Processando...

Simulado ENEM | GEOGRAFIA | ENEM

Simulado ENEM | GEOGRAFIA

SIMULADO ENEM | GEOGRAFIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo GEOGRAFIA que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | GEOGRAFIA contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#83639
Banca
INEP
Matéria
Geografia Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

Simulado ENEM 6132  GEOGRAFIA  QUESTAO 16

Disponível em: http://img15.imageshack.us (adaptado). 
A maior frequência na ocorrência do fenômeno atmosférico apresentado na figura relaciona-se a

  • a) concentrações urbano-industriais.
  • b) episódios de queimadas florestais.
  • c) atividades de extrativismo vegetal.
  • d) índices de pobreza elevados.
  • e) climas quentes e muito úmidos.
#83641
Banca
INEP
Matéria
Geografia Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente. 
HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1977. 
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a “confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a "necessidade da mobilização permanente", trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que

  • a) a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
  • b) a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
  • c) a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários
  • d) o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
  • e) a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.
#83645
Banca
INEP
Matéria
Geografia Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Simulado ENEM 6132  GEOGRAFIA  QUESTAO 18

Disponível em: http://www4.fct.unesp.br. Acesso em: 20 abr. 2010. 
A interpretação do mapa indica que, entre 1990 e 2006, a expansão territorial da produção brasileira de soja ocorreu da região

  • a) Sul em direção às regiões Centro-Oeste e Nordeste.
  • b) Sudeste em direção às regiões Sul e Centro-Oeste.
  • c) Centro-Oeste em direção às regiões Sudeste e Nordeste.
  • d) Norte em direção às regiões Sul e Nordeste.
  • e) Nordeste em direção às regiões Norte e Centro-Oeste.
#83647
Banca
INEP
Matéria
Geografia Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos. 
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008. 
O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada

  • a) pela exigência de abastecimento das populações urbanas, que trabalham majoritariamente no setor primário da economia.
  • b) pela imposição de governos que criam políticas econômicas para o favorecimento do crédito agrícola.
  • c) pela incorporação homogênea dos agricultores às técnicas de modernização, sobretudo na relação latifúndio-minifúndio.
  • d) pela dinamização econômica desse setor e utilização de novas técnicas e equipamentos de produção pelos agricultores.
  • e) pelo acesso às novas tecnologias, o que fez com que áreas em altas latitudes, acima de 66°, passassem a ser grandes produtoras agrícolas.
#83648
Banca
INEP
Matéria
Geografia Geral
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear-lhe fogo? Seria, pois, injusto reprová-los por terem começado dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição. 
SAINT-HILAIRE, A. Viagem às nascentes do rio S. Francisco [1847]. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1975 (adaptado). 
No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses

  • a) evitaram emitir juízo de valor sobre a prática da queimada.
  • b) consideraram que a queimada era necessária em certas circunstâncias.
  • c) concordaram quanto à queimada ter sido uma prática agrícola insuficiente.
  • d) entenderam que a queimada era uma prática necessária no início do séc. XIX.
  • e) relacionaram a queimada ao descaso dos agricultores da época com a terra.