Simulado Educação Nutricional | CONCURSO
Simulado Educação Nutricional
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Educação Nutricional não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Educação Nutricional
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Educação Nutricional foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Educação Nutricional
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Educação Nutricional
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Educação Nutricional e saiam na frente em seus estudos.
Questões Educação Nutricional
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Educação Nutricional, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Educação Nutricional
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #244871
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre o tema Educação Alimentar e Nutricional-EAN, analise as afirmativas abaixo:
I. A melhoria do conhecimento sobre alimentação e nutrição é o principal resultado que deve ser esperado da EAN. II. As estratégias de EAN devem considerar que o comportamento alimentar é influenciado por fatores cognitivos, psicológicos, situação sócio-econômica, normas sociais, padrões culturais, além da cadeia alimentar e da disponibilidade de profissionais especializados (recursos humanos). III. O suporte social recebido durante a modificação do comportamento alimentar é a motivação intrínseca que contribui para mudança de comportamento.
É CORRETO afirmar que
- a) as três afirmativas são falsas.
- b) a primeira e a segunda são falsas, porém a terceira é verdadeira.
- c) a primeira e a segunda são verdadeiras, porém a terceira é falsa.
- d) a segunda é verdadeira, porém a primeira e a terceira são falsas.
- #244872
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A educação nutricional engloba o conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, utilizando diferentes abordagens educacionais. Documento que define o conjunto de políticas públicas propondo respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação:
- a) Políticas Nacionais de Alimentação e Nutrição.
- b) Procedimentos Operacionais Padronizados.
- c) Manual de Boas Práticas.
- d) Guia Alimentar para a População Brasileira.
- #244873
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação da prática, no conjunto de iniciativas de EAN que tenham origem, principalmente, na ação pública, e que contemplem os diversos setores (BRASIL, 2012). De acordo com as propostas apresentadas no Marco de Referência de EAN para as políticas públicas, considere as seguintes afirmativas:
1. O conceito de Educação Alimentar e Nutricional foi adotado ao invés do conceito de Educação Nutricional ou Educação Alimentar, para que o escopo de ações abrangesse desde os aspectos relacionados ao alimento e alimentação, os processos de produção, abastecimento e transformação até os aspectos nutricionais.
2. A EAN, desenvolvida no escopo das ações públicas, requer articulação intra e intersetorial, e a parceria com os diferentes segmentos da sociedade, tais como instituições educacionais, organizações não governamentais, organizações internacionais, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, entidades filantrópicas, conselhos de políticas públicas e outras instâncias de participação e controle social e da sociedade civil como um todo.
3. A comunicação no contexto da EAN, para ser efetiva, deve ser pautada em alguns elementos como: construção partilhada de saberes, de práticas e soluções; busca de soluções contextualizadas; formação de vínculo entre os diferentes sujeitos que integram o processo; relações horizontais; entre outros.
4. A EAN deve ser concebida a partir de um referencial metodológico que preveja um processo de planejamento participativo, monitoramento e avaliação.
Assinale a alternativa correta.
- a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
- d) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
- #244874
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Dentre as atividades do nutricionista que atua no ambiente escolar, está a de desenvolver projetos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Na base curricular das escolas, a EAN deve
- a) ser uma disciplina do currículo escolar.
- b) estar entre os temas transversais no currículo escolar.
- c) ser executada pelo nutricionista nas aulas de ciências.
- d) estar na programação para ocorrer pelo menos duas vez no ano letivo.
- #244875
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Um dos modelos teóricos utilizados na EAN é o modelo transteórico. De acordo com o estágio de mudança em que o grupo esteja, a intervenção deve ter um foco diferente. Em uma intervenção sobre alimentação saudável em que o estágio dos participantes seja o de preparação, o foco da intervenção deve ser
- a) no aumento do conhecimento e na consciência do indivíduo sobre o tema.
- b) no plano de ação para definir o que será implementado nos próximos 30 dias.
- c) em desenvolver a habilidade do indivíduo para enfrentar novas dificuldades.
- d) em fomentar mudanças para alterar o comportamento por mais tempo.
- #244876
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócioculturais dos alimentos. É correto afirmar que a alimentação saudável nas escolas deve ser promovida com base em
- a) ações de educação alimentar e nutricional, desconsiderando os hábitos alimentares, como expressão de manifestações culturais, regionais e nacionais.
- b) estímulo à produção de hortas escolares, objetivando a venda dos alimentos produzidos e arrecadação de recursos para a escola.
- c) estímulo à implantação de boas práticas de manipulação de alimentos nas casas dos estudantes, evitando o fornecimento de serviços de alimentação do ambiente escolar.
- d) monitoramento da situação nutricional dos escolares.
- #244877
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Quando o nutricionista organiza reunião com um grupo de pacientes portadores da mesma patologia, e em sua dinâmica visa à apreensão e avaliação do conteúdo discutido a respeito da referida doença, ele está realizando:
- a) encontro social.
- b) debate de problemas emocionais.
- c) assistência social.
- d) educação nutricional.
- #244878
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação às etapas de uma intervenção em alimentação e nutrição voltada para grupos, assinale a alternativa correta.
- a) O diagnóstico possibilita a identificação do problema e de suas possíveis causas, por isso é a etapa seguinte à definição dos objetivos e das prioridades da intervenção.
- b) Os objetivos constituem a diretriz da ação didática e devem descrever precisa e concisamente o que se deseja realizar ou alcançar, de acordo com os interesses políticos e governamentais.
- c) Orienta-se que esse conteúdo programático seja ministrado de forma unificada, independentemente do grau de dificuldade, da duração do encontro e da relação entre os temas.
- d) Definindo-se o diagnóstico e os objetivos, é imprescindível relacionar as informações técnicas necessárias para as mudanças pretendidas, tomando-se o cuidado de evitar abordagens com excesso de conceitos e de dados.
- #244879
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A educação nutricional é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. Sobre os fatores relacionados à adesão às orientações nutricionais, é correto afirmar:
- a) Quanto maior o número de mudanças recomendadas ao mesmo tempo, menor a taxa de adesão.
- b) Os níveis extremos de ansiedade (baixo ou alto) do cliente quanto à mudança alimentar aumentam a taxa de adesão às recomendações.
- c) Quanto maior o tempo de espera para atendimento, maior é a motivação do cliente e melhor o seu nível de adesão.
- d) Clientes que moram sozinhos possuem níveis mais elevados de adesão às orientações nutricionais.
- #244880
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre as diferenças entre educação e orientação nutricional, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Educação Nutricional.
2. Orientação Nutricional.
A. Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
B. Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.
C. Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
D. A preocupação precípua é a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
E. O objetivo do processo é estabelecido em função de metas definidas pelo profissional, para controle dos processos patológicos.
F. O objetivo do processo é estabelecido em função das necessidades detectadas que são discutidas com o paciente e das perspectivas e esperanças do cliente ou paciente.
G. As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
H. As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.
- a) 1C – 1E – 1F – 1H – 2A – 2B – 2D – 2G.
- b) 1A – 1B – 1G – 1H – 2C – 2D – 2E – 2F.
- c) 1A – 1B – 1F – 1G – 2C – 2D – 2E – 2H.
- d) 1B – 1C – 1F – 1G – 2A – 2D – 2E – 2H.