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Simulado Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público | CONCURSO

Simulado Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público

Simulado Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público

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Este Simulado Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público

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#221532
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Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público
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(1,0) 1 - 

A respeito dos poderes e deveres do administrador público, julgue os seguintes itens.

O dever de eficiência dos administradores públicos baseia-se na finalidade de tornar cada vez maior a qualidade da atividade administrativa.

#221533
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Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público
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Certo/Errado
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(1,0) 2 - 

Julgue os itens que se seguem, acerca dos princípios que regem a administração pública.

Com o amadurecimento da ideia de eficiência na administração pública, na década de 90 do século passado, foram positivados, pela primeira vez, na esfera federal, os princípios norteadores da atuação da administração que tratam de planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle.

#221534
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Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público
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(1,0) 3 - 

Com relação às recentes iniciativas para melhoria na qualidade dos serviços públicos ofertados pelo Estado a seus cidadãos, julgue o item que se segue.

Tradicionalmente, o propósito dos gestores públicos resumia-se ao cumprimento dos processos formalizados nas organizações. No entanto, as recentes iniciativas de melhoria lançaram o desafio de administrar as organizações públicas com foco na eficiência.

#221535
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(1,0) 4 - 

Com base nas teorias que norteiam a atuação reguladora do Estado e nas formas de regulação, julgue o item subsecutivo.

A instituição de barreiras de entrada por um determinado período pode ser considerada uma forma de se buscar a eficiência na produção em determinados setores, já que um sistema monopolista pode produzir com menor custo possível.

#221536
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(1,0) 5 - 

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das
necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.

#221537
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(1,0) 6 - 

Considerando as abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue o item a seguir.

São postulados da nova administração pública: o setor privado é mais eficiente e, portanto, superior ao setor público na proposição de soluções administrativas; as técnicas e práticas da administração de empresas podem e devem ser aplicadas ao setor público.

#221538
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(1,0) 7 - 

Com referência à evolução da administração pública, controle administrativo, novas tecnologias, modelos teóricos e formação do Estado e da administração pública, julgue o item.

Além da dimensão de resultado composta por eficiência, eficácia e efetividade, o desempenho governamental é medido pela dimensão de esforço, que engloba economicidade, excelência e execução. A união de todos esses elementos ficou conhecida como os 6 és (6E) do desempenho.

#221539
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(1,0) 8 - 

Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item.
O equilíbrio organizacional de uma instituição pública é mensurado pela efetividade dos resultados alcançados em relação às metas estabelecidas pelo respectivo órgão controlador.

#221540
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(1,0) 9 - 

No que diz respeito à administração pública brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.

A produtividade e a eficiência — parâmetros tradicionais de recompensa nas organizações privadas — podem não ser critérios determinantes para a designação de servidores para cargos de direção na administração pública, razão por que tal tarefa constitui um desafio para o gestor de pessoal que deseje aplicar técnicas de administração gerencial a organizações públicas.

#221541
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(1,0) 100 - 

No que se refere aos conceitos de eficácia e efetividade aplicados à administração pública, julgue o item subsequente.
O conceito de efetividade refere-se aos impactos de determinada ação ou política pública.