Processando...

Simulado ENEM de Filosofia para Aluno Enem | ENEM

Simulado ENEM de Filosofia para Aluno Enem

SIMULADO ENEM DE FILOSOFIA PARA ALUNO ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela INEP. Estas questões são de Filosofia, contendo os assuntos de Filosofia e a Grécia Antiga, A Metafísica de Aristóteles, Conceitos Filosóficos, Razão: Inata ou Adquirida, A Política , Maquiavel e O Príncipe, O Sujeito Moderno,A Experiência do Sagrado, Conceitos Filosóficos , Ontologia e a Natureza do ser, Em Busca da Verdade , Ética e Liberdade que foram extraídas dos Concurso anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado ENEM de Filosofia para Aluno Enem contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, A Metafísica de Aristóteles, Conceitos Filosóficos, Razão: Inata ou Adquirida, A Política , Maquiavel e O Príncipe, O Sujeito Moderno,A Experiência do Sagrado, Conceitos Filosóficos , Ontologia e a Natureza do ser, Em Busca da Verdade , Ética e Liberdade para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno Enem. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno Enem não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#125126
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.

VERNANT, J . P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado)


Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

  • a) Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos.
  • b) Transparência — acesso às informações governamentais.
  • c) Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
  • d) Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
  • e) Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.
#125127
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.

SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o(a)

    • a) dissolução do saber científico.
    • b) recuperação dos antigos juízos.
    • c) exaltação do pensamento clássico.
    • d) surgimento do conhecimento inabalável.
    • e) fortalecimento dos preconceitos religiosos.
    #125128
    Banca
    INEP
    Matéria
    Filosofia
    Concurso
    ENEM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    TEXTO I
    Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.
    DESCARTES, R Meditações concernentes à Primeira Filosofia.
    São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).


    TEXTO II
    É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida
    SíLVA. F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. Sâo Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

    A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se

    • a) retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade.
    • b) questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções.
    • c) investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos.
    • d) buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e uitrapassados,
    • e) encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados.
    #125129
    Banca
    INEP
    Matéria
    Filosofia
    Concurso
    ENEM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. Aética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado) O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como

    • a) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
    • b) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
    • c) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza
    • d) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
    • e) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.
    #125130
    Banca
    INEP
    Matéria
    Filosofia
    Concurso
    ENEM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    A lei não nasce da natureza, junto das fontes freqüentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

      • a) combater ações violentas na guerra entre as nações.
      • b) coagir e servir para refrear a agressividade humana.
      • c) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
      • d) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
      • e) organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.
      #125131
      Banca
      INEP
      Matéria
      Filosofia
      Concurso
      ENEM
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 6 - 

      O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2009. No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na

        • a) inércia do julgamento de crimes polêmicos.
        • b) bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
        • c) compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas.
        • d) neutralidade diante da condenação dos servos.
        • e) conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe.
        #125132
        Banca
        INEP
        Matéria
        Filosofia
        Concurso
        ENEM
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 7 - 

        A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V. M. A cidadania ativa.SâoPaulo:Ática, 1996. Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?

          • a) A distribuição equilibrada do poder.
          • b) O impedimento da participação popular.
          • c) O controle das decisões por uma minoria.
          • d) A valorização das opiniões mais competentes.
          • e) A sistematização dos processos decisórios.
          #125133
          Banca
          INEP
          Matéria
          Filosofia
          Concurso
          ENEM
          Tipo
          Múltipla escolha
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 8 - 

          Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
          SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

          O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

          • a) fé e misticismo
          • b) ciência e arte.
          • c) cultura e comércio.
          • d) política e economia.
          • e) astronomia e religião.
          #125134
          Banca
          INEP
          Matéria
          Filosofia
          Concurso
          ENEM
          Tipo
          Múltipla escolha
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 9 - 

          Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
          GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

          O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

            • a) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
            • b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.
            • c) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.
            • d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
            • e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.
            #125135
            Banca
            INEP
            Matéria
            Filosofia
            Concurso
            ENEM
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 10 - 

            O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.
            GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).

            O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento

            • a) defina seus proj etos a partir dos interesses coletivos.
            • b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
            • c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
            • d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
            • e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.
            #125136
            Banca
            INEP
            Matéria
            Filosofia
            Concurso
            ENEM
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 11 - 

            O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
            FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

            O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são

            • a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
            • b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
            • c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
            • d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
            • e) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente
            #125137
            Banca
            INEP
            Matéria
            Filosofia
            Concurso
            ENEM
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 12 - 

            A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

            K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade
            negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências
            . Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

            Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que

            • a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
            • b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
            • c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
            • d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.
            • e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
            #125138
            Banca
            INEP
            Matéria
            Filosofia
            Concurso
            ENEM
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 13 - 

            A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”

            Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. Th Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações

            O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que

              • a) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
              • b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
              • c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
              • d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
              • e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.
              #125139
              Banca
              INEP
              Matéria
              Filosofia
              Concurso
              ENEM
              Tipo
              Múltipla escolha
              Comentários
              Seja o primeiro a comentar
              fácil

              (1,0) 14 - 

              Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto.
              Essa regra pode ser entendida como

                • a) uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.
                • b) um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.
                • c) uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.
                • d) uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.
                • e) uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.
                #125140
                Banca
                INEP
                Matéria
                Filosofia
                Concurso
                ENEM
                Tipo
                Múltipla escolha
                Comentários
                Seja o primeiro a comentar
                fácil

                (1,0) 15 - 

                Os signos visuais, como meios de comunicação, são classificados em categorias de acordo com seus significados. A categoria denominada indício corresponde aos signos visuais que têm origem em formas ou situações naturais ou casuais, as quais, devido à ocorrência em circunstâncias idênticas, muitas vezes repetidas, indicam algo e adquirem significado. Por exemplo, nuvens negras indicam tempestade. Com base nesse conceito, escolha a opção que representa um signo da categoria dos indícios.

                • a)
                • b)
                • c)
                • d)
                • e)