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Simulado ENEM de Biologia para Aluno Enem | ENEM

Simulado ENEM de Biologia para Aluno Enem

SIMULADO ENEM DE BIOLOGIA PARA ALUNO ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela INEP. Estas questões são de Biologia, contendo os assuntos de Identidade dos seres vivos , Artrópodes, Hereditariedade e diversidade da vida, Hereditariedade e diversidade da vida, Ecologia e ciências ambientais , Biomas brasileiros, Identidade dos seres vivos , Sistema Digestório Humano, Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos , Protistas e algas , Introdução aos estudos das Plantas, Origem e evolução da vida , Evolução biológica, Moléculas, células e tecidos ,Uma visão geral da célula Identidade dos seres vivos , Sistema Respiratório Humano, Relações ecológicas, Hereditariedade e diversidade da vida, Problemas ambientais e medidas de conservação, A química da vida, Respiração celular e fermentação, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ciclos biogeoquímicos, Identidade dos seres vivos , Vírus e bactérias, Problemas ambientais e medidas de conservação, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática. que foram extraídas dos Concurso anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado ENEM de Biologia para Aluno Enem contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Biologia, Identidade dos seres vivos , Artrópodes, Hereditariedade e diversidade da vida, Hereditariedade e diversidade da vida, Ecologia e ciências ambientais , Biomas brasileiros, Identidade dos seres vivos , Sistema Digestório Humano, Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos , Protistas e algas , Introdução aos estudos das Plantas, Origem e evolução da vida , Evolução biológica, Moléculas, células e tecidos ,Uma visão geral da célula Identidade dos seres vivos , Sistema Respiratório Humano, Relações ecológicas, Hereditariedade e diversidade da vida, Problemas ambientais e medidas de conservação, A química da vida, Respiração celular e fermentação, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ciclos biogeoquímicos, Identidade dos seres vivos , Vírus e bactérias, Problemas ambientais e medidas de conservação, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática. para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno Enem. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno Enem não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#125026
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
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(1,0) 1 - 

As fêmeas do mosquito da dengue, Aedes aegypti, têm um olfato extremamente refinado. Além de identificar as coleções de águas para oviposição, elas são capazes de detectar de forma precisa e eficaz a presença humana pela interpretação de moléculas de odor eliminadas durante a sudorese. Após perceber o indivíduo, voam rapidamente em direção à fonte alimentar, iniciando o repasto sanguíneo durante o qual podem transmitir o vírus da dengue. Portanto, o olfato desempenha um papel importante para a sobrevivência dessa espécie.

GUIDOBALDI, F.; MAY-CONCHA, I. J.; GUERENSTEIN, P. G. Morphology and Physiology of the Olfactory System of Blood-Feeding Insects. Journal of Physiology-Paris, n. 2-3, abr.-jun. 2014 (adaptado).

Medidas que interferem na localização do hospedeiro pelo vetor por meio dessa modalidade sensorial incluem a

    • a) colocação de telas nas janelas.
    • b) eliminação de locais de oviposição.
    • c) instalação de borrifadores de água em locais abertos.
    • d) conscientização para a necessidade de banhos diários.
    • e) utilização de cremes ou pomadas com princípios ativos.
    #125027
    Banca
    INEP
    Matéria
    Biologia
    Concurso
    ENEM
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    (1,0) 2 - 

    Um herbicida de largo espectro foi desenvolvido para utilização em lavouras. Esse herbicida atua inibindo a atividade de uma enzima dos vegetais envolvida na biossíntese de aminoácidos essenciais. Atualmente ele é bastante utilizado em plantações de soja, podendo inclusive inibir a germinação ou o crescimento das plantas cultivadas.
    De que forma é desenvolvida a resistência da soja ao herbicida?

    • a) Expondo frequentemente uma espécie de soja a altas concentrações do herbicida, levando ao desenvolvimento de resistência.
    • b) Cultivando a soja com elevadas concentrações de aminoácidos, induzindo a formação de moléculas relacionadas à resistência.
    • c) Empregando raios X para estimular mutações em uma variedade de soja, produzindo a enzima-alvo resistente ao herbicida.
    • d) Introduzindo na soja um gene específico de outra espécie, possibilitando a produção da enzima de resistência ao herbicida.
    • e) Administrando a enzima-alvo nos fertilizantes utilizados na lavoura, promovendo sua absorção pela espécie cultivada.
    #125028
    Banca
    INEP
    Matéria
    Biologia
    Concurso
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    (1,0) 3 - 



    1. Coleta e cultivo in vitro das células do paciente; 2. Transdução com vetor carregando o gene terapêutico; 3. Seleção e expansão das células com gene terapêutico; 4. Reintrodução das células modificadas no paciente.
    Disponível em: www.repositorio.uniceub.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).


