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Simulado ENEM | LITERATURA | ENEM

Simulado ENEM | LITERATURA

SIMULADO ENEM | LITERATURA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo LITERATURA que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | LITERATURA contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#90076
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(1,0) 1 - 

Antiode

Poesia, não será esse

o sentido em que

ainda te escrevo:

flor! (Te escrevo:

flor! Não uma

flor, nem aquela

flor-virtude — em

disfarçados urinóis).

Flor é a palavra

flor; verso inscrito

no verso, como as

manhãs no tempo.

Flor é o salto

da ave para o voo:

o salto fora do sono

quando seu tecido

se rompe; é uma explosão

posta a funcionar,

como uma máquina,

uma jarra de flores.

MELO NETO, J. C. Psicologia da composição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento)

A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética de

  • a) a perseguição aos Templários.
  • b) a superstição na sexta-feira 13.
  • c) as torturas dos inquisidores.
  • d) a crucificação de Jesus.
  • e) a última ceia de Jesus.
#90077
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(1,0) 2 - 

O mulato 

Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir. Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias. — Mulato! Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue. 
AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996 (fragmento) 
O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista, pois

  • a) relaciona a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça.
  • b) apresenta os homens e as mulheres melhores do que eram no século XIX.
  • c) mostra a pouca cultura feminina e a distribuição de saberes entre homens e mulheres.
  • d) ilustra os diferentes modos que um indivíduo tinha de ascender socialmente.
  • e) critica a educação oferecida às mulheres e os maus-tratos dispensados aos negros.
#90078
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(1,0) 3 - 

Sermão da Sexagésima 

Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir. 
VIEIRA, A. Sermões Escolhidos, v. 2. São Paulo: Edameris, 1965 
No Sermão da sexagésima, padre Antônio Vieira questiona a eficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivas interrogações, as quais têm por objetivo principal

  • a) provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão.
  • b) conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados nas pregações.
  • c) apresentar questionamentos para os quais a Igreja não possui respostas.
  • d) inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia das pregações.
  • e) questionar a importância das pregações feitas pela Igreja durante os sermões.
#90079
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(1,0) 4 - 

Quando Deus redimiu da tirania 
Da mão do Faraó endurecido 
O Povo Hebreu amado, e esclarecido, 
Páscoa ficou da redenção o dia.

Páscoa de flores, dia de alegria 
Àquele Povo foi tão afligido 
O dia, em que por Deus foi redimido; 
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

Pois mandado pela alta Majestade 
Nos remiu de tão triste cativeiro, 
Nos livrou de tão vil calamidade.

Quem pode ser senão um verdadeiro 
Deus, que veio estirpar desta cidade 
O Faraó do povo brasileiro.

DAMASCENO, D.(Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por

  • a) visão cética sobre as relações sociais.
  • b) preocupação com a identidade brasileira.
  • c) crítica velada à forma de governo vigente.
  • d) reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
  • e) questionamento das práticas pagãs na Bahia.
#90080
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(1,0) 5 - 

SIMULADO 6459 ESPANHOL QUESTAO 05

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

  • a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
  • b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
  • c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
  • d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
  • e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
#90081
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(1,0) 6 - 

SIMULADO 6459 ESPANHOL QUESTAO 06

A obra de Rubem Valentim apresenta emblemas que, baseando-se em signos de religiões afro-brasileiras, se transformam em produção artística. A obra Emblema 78relaciona-se com o Modernismo em virtude da

  • a) simplificação de formas da paisagem brasileira.
  • b) valorização de símbolos do processo de urbanização.
  • c) fusão de elementos da cultura brasileira com a arte europeia.
  • d) alusão aos símbolos cívicos presentes na bandeira nacional.
  • e) composição simétrica de elementos relativos à miscigenação racial.
#90082
Banca
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(1,0) 7 - 

O farrista

 

Quando o almirante Cabral

Pôs as patas no Brasil

O anjo da guarda dos índios

Estava passeando em Paris.

Quando ele voltou de viagem

O holandês já está aqui.

O anjo respira alegre:

“Não faz mal, isto é boa gente,

Vou arejar outra vez.”

