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Simulado Educador de Creche | CONCURSO

Simulado Educador de Creche

Simulado Educador de Creche

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Este Simulado Educador de Creche foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Educador de Creche
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Educador de Creche

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Educador de Creche, que também são grátis. Clique Aqui!

 

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#255514
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(1,0) 1 - 

Segundo Hernández e Ventura (1998), o modelo de aprendizagem que considera fundamental partir de uma atividade, a partir da qual os alunos desenvolvem uma estratégia de indução que lhes permita, desde suas experiências imediatas, tratar de buscar, por si mesmos, respostas a suas necessidades e a informação requerida para complementá-las, é denominado

  • a) aprendizagem por justaposição.
  • b) autoensino expositivo.
  • c) aprendizagem por descoberta.
  • d) racionalismo.
  • e) aprendizagem em espiral e por repetição.
#255515
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(1,0) 2 - 

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 2, afirma que a passagem da heteronomia para a autonomia supõe recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais). De acordo com o referido documento, para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que

  • a) as crianças recebam regras claras acompanhadas da afirmação de sua legitimidade pela figura de autoridade (o educador) e, caso a regra ou orientação não seja atendida, deve haver sanção expiatória às crianças.
  • b) as crianças exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções.
  • c) o educador utilize a estratégia pedagógica da educação por retirada do amor, que consiste em demonstrar, quando a criança desobedece, sentimento de tristeza, desagrado ou utilizar a expressão “eu estou muito triste com você”.
  • d) os adultos digam às crianças, a cada ordem ou repreensão, a sanção que receberão caso não atendam ao solicitado e a apliquem, desse modo, as crianças se sentirão seguras e respeitarão a regra.
  • e) o educador esclareça que as regras não podem ser modificadas, garantindo uma dinâmica que permita às crianças compreenderem que as regras são imutáveis, ainda que haja acordo entre os elementos do grupo desejando modificá-las, não seria possível.
#255516
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(1,0) 3 - 

Goldschmied (2006) afirma que os acessos de raiva são extremamente comuns em crianças muito pequenas e provavelmente estão relacionados, entre outros motivos, à incapacidade de reconhecer suas próprias necessidades e às frequentes frustações que vivenciam. Às vezes, o acesso de raiva pode ocorrer muito repentinamente, com a criança se jogando ao chão, gritando e esperneando. De acordo com Goldschmied, em momentos como esse,

  • a) as palavras com voz firme e ordens precisas do educador ajudam a criança a sair de seu momento ensimesmado e trazem-na de volta à realidade externa e às regras sociais.
  • b) deve-se buscar estratégias para “frear” a crise de raiva, sendo uma boa tática ignorar a birra da criança, afastando-se e indo para outro ambiente, deixando-a chorando no chão.
  • c) deve-se telefonar ou enviar bilhetes aos pais para questionar o que está acontecendo com a criança e determinar que os pais a encaminhem para atendimento psicológico.
  • d) o adulto pode ser mais útil ficando perto, talvez sentado, dedicando sua atenção e ficando disponível, mas sem intervir, até que a criança torne a se acalmar.
  • e) o educador precisa levantar a criança do chão, à força, depois deve abaixar-se na altura da criança e dizer com a expressão rude que não gostou do seu comportamento.
#255517
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(1,0) 4 - 

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 3, a organização dos conteúdos para o trabalho com movimento deverá respeitar as diferentes capacidades das crianças em cada faixa etária, bem como as diversas culturas corporais presentes nas muitas regiões do país. Os conteúdos deverão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento, possibilitando a apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com cada vez mais intencionalidade. Segundo o referido documento, a dimensão expressiva do movimento engloba

  • a) tanto as expressões e comunicação de ideias, sensações e sentimentos pessoais como as manifestações corporais que estão relacionadas com a cultura.
  • b) o aperfeiçoamento e a repetição dos gestos relacionados com a preensão, encaixe, traçado no desenho e lançamento.
  • c) a destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar com grande elasticidade.
  • d) a exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições e ficar ereto apoiado na planta dos pés.
  • e) coordenar habilidades motoras como velocidade, flexibilidade e força, calculando a maneira mais adequada de conseguir seu objetivo.
#255518
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(1,0) 5 - 

Segundo Onrubia (in: Coll, 1999), pode-se afirmar que oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e oferecer nela ajuda e apoio para que, por meio dessa participação e graças a esses apoios, os alunos possam ir adquirindo mais possibilidades de atuação autônoma e uso independente desses esquemas perante novas situações e tarefas, cada vez mais complexas. De acordo com Onrubia, a respeito da ZDP, é correto afirmar:

  • a) para cada pessoa, para cada aluno ou criança (situando-nos no âmbito educativo), existe uma única ZDP, em função das tarefas e do conteúdo em questão, dos esquemas de conhecimento em jogo e das formas de ajuda empregadas ao longo da interação.
  • b) a ZDP consiste em um espaço ou lugar que apresenta extensão permanente, definição e conceitualização em termos fixos e estáticos, que finaliza após o indivíduo atingir 18 (dezoito) anos de idade.
  • c) a mesma forma de intervenção ou atuação do professor servirá de ajuda ajustada para favorecer o processo de criação e assistência a ZDP, e o aprendizado linear, para diferentes alunos, desde que os envolvidos apresentem o mesmo estágio maturacional.
  • d) entende-se que a ZDP é inata, uma propriedade de cada participante na interação, deve ser considerada individual ou isoladamente, e é criada a partir dos esquemas de conhecimento sobre a tarefa ou conteúdo pelo participante menos competente.
  • e) é na ZDP que pode produzir-se o aparecimento de novas maneiras de o participante menos competente entender e enfrentar as tarefas e os problemas, graças à ajuda e aos recursos oferecidos por seu ou seus colegas mais competentes ao longo da interação.