denunciava antes mesmo da delação. Apertei os olhos e contraí o peito, esperando o tiro. [...]

[...] Pensei na naturalidade com que Taís e eu levávamos a nossa história. Pensei na minha insegurança de contar isso à minha família, pensei em todos os colegas e professores que já sabiam, fechei os olhos e vi a boca da minha vó e a boca da tia Carolina se tocando, apesar de todos os impedimentos. Eu quis saber mais, eu quis saber tudo, mas não consegui perguntar.

POLESSO, N. B. Vó, a senhora é lésbica? Amora. Porto Alegre: Não Editora, 2015 (fragmento).

 

A situação narrada revela uma tensão fundamentada na perspectiva do

  • a) conflito com os interesses de poder.
  • b) silêncio em nome do equilíbrio familiar.
  • c) medo instaurado pelas ameaças de punição.
  • d) choque imposto pela distância entre as gerações.
  • e) apego aos protocolos de conduta segundo os gêneros.
#68840
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(1,0) 13 - 

Ó Pátria amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo

O lábaro que ostentas estrelado,

E diga o verde-louro dessa flâmula

— “Paz no futuro e glória no passado.”

Mas, se ergues da justiça a clava forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada, Brasil!

Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada. Música: Francisco Manuel da Silva (fragmento).

 

O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a)

  • a) reverência de um povo a seu país.
  • b) gênero solene de característica protocolar.
  • c) canção concebida sem interferência da oralidade.
  • d) escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa.
  • e) artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.
#68841
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(1,0) 14 - 

Encontrando base em argumentos supostamente científicos, o mito do sexo frágil contribuiu historicamente para controlar as práticas corporais desempenhadas pelas mulheres. Na história do Brasil, exatamente na transição entre os séculos XIX e XX, destacam-se os esforços para impedir a participação da mulher no campo das práticas esportivas. As desconfianças em relação à presença da mulher no esporte estiveram culturalmente associadas ao medo de masculinizar o corpo feminino pelo esforço físico intenso. Em relação ao futebol feminino, o mito do sexo frágil atuou como obstáculo ao consolidar a crença de que o esforço físico seria inapropriado para proteger a feminilidade da mulher “normal”. Tal mito sustentou um forte movimento contrário à aceitação do futebol como prática esportiva feminina. Leis e propagandas buscaram desacreditar o futebol, considerando-o inadequado à delicadeza. Na verdade, as mulheres eram consideradas incapazes de se adequar às múltiplas dificuldades do “esporte-rei”.

TEIXEIRA, F L. S.; CAMINHA, I. O. Preconceito no futebol feminino: uma revisão sistemática. Movimento, Porto Alegre, n. 1,2013 (adaptado).

 

No contexto apresentado, a relação entre a prática do futebol e as mulheres é caracterizada por um

  • a) argumento biológico para justificar desigualdades históricas e sociais.
  • b) discurso midiático que atua historicamente na desconstrução do mito do sexo frágil.
  • c) apelo para a preservação do futebol como uma modalidade praticada apenas pelos homens.
  • d) olhar feminista que qualifica o futebol como uma atividade masculinizante para as mulheres.
  • e) receio de que sua inserção subverta o “esporte-rei” ao demonstrarem suas capacidades de jogo.
#68842
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(1,0) 15 - 

No Segundo Congresso internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Roucière-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra”.

SAID, E. Cultura e política. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

 

No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a)

  • a) preservação cultural dos territórios ocupados.
  • b) formação humanitária da sociedade europeia.
  • c) catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas.
  • d) desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas.
  • e) consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico.