Processando...

Simulado ENEM | HISTÓRIA | ENEM

Simulado ENEM | HISTÓRIA

SIMULADO ENEM | HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo HISTÓRIA que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | HISTÓRIA contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#83843
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Simulado ENEM 6144  GEOGRAFIA  QUESTAO 01 No contexto histórico da crise da Primeira República, verifica-se uma divisão no movimento tenentista. A atuação dos integrantes do movimento liderados por Juarez Távola, os chamados "liberais" nos anos 1930, deve ser entendida como

  • a) a aliança com os cafeicultores paulistas em defesa de novas eleições.
  • b) o retorno aos quartéis diante da desilusão política com a "Revolução de 30".
  • c) o compromisso político-institucional com o governo provisório de Vargas.
  • d) a adesão ao socialismo, reforçada pelo exemplo do ex-tenente Luís Carlos Prestes.
  • e) o apoio ao governo provisório em defesa da descentralização do poder político.
#83844
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram- se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados. 

No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa

  • a) Foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.
  • b) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.
  • c) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.
  • d) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.
  • e) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.
#83845
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O abolicionista Joaquim Nabuco fez um resumo dos fatores que levaram à abolição da escravatura com as seguintes palavras: “Cinco ações ou concursos diferentes cooperaram para o resultado final: 1.º) o espírito daqueles que criavam a opinião pela idéia, pela palavra, pelo sentimento, e que a faziam valer por meio do Parlamento, dos meetings [reuniões públicas], da imprensa, do ensino superior, do púlpito, dos tribunais; 2.º) a ação coercitiva dos que se propunham a destruir materialmente o formidável aparelho da escravidão, arrebatando os escravos ao poder dos senhores; 3.º) a ação complementar dos próprios proprietários, que, à medida que o movimento se precipitava, iam libertando em massa as suas ‘fábricas’; 4.º) a ação política dos estadistas, representando as concessões do governo; 5.º) a ação da família imperial.” 

Joaquim Nabuco. Minha formação. São Paulo: Martin Claret, 2005, p. 144 (com adaptações). 

Nesse texto, Joaquim Nabuco afirma que a abolição da escravatura foi o resultado de uma luta 

  • a) de idéias, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que libertavam seus escravos, de estadistas e da ação da família imperial.
  • b) de classes, associada a ações contra a organização escravista, que foi seguida pela ajuda de proprietários que substituíam os escravos por assalariados, o que provocou a adesão de estadistas e, posteriormente, ações republicanas.
  • c) partidária, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que mudavam seu foco de investimento e da ação da família imperial.
  • d) política, associada a ações contra a organização escravista, sabotada por proprietários que buscavam manter o escravismo, por estadistas e pela ação republicana contra a realeza.
  • e) religiosa, associada a ações contra a organização escravista, que fora apoiada por proprietários que haviam substituído os seus escravos por imigrantes, o que resultou na adesão de estadistas republicanos na luta contra a realeza.
#83846
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa. 
O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada, já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão-de-obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada. 

Globo Rural, jun./2007, p.18 (com adaptações). 

A situação descrita acima retrata 

  • a) o fortalecimento de atividades produtivas tradicionais em Bangladesh em decorrência dos efeitos do aquecimento global.
  • b) a introdução de uma nova atividade produtiva que amplia a oferta de emprego.
  • c) a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região.
  • d) o dano ambiental provocado pela exploração mais intensa dos recursos naturais da região a partir do cultivo do camarão.
  • e) a busca de investimentos mais rentáveis para Bangladesh crescer economicamente e competir no mercado internacional de grãos.
#83847
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

São Paulo, 18 de agosto de 1929. 

Carlos [Drummond de Andrade], 

Achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas – João Pessoa. É. Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (...). 
Eu... eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas mineiros, gaúchos, paraibanos (...), com democráticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável. 

Mário [de Andrade] 

Renato Lemos. Bem traçadas linhas: a história do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305. 

Acerca da crise política ocorrida em fins da Primeira República, a carta do paulista Mário de Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela

  • a) a simpatia de Drummond pela candidatura Vargas e o desencanto de Mário de Andrade com as composições políticas sustentadas por Vargas.
  • b) a veneração de Drummond e Mário de Andrade ao gaúcho Getúlio Vargas, que se aliou à oligarquia cafeeira de São Paulo.
  • c) a concordância entre Mário de Andrade e Drummond quanto ao caráter inovador de Vargas, que fez uma ampla aliança para derrotar a oligarquia mineira.
  • d) a discordância entre Mário de Andrade e Drummond sobre a importância da aliança entre Vargas e o paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais.
  • e) o otimismo de Mário de Andrade em relação a Getúlio Vargas, que se recusara a fazer alianças políticas para vencer as eleições.
#83848
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Simulado ENEM 6144  GEOGRAFIA  QUESTAO 06

Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre amarela. Santos. — É aqui! Buenos Aires é aqui! — Tinham trocado o rótulo das bagagens, desciam em fila. Faziam suas necessidades nos trens dos animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. — Buenos Aires é aqui! — Amontoados com trouxas, sanfonas e baús, num carro de bois, que pretos guiavam através do mato por estradas esburacadas, chegavam uma tarde nas senzalas donde acabava de sair o braço escravo. Formavam militarmente nas madrugadas do terreiro homens e mulheres, ante feitores de espingarda ao ombro. 

Oswald de Andrade. Marco Zero II – Chão. Rio de Janeiro: Globo, 1991. 

Levando-se em consideração o texto de Oswald de Andrade e a pintura de Antonio Rocco reproduzida acima, relativos à imigração européia para o Brasil, é correto afirmar que

  • a) a visão da imigração presente na pintura é trágica e, no texto, otimista.
  • b) a pintura confirma a visão do texto quanto à imigração de argentinos para o Brasil.
  • c) os dois autores retratam dificuldades dos imigrantes na chegada ao Brasil.
  • d) Antonio Rocco retrata de forma otimista a imigração, destacando o pioneirismo do imigrante.
  • e) Oswald de Andrade mostra que a condição de vida do imigrante era melhor que a dos ex- escravos.
#83849
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Simulado ENEM 6144  GEOGRAFIA  QUESTAO 07

As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte idéia:

  • a) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.
  • b) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.
  • c) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas.
  • d) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.
  • e) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.
#83850
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

No gráfico abaixo, mostra-se como variou o valor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de 2005. Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$ 2,40. 

Simulado ENEM 6144  GEOGRAFIA  QUESTAO 08

Durante esse período, a época em que o real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar foi no

  • a) final de 2001.
  • b) final de 2002.
  • c) início de 2003.
  • d) final de 2004.
  • e) início de 2005.
#83851
Banca
INEP
Matéria
História Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Leia as características geográficas dos países Y

Simulado ENEM 6144  GEOGRAFIA  QUESTAO 09

A partir da análise dessas características é adequado priorizar as diferentes modalidades de transporte de carga, na seguinte ordem:

  • a) país X – rodoviário, ferroviário e aquaviário.
  • b) país Y – rodoviário, ferroviário e aquaviário.
  • c) país X – aquaviário, ferroviário e rodoviário.
  • d) país Y – rodoviário, aquaviário e ferroviário.
  • e) país X – ferroviário, aquaviário e rodoviário.