O anjo transpôs a barra,

Diz adeus a Pernambuco,

Faz barulho, vuco-vuco,

Tal e qual o zepelim

Mas deu um vento no anjo,

Ele perdeu a memória...

E não voltou nunca mais.

MENDES, M. História do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

 

A obra de Murilo Mendes situa-se na fase inicial do Modernismo, cujas propostas estéticas transparecem, no poema, por um eu lírico que

  • a) configura um ideal de nacionalidade pela integração regional.
  • b) remonta ao colonialismo assente sob um viés iconoclasta;
  • c) repercute as manifestações do sincretismo religioso.
  • d) descreve a gênese da formação do povo brasileiro.
  • e) promove inovações no repertório linguístico.
#90083
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(1,0) 8 - 

Estas palavras ecoavam docemente pelos atentos ouvidos de Guaraciaba, e lhe ressoavam n’alma como um hino celestial. Ela sentia-se ao mesmo tempo enternecida e ufana por ouvir aquele altivo e indómito guerreiro pronunciar a seus pés palavras do mais submisso e mavioso amor, e respondeu-lhe cheia de emoção: — Itajiba, tuas falas são mais doces para minha alma que os favos da jataí, ou o suco delicioso do abacaxi. Elas fazem-me palpitar o coração como a flor que estremece ao bafejo perfumado das brisas da manhã. Tu me amas, bem o sei, e o amor que te consagro também não é para ti nenhum segredo, embora meus lábios não o tenham revelado. A flor, mesmo nas trevas, se trai pelo seu perfume; a fonte do deserto, escondida entre os rochedos, se revela por seu murmúrio ao caminhante sequioso. Desde os primeiros momentos tu viste meu coração abrir-se para ti, como a flor do manacá aos primeiros raios do sol.

GUIMARÃES, B. O ermitão de Muquém. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.

 

O texto de Bernardo Guimarães é representativo da estética romântica. Entre as marcas textuais que evidenciam a filiação a esse movimento literário está em destaque a

  • a) referência a elementos da natureza local.
  • b) exaltação de Itajiba como nobre guerreiro.
  • c) cumplicidade entre o narrador e a paisagem.
  • d) representação idealizada do cenário descrito.
  • e) expressão da desilusão amorosa de Guaraciaba.
#90084
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(1,0) 9 - 

Do amor à pátria

São doces os caminhos que levam de volta à pátria. Não à pátria amada de verdes mares bravios, a mirar em berço esplêndido o esplendor do Cruzeiro do Sul; mas a uma outra mais íntima, pacífica e habitual — uma cuja terra se comeu em criança, uma onde se foi menino ansioso por crescer, uma onde se cresceu em sofrimentos e esperanças plantando canções, amores e filhos ao sabor das estações.

MORAES, V. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.

O nacionalismo constitui tema recorrente na literatura romântica e na modernista. No trecho, a representação da pátria ganha contornos peculiares porque

  • a) o amor àquilo que a pátria oferece é grandioso e eloquente.
  • b) os elementos valorizados são intimistas e de dimensão subjetiva.
  • c) o olhar sobre a pátria é ingênuo e comprometido pela inércia.
  • d) o patriotismo literário tradicional é subvertido e motivo de ironia.
  • e) a natureza é determinante na percepção do valor da pátria.
#90085
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(1,0) 10 - 

PINHÃO sai ao mesmo tempo que BENONA entra.

BENONA: Eurico, Eudoro Vicente está lá fora e quer falar com você.

EURICÃO: Benona, minha irmã, eu sei que ele está lá fora, mas não quero falar com ele.

BENONA: Mas Eurico, nós lhe devemos certas atenções.

EURICÃO: Você, que foi noiva dele. Eu, não!

BENONA: Isso são coisas passadas.

EURICÃO: Passadas para você, mas o prejuízo foi meu. Esperava que Eudoro, com todo aquele dinheiro, se tornasse meu cunhado. Era uma boca a menos e um patrimônio a mais. E o peste me traiu. Agora, parece que ouviu dizer que eu tenho um tesouro. E vem louco atrás dele, sedento, atacado de verdadeira hidrofobia. Vive farejando ouro, como um cachorro da molest'a, como um urubu, atrás do sangue dos outros. Mas ele está enganado. Santo Antônio há de proteger minha pobreza e minha devoção.

