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Simulado Encceja Ensino Fundamental | CONCURSO

Simulado Encceja Ensino Fundamental

SIMULADO ENCCEJA ENSINO FUNDAMENTAL

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Encceja .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Encceja que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Encceja , portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Encceja Ensino Fundamental contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Encceja .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Encceja . Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Encceja
Para realizar o simulado Encceja você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Encceja você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Encceja é aqui!


#174682
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

A compatibilidade da liberdade com a igualdade não é evidente por si, pois um dos dilemas da nossa época é o de que as sociedades que se aventuraram na criação de uma sociedade igualitária terminaram por abolir a liberdade, enquanto as sociedades livres repousam frequentemente em grandes desigualdades sociais.

ROSENFIELD, D. L. O que é democracia. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).

A polêmica citada no texto encontra-se presente na discussão sobre as vantagens e
desvantagens de quais sistemas econômico-políticos?

  • a) Anarquia versus tirania.
  • b) Democracia versus monarquia.
  • c) Comunismo versus capitalismo.
  • d) Liberalismo versus neoliberalismo.
#174683
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(1,0) 2 - 

O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que

  • a) as cadeias orogênicas resultam de movimentos tectônicos de curta duração geológica, que, exercendo pressão em sentido horizontal na crosta, originam grandes cordilheiras, como a dos Andes.
  • b) o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da elevada amplitude térmica diária nessas áreas.
  • c) a Falha de San Andréas, provocada pelo rebaixamento da Placa de Nazca em relação à Placa do Pacífico, é um exemplo de força endógena que atua na construção e modelagem do relevo.
  • d) as planícies aluviais, detentoras de grande fertilidade, são exemplos de alteração no modelado do relevo provocada principalmente pelo processo de sedimentação pluvial.
#174684
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(1,0) 3 - 

O armazenamento de água nos caules e a presença de espinhos no mandacaru, facheiro e outros cactos são exemplos de água nas plantas. A queda total das folhas da aroeira e do juazeiro também diminui a perda de água pelas folhas. Só assim essas plantas conseguem sobreviver ao longo período de seca a que estão constantemente submetidas.

YOUSSEF, M. P. B.; HARA, M.; RODRIGUES, R. M. Ambientes brasileiros: recursos e ameaças. São Paulo: Scipione, 1992.

A prática de recuperação adequada às características do bioma descrito é o(a)

  • a) replantio de espécies nativas nas áreas atingidas na Caatinga.
  • b) realização de queimadas programadas em áreas delimitadas do Cerrado.
  • c) introdução de árvores transgênicas em regiões desmatadas da Amazônia.
  • d) controle da pecuária extensiva nos espaços degradados da Mata Atlântica.
#174685
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(1,0) 4 - 

No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:

I – o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo
II – o desenvolvimento da imprensa
III – a estratificação da sociedade
IV – a ação dos mecenas

Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade

  • a) I e II
  • b) I e III
  • c) II e III
  • d) II e IV
#174686
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(1,0) 5 - 

Na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo, os termômetros indicam 30 graus Celsius às 15 horas. No mesmo dia, na mesma hora, no sul e no norte do município, onde se encontram as áreas rurais e de proteção dos mananciais, a temperatura é de 20 graus, 10 graus a menos que na zona central da cidade.

LOUREIRO, T. Disponível em: http://abril.com.br. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

As diferenças descritas no texto observadas em um mesmo município derivam do seguinte fator componente da paisagem:

  • a) Vazão dos rios.
  • b) Grau de arborização.
  • c) Declividade do relevo.
  • d) Intensidade das chuvas.
#174687
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(1,0) 6 - 

Simulado Encceja Ensino Fundamental + imagem 1

A interação com a tecnologia satirizada na charge contribui para atuação de instituições
educacionais sob o ponto de vista da

  • a) difusão do acesso à informação.
  • b) utilização de linguagens universais.
  • c) manutenção de métodos e técnicas.
  • d) padronização de aspectos culturais.
#174688
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(1,0) 7 - 

Em várias partes do Brasil, as danças folclóricas sobrevivem e são fundamentais sociologicamente. As danças folclóricas e regionais, que geralmente aconteciam nos fins de colheitas, são bons elementos para se ensinar os costumes, histórias orais e mesmo sobre épocas de plantio de algumas regiões.

GORZONI, P. Um povo que dança! Geografia, n. 33, out. 2010 (adaptado).

O folclore é a expressão da identidade de um povo, de uma região, de um país, na medida em que

  • a) destaca a individualidade dos membros do grupo e de seu espaço.
  • b) privilegia grupos sociais com origens étnicas ou raciais comuns.
  • c) expõe as diferenças entre as diversas classes sociais de uma mesma região.
  • d) simboliza as ligações dos indivíduos com o meio cultural em que vivem.
#174689
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(1,0) 8 - 

Entre 1945 e 1964, existiam no Brasil dois projetos de Nação que disputavam a preferência dos eleitores, o nacional estatismo, liderado por Getúlio Vargas, e o liberalismo conservador, liderado por Carlos Lacerda. Avalie as informações abaixo listadas.

I – O Estado devia intervir na economia.
II – Abertura total às empresas e aos capitais estrangeiros.
III – O Brasil deveria alinhar-se com os EUA incondicionalmente.
IV – Criação das empresas estatais em áreas estratégicas.

A alternativa que apresenta propostas do liberalismo conservador é

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
#174690
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(1,0) 9 - 

O trecho a seguir do jornal O Pharol comentava a lei provincial e
tratava dos subsídios à imigração de trabalhadores estrangeiros.

Os mineiros compreendem perfeitamente a necessidade econômica, a força imperativa da civilização, da humanidade e religião, os interesses físicos, morais e intelectuais que determinam o desaparecimento, inadiável e improrrogável do elemento escravizado. […] Necessário é que desde já surta seus efeitos a lei provincial; para isso é mister que nos estabelecimentos rurais se inicie a construção de cômodos para os trabalhadores livres.

O Pharol, 10 fev. 1888. Setor de Memória da Biblioteca Municipal Murilo Mendes. Juiz
de Fora, MG.

Entre os argumentos utilizados em defesa da vinda de imigrantes para trabalhar no Brasil, no período final da escravidão, é INCORRETO incluir a

  • a) visão dos homens livres como mais adequados à economia do país.
  • b) formação europeia especializada nas práticas da cafeicultura.
  • c) idealização dos europeus como mais eficazes na agricultura.
  • d) facilidade de inserção dos italianos na sociedade brasileira.
#174691
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(1,0) 10 - 

O desenvolvimento dos direitos do homem passou por três fases: 1) os direitos de liberdade, isto é, direitos que tendem a limitar o poder do Estado e a reservar para o indivíduo uma esfera de liberdade em relação ao Estado; 2) os direitos políticos, que tiveram como consequência a participação cada vez mais ampla, generalizada
e frequente no poder político; 3) os direitos sociais, com novas exigências e novos valores, como os do bem-estar e da igualdade não apenas formal.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).

O processo de evolução dos direitos descritos caracteriza-se como:

  • a) Crescimento da economia mundial.
  • b) Prolongamento da estrutura feudal.
  • c) Aumento da produtividade capitalista.
  • d) Desenvolvimento da cidadania moderna.