    A sequência de etapas indicadas na figura representa o processo conhecido como

      • a) mutação.
      • b) clonagem.
      • c) crossing-over.
      • d) terapia gênica.
      • e) transformação genética.
      #125029
      Banca
      INEP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
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      (1,0) 4 - 

      O mangue é composto por três tipos de árvores (Rhizophora mangle — mangue-bravo ou vermelho, Avicennia schaueriana — mangue-seriba, e Laguncularia racemosa — mangue-branco). Uma característica morfológica comum aos três tipos de árvores encontradas no mangue está relacionada à pouca disponibilidade de oxigênio encontrado em seu solo.
      ALVES, J. R. P. (Org.). Manguezais: educar para proteger. Rio de Janeiro: Femar; Semads, 2001 (adaptado).

      A característica morfológica de valor adaptativo referenciada no texto é a

      • a) ausência de frutos.
      • b) ausência de estômatos.
      • c) presença de folhas largas.
      • d) presença de raízes-escoras.
      • e) presença de pneumatóforos.
      #125030
      Banca
      INEP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      ENEM
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      (1,0) 5 - 

      Em uma atividade prática, um professor propôs o seguinte experimento:

      Materiais: copo plástico pequeno, leite e suco de limão.
      Procedimento: coloque leite até a metade do copo plástico e, em seguida, adicione lentamente 20 gotas de limão.

      Levando-se em consideração a faixa de pH do suco de limão, a composição biomolecular do leite e os resultados que os alunos observariam na realização do experimento, qual processo digestório estaria sendo simulado?

      • a) Ação da bile sobre as gorduras no duodeno.
      • b) Ação do suco pancreático sobre as gorduras.
      • c) Ação da saliva sobre os carboidratos na boca.
      • d) Ação do suco entérico sobre as proteínas no íleo.
      • e) Ação do suco gástrico sobre as proteínas no estômago.
      #125031
      Banca
      INEP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
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      (1,0) 6 - 

      Recentemente um grupo de biólogos descobriu um animal que vive em uma região extremamente árida no território brasileiro. Fizeram a coleta do sangue e da urina desse animal e observaram que sua urina apresenta uma concentração hipertônica em relação ao sangue.
      Que adaptação desse animal lhe permite viver na região citada?

      • a) Diminuição da transpiração.
      • b) Eliminação de fezes hidratadas.
      • c) Predominância de hábitos diurnos.
      • d) Eliminação de muita água na urina.
      • e) Excreção de amônia como produto nitrogenado.
      #125032
      Banca
      INEP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
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      (1,0) 7 - 

      As algas são uma opção sustentável na produção de biocombustível, pois possuem estrutura simples e se reproduzem mais rapidamente que os vegetais, além da grande capacidade de absorverem dióxido de carbono. Esses organismos não são constituídos por tecidos heterogêneos, entretanto, assim como os vegetais, possuem parede celular.
      Algas podem substituir metade do petróleo e inaugurar química verde (Agência Fapesp, 16/08/2010). Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).


      Para obtenção de biocombustível a partir de algas e vegetais, é necessário utilizar no processo a enzima

      • a) amilase.
      • b) maltase.
      • c) celulase.
      • d) fosfatase.
      • e) quitinase.
      #125033
      Banca
      INEP
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      Biologia
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      (1,0) 8 - 

      A principal explicação para a grande variedade de espécies na Amazônia é a teoria do refúgio. Nos últimos 100 000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca. Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios.
      Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015.

      O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a

      • a) anagênese.
      • b) coevolução.
      • c) evolução alopátrica.
      • d) evolução simpátrica.
      • e) convergência adaptativa.
      #125034
      Banca
      INEP
      Matéria
      Biologia
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      (1,0) 9 - 

      A ação de uma nova droga antitumoral sobre o citoesqueleto foi investigada. O pesquisador comparou o efeito da droga na velocidade de deslocamento celular e na integridade de filamentos do córtex celular e de flagelos, conforme apresentado na figura.