SUASSUNA, A. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013 (fragmento).

Nesse texto teatral, o emprego das expressões “o peste” e “cachorro da molesta” contribui para 

  • a) marcar a classe social das personagens.
  • b) caracterizar usos linguísticos de uma região.
  • c) enfatizar a relação familiar entre as personagens.
  • d) sinalizar a influência do gênero nas escolhas vocabulares.
  • e) demonstrar o tom autoritário da fala de uma das personagens.
#90086
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(1,0) 11 - 

SIMULADO 6459 ESPANHOL QUESTAO 11

As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à

  • a) preservação da proporção.
  • b) idealização do movimento.
  • c) estruturação assimétrica.
  • d) sintetização das formas.
  • e) valorização estética.
#90087
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(1,0) 12 - 

Mãos dadas 
Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. 
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história. Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela. Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida. Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins. 
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente. 
ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012 
Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico

  • a) considera que em sua época o mais importante é a independência dos indivíduos.
  • b) desvaloriza a importância dos planos pessoais na vida em sociedade.
  • c) reconhece a tendência à autodestruição em uma sociedade oprimida.
  • d) escolhe a realidade social e seu alcance individual como matéria poética.
  • e) critica o individualismo comum aos românticos e aos excêntricos.
#90088
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(1,0) 13 - 

Cena

 

O canivete voou

E o negro comprado na cadeia

Estatelou de costas

E bateu coa cabeça na pedra

 

ANDRADE, O. Pau-brasil. São Paulo: Globo, 2001.

 

O Modernismo representou uma ruptura com os padrões formais e temáticos até então vigentes na literatura brasileira. Seguindo esses aspectos, o que caracteriza o poema Cena como modernista é o(a)

  • a) construção linguística por meio de neologismo.
  • b) estabelecimento de um campo semântico inusitado.
  • c) configuração de um sentimentalismo conciso e irônico.
  • d) subversão de lugares-comuns tradicionais.
  • e) uso da técnica de montagem de imagens justapostas.
#90089
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(1,0) 14 - 

Abrimos o Brasil a todo o mundo: mas queremos que o Brasil seja Brasil! Queremos conservar a nossa raça, a nossa história, e, principalmente, a nossa língua, que é toda a nossa vida, o nosso sangue, a nossa alma, a nossa religião. 
BILAC, O. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1927 
Nesse trecho, Olavo Bilac manifesta seu engajamento na constituição da identidade nacional e linguística, ressaltando a

  • a) transformação da cultura brasileira.
  • b) religiosidade do povo brasileiro.
  • c) abertura do Brasil para a democracia.
  • d) importância comercial do Brasil.
  • e) autorreferência do povo como brasileiro.
#90090
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(1,0) 15 - 

Soneto 
Oh! Páginas da vida que eu amava, Rompei-vos! nunca mais! tão desgraçado!... Ardei, lembranças doces do passado! Quero rir-me de tudo que eu amava! 
E que doido que eu fui! como eu pensava Em mãe, amor de irmã! em sossegado Adormecer na vida acalentado Pelos lábios que eu tímido beijava! 
Embora — é meu destino. Em treva densa Dentro do peito a existência finda Pressinto a morte na fatal doença! 
A mim a solidão da noite infinda! Possa dormir o trovador sem crença. Perdoa minha mãe — eu te amo ainda! 
AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996 
A produção de Álvares de Azevedo situa-se na década de 1850, período conhecido na literatura brasileira como Ultrarromantismo. Nesse poema, a força expressiva da exacerbação romântica identifica-se com o(a)

  • a) amor materno, que surge como possibilidade de salvação para o eu lírico.
  • b) saudosismo da infância, indicado pela menção às figuras da mãe e da irmã.
  • c) construção de versos irônicos e sarcásticos, apenas com aparência melancólica.
  • d) presença do tédio sentido pelo eu lírico, indicado pelo seu desejo de dormir.
  • e) fixação do eu lírico pela ideia da morte, o que o leva a sentir um tormento constante.