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Simulado ENEM | Matemática | ENEM

Simulado ENEM | Matemática

SIMULADO ENEM | MATEMÁTICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matemática que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matemática contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#85296
Banca
INEP
Matéria
Matemática
Concurso
ENEM
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difícil

(1,0) 1 - 

A logomarca de uma empresa de computação é um quadrado, AEFG, com partes pintadas como mostra a figura. Sabe-se que todos os ângulos agudos presentes na figura medem 45° e que AB = BC = CD = DE. A fim de divulgar a marca entre os empregados, a gerência decidiu que fossem pintadas logomarcas de diversos tamanhos nas portas, paredes e fachada da empresa. Pintadas as partes cinza de todas as logomarcas, sem desperdício e sem sobras, já foram gastos R$ 320,00.

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 01

O preço das tintas cinza, preta e branca é o mesmo.

 

Considerando que não haja desperdício e sobras, o custo para pintar as partes pretas e o custo para pintar as partes brancas serão, respectivamente,

  • a) R$ 320,00 e R$ 640,00
  • b) R$ 640,00 e R$ 960,00.
  • c) R$ 960,00 e R$ 1 280,00.
  • d) R$ 1 280,00 e R$ 2 240,00.
  • e) R$ 2 240,00 e R$ 2 560,00.
#85303
Banca
INEP
Matéria
Matemática
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ENEM
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(1,0) 2 - 

Um fabricante de bebidas, numa jogada de marketing, quer lançar no mercado novas embalagens de latas de alumínio para os seus refrigerantes. As atuais latas de 350 mL devem ser substituídas por uma nova embalagem com metade desse volume, conforme mostra a figura:

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 02

De acordo com os dados anteriores, qual a relação entre o raio r’ da embalagem de 175 mL e o raio r da embalagem de 350 mL?

  • a) r' = √r
  • b) r' = r/2
  • c) r' = r
  • d) r' = 2 r
  • e) r' = ∛2
#85308
Banca
INEP
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Matemática
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(1,0) 3 - 

O cometa Halley orbita o Sol numa trajetória elíptica periódica. Ele foi observado da Terra nos anos de 1836 e 1911. Sua última aparição foi em 1986 e sua próxima aparição será em 2061.

 

Qual é o ano da segunda aparição do cometa anterior ao ano de 2012?

  • a) 1836
  • b) 1862
  • c) 1911
  • d) 1937
  • e) 1986
#85309
Banca
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Concurso
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(1,0) 4 - 

O cometa Halley orbita o Sol numa trajetória elíptica periódica. Ele foi observado da Terra nos anos de 1836 e 1911. Sua última aparição foi em 1986 e sua próxima aparição será em 2061.

 

Qual é o ano da segunda aparição do cometa anterior ao ano de 2012?

  • a) 1836
  • b) 1862
  • c) 1911
  • d) 1937
  • e) 1986
#85315
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(1,0) 5 - 

A Secretaria de Saúde de um município avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola municipal, uma bicicleta, que deve ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua casa e a escola. Na fase de implantação do programa, o aluno que morava mais distante da escola realizou sempre o mesmo trajeto, representado na figura, na escala 1 : 25 000, por urri período de cinco dias.

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 05

Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase de implantaçao do programa?

  • a) 4
  • b) 8
  • c) 16
  • d) 20
  • e) 40
#85316
Banca
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(1,0) 6 - 

O dono de um sítio pretende colocar uma haste de sustentação para melhor firmar dois postes de comprimentos iguais a 6 m e 4 m. A figura representa a situação real na qual os postes são descritos pelos segmentos AC e BD e a haste é representada pelo segmento EF, todos perpendiculares ao solo, que é indicado pelo segmento de reta AB. Os segmentos AD e BC representam cabos de aço que serão instalados.

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 06

Qual deve ser o valor do comprimento da haste EF ?

  • a) 1 m
  • b) 2 m
  • c) 2,4 m
  • d) 3 m
  • e) 2v6 m
#85317
Banca
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(1,0) 7 - 

A figura apresenta dois mapas, em que o estado do Rio de Janeiro é visto em diferentes escalas.

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 07

Há interesse em estimar o número de vezes que for ampliada a área correspondente a esse estado no mapa do Brasil.

Esse número é

  • a) menor que 10.
  • b) maior que 10 e menor que 20.
  • c) maior que 20 e menor que 30.
  • d) maior que 30 e menor que 40.
  • e) maior que 40.
#85320
Banca
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(1,0) 8 - 

O cicio de atividade magnética do Sol tem um período de 11 anos. O início do primeiro ciclo registrado se deu no começo de 1755 e se estendeu até o final de 1765. Desde então, todos os ciclos de atividade magnética do Sol têm sido registrados.
Disponível em: ht tp://g1.globo.com. Acesso em: 2 7 fev. 2013- 
No ano de 2101, o Sol estará no ciclo de atividade magnética de número

  • a) 32.
  • b) 34.
  • c) 33.
  • d) 35.
  • e) 31.
#85321
Banca
INEP
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(1,0) 9 - 

Uma fábrica de fórmicas produz placas quadradas de lados de medida igual a y centímetros. Essas placas são vendidas em caixas com N unidades e, na caixa, é especificada a área máxima S que pode ser coberta pelas N placas.
Devido a urna demanda do mercado por placas maiores, a fábrica triplicou a medida dos lados de suas placas e conseguiu reuni-las em uma nova caixa, de tal forma que a área coberta S não fosse alterada.

