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Simulado Encceja Ensino Fundamental | CONCURSO

Simulado Encceja Ensino Fundamental

SIMULADO ENCCEJA ENSINO FUNDAMENTAL

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Encceja .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Encceja que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Encceja , portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Encceja Ensino Fundamental contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Encceja .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Encceja . Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Encceja
Para realizar o simulado Encceja você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Encceja você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Encceja é aqui!


#174672
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(1,0) 1 - 

Pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D em 178 mulheres islâmicas e constataram que apenas duas tinham níveis normais dessa vitamina. Os pesquisadores concluíram que a burca, véu islâmico que cobre todo o corpo, deixando aparecer apenas os olhos e as mãos, provoca uma deficiência de vitamina D, que irá interferir diretamente na absorção de cálcio.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 18 set. 2014 (adaptado).

A burca pode ser a causa direta de baixo nível de vitamina D nessas mulheres porque

  • a) atrapalha a prática de atividades físicas.
  • b) faz muito calor dentro das vestes.
  • c) impede que tomem sol.
  • d) dificulta a respiração.
#174673
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(1,0) 2 - 

Um dos subprodutos do biodiesel é o glicerol que, por hidrogenação, produz propeno e água. Do propeno se obtém, por polimerização, o polipropileno, um plástico amplamente utilizado na indústria.

Com base no texto, a reação química de obtenção do propeno pode ser representada por

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
#174674
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(1,0) 3 - 

Considere que a reação de cobre metálico com ácido nítrico diluído produz, nas CNTP, um volume gasoso de 181,6 L de óxido de nitrogênio II (NO), água e nitrato de cobre II. Nesse caso, a soma dos coeficientes estequiométricos da equação corretamente balanceada dessa reação completa e a massa de cobre consumida são, respectivamente,

Dados: massa atômica de cobre 64 u ; volume molar nas CNTP: 22,7 L

  • a) 18 e 1222 g.
  • b) 20 e 768 g.
  • c) 16 e 154 g.
  • d) 20 e 650 g.
#174675
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(1,0) 4 - 

No Deserto do Saara, ocorrem fenômenos em que paisagens são modificadas pela ação direta da luz solar. Esse fenômeno é conhecido
como miragem. Embora algumas pessoas acreditem ser alucinações, nada mais são do
que um fenômeno físico real. O aquecimento sofrido pela areia faz com que o ar próximo
se aqueça, diminuindo sua densidade, fazendo com que a luz se desvie, dando-nos a
impressão de uma nova paisagem.

Esse fenômeno físico é descrito como

  • a) interferência.
  • b) refração.
  • c) reflexão.
  • d) difração.
#174676
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(1,0) 5 - 

As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 70% das plantas para a alimentação humana. Ao mesmo tempo, elas estão entre as principais vítimas dos sistemas agrícolas convencionais. Alguns estudos mostram que sistemas agroflorestais ou a preservação de vegetação próxima às plantações melhoram a
polinização da cultura.

Adaptado de https://www.embrapa.br/busca-de-Noticias/-/noticia/27126913/importancia-das-abelhas-para-a-producao
-de-alimentos-foi-tema-de-mesa-redonda-no-congresso-de-agroecologia-2017. Acesso em: 10/08/2018.

Qual das alternativas indica a hipótese mais adequada para explicar a melhora da polinização citada no texto?

  • a) A competição interespecífica entre abelhas e outros insetos favorece a polinização nos sistemas agroflorestais.
  • b) As interações ecológicas em sistemas agroflorestais são mais escassas, porém mais eficientes, melhorando a polinização.
  • c) Os sistemas agroflorestais propiciam um aumento de relações ecológicas, de alimento para as abelhas ao longo do ano, e de mais locais para nidificação.
  • d) O mutualismo é intensificado em sistemas agroflorestais em que as plantas cultivadas alimentam as abelhas e a floresta lhes dá abrigo.
#174677
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(1,0) 6 - 

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que
os pulmões desempenham um papel muito mais complexo no corpo de mamíferos do que pensávamos. Experimentos com ratos mostraram que esses órgãos produzem mais de 10 milhões de plaquetas por hora, o que equivale à maioria em circulação nesses animais. De acordo com a pesquisa, um conjunto de células-tronco sanguíneas residem no tecido pulmonar, fabricando esses fragmentos celulares.