      O pesquisador concluiu que a droga age sobre os

      • a) microtúbulos apenas.
      • b) filamentos de actina apenas.
      • c) filamentos intermediários apenas.
      • d) filamentos de actina e microtúbulos.
      • e) filamentos de actina e filamentos intermediários.
      #125035
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      Biologia
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      (1,0) 10 - 

      Nanopartículas de sílica recobertas com antibióticos foram desenvolvidas com sucesso como material bactericida, pois são eficazes contra bactérias sensíveis e resistentes, sem citotoxicidade significativa a células de mamíferos. As nanopartículas livres de antibióticos também foram capazes de matar as bactérias E. coli sensíveis e resistentes ao antibiótico estudado. Os autores sugerem que a interação entre os grupos hidroxil da superfície das nanopartículas e os lipopolissacarídeos da parede celular da bactéria desestabilizaria sua estrutura.


      CAPELETTI, L. B. et al. Tailored Silica – Antibiotic Nanoparticles: Overcoming Bacterial Resistance with Low Cytotoxicity. Langmuir, n. 30, 2014 (adaptado).


      A interação entre a superfície da nanopartícula e o lipopolissacarídeo ocorre por uma ligação

      • a) de hidrogênio.
      • b) hidrofóbica.
      • c) dissulfeto.
      • d) metálica.
      • e) iônica.
      #125036
      Banca
      INEP
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      Biologia
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      (1,0) 11 - 

      A figura mostra a curva de saturação da hemoglobina e da mioglobina em função da pressão parcial de oxigênio e reflete a afinidade de cada proteína pelo oxigênio. Embora ambas sejam hemoproteínas ligantes de oxigênio, a hemoglobina transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos pela corrente sanguínea, e a mioglobina se liga ao oxigênio dentro das células musculares.


      De que forma a oxigenação dos tecidos será afetada em indivíduos sem o gene da mioglobina?

      • a) A concentração de oxigênio no sangue diminuirá.
      • b) A capacidade de produção de hemoglobina diminuirá.
      • c) A distribuição do oxigênio por todo o organismo será homogênea.
      • d) A transferência do oxigênio do sangue para o tecido muscular será prejudicada.
      • e) A hemoglobina do tecido muscular apresentará maior afinidade que a presente no sangue.
      #125037
      Banca
      INEP
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      Biologia
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      (1,0) 12 - 

      Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.
      Essa interação ecológica pode ser classificada como

      • a) comensalismo.
      • b) amensalismo.
      • c) mutualismo.
      • d) parasitismo.
      • e) simbiose.
      #125038
      Banca
      INEP
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      (1,0) 13 - 

      Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas. O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura.

      Padrões de bandas em gel das moléculas de DNA dos indivíduos

      Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?

      • a) 1
      • b) 2
      • c) 3
      • d) 4
      • e) 5
      #125039
      Banca
      INEP
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      (1,0) 14 - 

      Pesquisadores descobriram que uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Brasil — a mandaguari (Scaptotrigona depilis) — cultiva um fungo nos ninhos dentro da colmeia. Após observações, verificaram que a sobrevivência das larvas da abelha depende da ingestão de filamentos do fungo, que produz metabólitos secundários com ação antimicrobiana, antitumoral e imunológica, além da alimentação convencional. Por sua vez, o fungo depende da abelha para se reproduzir e garante a sua multiplicação ao longo das gerações.
      MIURA, J. Pequenas agricultoras: abelhas Mandaguari cultivam fungos para alimentar suas larvas. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

      O uso de fungicida ocasionaria à colmeia dessa espécie o(a)

      • a) controle de pragas.
      • b) acúmulo de resíduos.
      • c) ampliação de espaço.
      • d) redução da população.
      • e) incremento de alimento.
      #125040
      Banca
      INEP
      Matéria
      Biologia
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      (1,0) 15 - 

      Atualmente, uma série de dietas alimentares têm sido divulgadas com os mais diferentes propósitos: para emagrecer, para melhorar a produtividade no trabalho e até mesmo dietas que rejuvenescem o cérebro. No entanto, poucas têm embasamento científico, e o consenso dos nutricionistas é que deve ser priorizada uma dieta balanceada, constituída de frutas e vegetais, uma fonte de carboidrato, uma de ácido graxo insaturado e uma de proteína. O quadro apresenta cinco dietas com supostas fontes de nutrientes.
      Supostas fontes de nutrientes de cinco dietas

      A dieta que relaciona adequadamente as fontes de carboidrato, ácido graxo insaturado e proteína é a

      • a) 1
      • b) 2
      • c) 3
      • d) 4
      • e) 5