Simulado Enem 2022- Filosofia | ENEM
SIMULADO ENEM 2022- FILOSOFIA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Enem .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Enem que foi organizado pela INEP. Estas questões são de Filosofia , contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Enem , portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Enem 2022- Filosofia contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Filosofia , Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Enem .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Enem . Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno Enem . Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno Enem não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Enem
Para realizar o simulado Enem você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Enem você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Enem é aqui!
- #174722
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- ENEM
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(1,0) 1 -
TEXTO I
Nunca se soube tanto da vida e aparência dos outros, graças à postagem e ao compartilhamento de imagens. Uma comissão parlamentar britânica constatou que meninas de até cinco anos de idade já se preocupam com peso e aparência. Outro sintoma do problema, segundo um relatório da comissão, foi o aumento das taxas de cirurgia plástica no país, de cerca de 20% desde 2008.
ROXBY, P. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 9 dez. 2018.
TEXTO II
Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se esvai na fumaça da representação.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.
Os textos apontam a centralidade da circulação imagética na sociedade contemporânea, uma vez que realçam a
- a) fragilização de vínculos afetivos.
- b) fetichização da experiência vivida.
- c) monopolização do mercado estético.
- d) diferenciação dos modelos corporais.
- e) personalização das dimensões íntimas.
- #174723
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(1,0) 2 -
Os verdadeiros filósofos, tornados senhores da cidade, sejam eles muitos ou um só, desprezam as honras como as de hoje, por julgá-las indignas de um homem livre e sem valor algum, mas, ao contrário, têm em alta conta a retidão e as honras que dela decorrem e, julgando a justiça como algo muito importante e necessário, pondo-se a serviço dela e fazendo-a crescer, administram sua cidade.
PLATÃO. A República. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).
No contexto da filosofia platônica, o texto expressa uma perspectiva aristocrática acerca do exercício do poder, uma vez que este é legitimado pelo(a)
- a) prática da virtude.
- b) consenso da elite.
- c) decisão da maioria.
- d) riqueza do indivíduo.
- e) pertencimento de sangue.
- #174724
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(1,0) 3 -
196º — Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho.
197º — Se ele quebra o osso a um outro, se lhe deverá quebrar o osso.
198º — Se ele arranca o olho de um liberto, deverá pagar uma mina.
199º — Se ele arranca um olho de um escravo alheio, ou quebra um osso ao escravo alheio, deverá pagar a metade de seu preço.
Código de Hamurabi. Disponível em: www.dhnet.org.br. Acesso em: 6 dez. 2017.
Esse trecho apresenta uma característica de um código legal elaborado no contexto da Antiguidade Oriental explicitada no(a)
- a) recusa do direito natural para expressão da vontade divina.
- b) caracterização do objeto do delito para a definição da pena.
- c) engajamento da coletividade para a institucionalização da justiça.
- d) flexibilização das normas para garantia do arbítrio dos magistrados.
- e) cerceamento da possibilidade de defesa para preservação da autoridade.
- #174725
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(1,0) 4 -
A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos, e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem. Pois deve haver uma natureza qualquer, ou mais do que uma, donde as outras coisas se engendram, mas continuando ela a mesma.
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
O texto aristotélico, ao recorrer à cosmogonia dos pré-socráticos, salienta a preocupação desses filósofos com a
- a) mutação ontológica dos entes.
- b) alteração estética das condutas.
- c) transformação progressiva da ascese.
- d) sistematização crítica do conhecimento.
- e) modificação imediata da espiritualidade.
- #174726
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(1,0) 5 -
É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espírito, ainda que se revolte. Cumpre castigá-la e curvá-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incômodo.
KEMPIS, T. Imitação de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2015.
Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto?
- a) Exaltação do ritualismo litúrgico.
- b) Afirmação do pensamento racional.
- c) Desqualificação da atividade laboral.
- d) Condenação da alimentação impura.
- e) Desvalorização da materialidade corpórea.
- #174727
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(1,0) 6 -
Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati: nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo.
NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).
Essa fórmula indicada por Nietzsche consiste em uma crítica à tradição cristã que
- a) combate as práticas sociais de cunho afetivo.
- b) impede o avanço científico no contexto moderno.
- c) associa os cultos pagãos à sacralização da natureza.
- d) condena os modelos filosóficos da Antiguidade Clássica.
- e) consagra a realização humana ao campo transcendental.
- #174728
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(1,0) 7 -
A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.
DESCARTES, R. Princípios da filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997 (adaptado).
Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo
- a) sustentar a unidade essencial do conhecimento.
- b) refutar o elemento fundamental das crenças.
- c) impulsionar o pensamento especulativo.
- d) recepcionar o método experimental.
- e) incentivar a suspensão dos juízos.
- #174729
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(1,0) 8 -
É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espírito, ainda que se revolte. Cumpre castigá-la e curvá-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incômodo.
KEMPIS, T. Imitação de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2015.
Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto?
- a) Exaltação do ritualismo litúrgico.
- b) Afirmação do pensamento racional.
- c) Desqualificação da atividade laboral.
- d) Condenação da alimentação impura.
- e) Desvalorização da materialidade corpórea.
- #174730
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(1,0) 9 -
Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati: nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo.
NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).
Essa fórmula indicada por Nietzsche consiste em uma crítica à tradição cristã que
- a) combate as práticas sociais de cunho afetivo.
- b) impede o avanço científico no contexto moderno.
- c) associa os cultos pagãos à sacralização da natureza.
- d) condena os modelos filosóficos da Antiguidade Clássica.
- e) consagra a realização humana ao campo transcendental.
- #174731
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(1,0) 10 -
A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.
DESCARTES, R. Princípios da filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997 (adaptado).
Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo
- a) sustentar a unidade essencial do conhecimento.
- b) refutar o elemento fundamental das crenças.
- c) impulsionar o pensamento especulativo.
- d) recepcionar o método experimental.
- e) incentivar a suspensão dos juízos.