(Disponível em: < http://www.ageracaociencia.com/2017/07/10/foi-descoberta-umanova-funcao-inesperada-dos-pulmoes>. Acesso em: 01 out de 2017.) (adaptado)

A capacidade de produzir esses elementos figurados do sangue faz com que os pulmões também tenham função na(o)

  • a) síntese de proteínas.
  • b) defesa do organismo.
  • c) transporte de oxigênio.
  • d) coagulação do sangue.
#174678
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(1,0) 7 - 

Pesquisadores anunciaram ter utilizado nanotecnologia num protótipo capaz de recarregar celulares com a energia da vibração gerada pelo barulho do ambiente. O equipamento, do tamanho de um celular convencional, utiliza nanotubos de óxido de zinco que geram eletricidade ao serem distendidos ou comprimidos pelo barulho de conversas, de música ou de trânsito.

Disponível em: www.pagina22.com.br. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).

O equipamento em questão é capaz de obter energia elétrica através de que tipo de onda?

  • a) Microondas.
  • b) Ondas de rádio.
  • c) Sonoras.
  • d) Infravermelho.
#174679
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(1,0) 8 - 

Várias frutas, como banana, abacate e maçã, tornam-se escurecidas depois de cortadas ou descascadas. Esse fenômeno se deve à presença da substância
orto-hidroquinona, que reage com o oxigênio atmosférico produzindo a ortobenzoquinona, que tem coloração marrom.

A reação química mencionada é classificada como

  • a)  adição.
  • b) oxirredução.
  • c) fermentação.
  • d) hidrogenação
#174680
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(1,0) 9 - 

O químico francês Lavoisier (1743-1794) escreveu que o vinagre era o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio, portanto, o resultado apenas de uma reação química. Pensava-se, na época, que a camada gelatinosa que se formava na superfície do vinho em acetificação, a “mãe do vinagre”, era apenas um produto dessa reação. Somente mais tarde Pasteur mostrou que sempre que o vinho se transforma em vinagre é devido à participação de bactérias acéticas que se desenvolvem na superfície, formando um véu.

Disponível em: www.cnpuv.embrapa.br. Acesso em: 18 jul. 2015.

A “mãe do vinagre” forma-se na superfície porque

  • a) a contaminação do vinho pelas bactérias acéticas ocorre pelo ar.
  • b) a concentração elevada de álcool no fundo mata as bactérias acéticas.
  • c) a competição das bactérias acéticas com as bactérias alcoólicas é menor.
  • d) a atividade das bactérias acéticas é maior com a disponibilidade de oxigênio do ar.
#174681
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(1,0) 10 - 

Infelizmente, o Brasil aproveita muito pouco uma fonte de energia limpa: a solar. Em países da Ásia e da África, os governos têm incentivado o uso, pela população, do fogão solar para diminuir o consumo de lenha e, ainda, causar menor impacto ambiental. Um fogão solar utiliza um espelho esférico com raio de curvatura de 2 metros para direcionar os raios solares para o local onde deve ser colocada a panela, podendo atingir 350 graus Celsius. Em termos de cozimento, o fogão solar atua como um fogão convencional.

Disponível em: www.fogaosolar.net. Acesso em: 22 set. 2014 (adaptado).

As panelas devem ser colocadas a que distância do centro do espelho, visando maior eficiência do fogão?

  • a) 1 metro
  • b) 2 metros
  • c) 3 metros
  • d) 4 metros