A quantidade X, de placas do novo modelo, em cada nova caixa será igual a:

  • a) N/9
  • b) N/6
  • c) N/3
  • d) 3N
  • e) 9N
#85327
Banca
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(1,0) 10 - 

Durante uma aula de Matemática, o professor sugere aos alunos que seja fixado um sistema de coordenadas cartesianas (x, y) e representa na lousa a descrição de cinco conjuntos algébricos, I, II, III, IV e V, como se segue: 

I — é a circunferência de equação x2 + y2 = 9;
II — é a parábola de equação y = - x2 - 1, com x variando de -1 a 1;
III — é o quadrado formado pelos vértices ( -2, 1 ), ( - 1 , 1 ), ( - 1 , 2) e ( - 2, 2);
IV — é o quadrado formado pelos vértices (1, 1), (2, 1), (2, 2) e (1, 2);
V — é o ponto (0, 0).

A seguir, o professor representa corretamente os cinco conjuntos sobre uma mesma malha quadriculada, composta de quadrados com lados medindo uma unidade de comprimento, cada, obtendo uma figura. Qual destas figuras foi desenhada pelo professor?

  • a) Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 10 A
  • b) Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 10 B
  • c) Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 10 C
  • d) Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 10 D
  • e) Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 10 E
#85334
Banca
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(1,0) 11 - 

Um professor, ao fazer uma atividade de origami (dobraduras) com seus alunos, pede para que estes dobrem um pedaço de papel em forma triangular, como na figura a seguir, de modo que M e N sejam pontos médios respectivamente de AB e AC, e D, ponto do lado BC, indica a nova posição do vértice A do triângulo ABC.

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 11

Se ABC é um triângulo qualquer, após a construção, são exemplos de triângulos isósceles os triângulos

  • a) CMA e CMB.
  • b) CAD e ADB.
  • c) NAM e NDM.
  • d) CND e DMB.
  • e) CND e NDM.
#85340
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(1,0) 12 - 

Nas empresas em geral, são utilizados dois tipos de copos plásticos descartáveis, ambos com a forma de troncos de cones circulares retos:

 

• copos pequenos, para a ingestão de café: raios das bases iguais a 2,4 cm e 1,8 cm e altura igual a 3,6 cm;

• copos grandes, para a ingestão de água: raios das bases iguais a 3,6 cm e 2,4 cm e altura igual a 8,0 cm.

 

Uma dessas empresas resolve substituir os dois modelos de copos descartáveis, fornecendo para cada um de seus funcionários canecas com a forma de um cilindro circular reto de altura igual a 6 cm e raio da base de comprimento igual a y centímetros. Tais canecas serão usadas tanto para beber café como para beber água.

Sabe-se que o volume de um tronco de cone circular reto, cujos raios das bases são respectivamente iguais a R e r e a altura é h, é dado pela expressão:

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 12

O raio y da base dessas canecas deve ser tal que y2 seja, no mínimo, igual a

  • a) 2,664 cm.
  • b) 7,412 cm.
  • c) 12,160 cm.
  • d) 14,824 cm.
  • e) 19,840 cm.
#85343
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(1,0) 13 - 

Acidentes banais como escorregões, quedas e tropeços se tornaram a segunda maior causa de morte na humanidade. A tabela a seguir mostra alguns tipos de acidentes e sua incidência, em milhares, no ano de 2009, nos EUA.

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 13

Considerando os dados apresentados, a média de machucados em 2009, em milhares, nos EUA, foi igual a

  • a) 200.
  • b) 268.
  • c) 290.
  • d) 300.
  • e) 300.
#85344
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(1,0) 14 - 

Uma mãe recorreu à bula para verificar a dosagem de um remédio que precisava dar a seu filho. Na bula, recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2 kg de massa corporal a cada 8 horas. 

Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a seu filho a cada 8 horas, então a massa corporal dele é de

  • a) 12 kg.
  • b) 16 kg.
  • c) 24 kg.
  • d) 36 kg.
  • e) 75 kg.
#85345
Banca
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Matemática
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(1,0) 15 - 

Um laboratório realiza exames em que é possível observar a taxa de glicose de uma pessoa. Os resultados são analisados de acordo com o quadro a seguir.

Simulado ENEM 6217  MATEMATICA QUESTAO 15

Um paciente fez um exame de glicose nesse laboratório e comprovou que estava com hiperglicemia. Sua taxa de glicose era de 300 mg/dL. Seu médico prescreveu um tratamento em duas etapas. Na primeira etapa ele conseguiu reduzir sua taxa em 30% e na segunda etapa em 10%. 
Ao calcular sua taxa de glicose após as duas reduções, o paciente verificou que estava na categoria de

  • a) hipoglicemia.
  • b) normal.
  • c) pré-diabetes.
  • d) diabetes melito.
  • e) hiperglicemia.