Processando...

Simulado Educação Física no Ambiente Escolar | CONCURSO

Simulado Educação Física no Ambiente Escolar

Simulado Educação Física no Ambiente Escolar

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Educação Física no Ambiente Escolar não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Educação Física no Ambiente Escolar

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Educação Física no Ambiente Escolar foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Educação Física no Ambiente Escolar
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Educação Física no Ambiente Escolar

  1. Todos Simulados Educação Física no Ambiente Escolar
  2. Simulados
  3. Questões de Simulados

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Educação Física no Ambiente Escolar e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Educação Física no Ambiente Escolar

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Educação Física no Ambiente Escolar, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Educação Física no Ambiente Escolar

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#246064
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Marcellino denuncia o furto do lúdico no processo escolar. O autor entende que é possível, dentro do ambiente da escola, recuperar e conviver com o lúdico, mas é fundamental que se saiba quem é o educando, pois não há uma única criança a ser educada, mas várias delas, com formações morais diferenciadas, pertencentes a classes sociais distintas, com interesses particulares conflitantes. O direito ao lúdico encontra-se em plena conformidade com a

  • a) intervenção do professor de maneira respeitosa, assegurando o direito da criança a sonhar, fantasiar e ter novas possibilidades de ser no mundo.
  • b) compreensão, por parte do professor, de que a criança habita um mundo autônomo, portanto, distante daquele do adulto.
  • c) compreensão, por parte do professor, de que a criança tem que ficar junto com outras crianças, longe da interferência do adulto no processo de educação.
  • d) compreensão de que as crianças têm que estar sempre brincando monitoradas e controladas para não se excederem em seus comportamentos, sendo bem direcionadas para cumprirem os objetivos propostos pelo professor.
  • e) ideia de que o lúdico é uma condição inata da criança, cabendo ao professor ensinar, obrigatoriamente, por meio dos jogos e das brincadeiras.
#246065
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Valter Bracht argumenta não ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática

  • a) da ciência da motricidade humana.
  • b) de lazer.
  • c) cineantropométrica.
  • d) ludo-recreativa.
  • e) pedagógica de intervenção na realidade.
#246066
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,

  • a) trabalho em grupo e/ou prática variada.
  • b) coordenação e/ou escuta.
  • c) prática isolada e/ou prática variada.
  • d) demonstração visual e/ou condução manual/mecânica.
  • e) disciplina e/ou condução manual/mecânica.
#246067
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal.

Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-?or" se realiza quando:

  • a) os cavalheiros dão um passo para trás, sem largar a mão da dama, ficando semi ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo
  • b) os pares seguem até o meio do salão, as damas estendem a mão para o cavalheiro beijar
  • c) as damas passam a rodar para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário
  • d) as damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar
  • e) os cavalheiros, sem largar as mãos das damas, fazem meia- volta e seguem a marcha na frente das damas
#246068
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Considerando a sistematização das situações de ensino- aprendizagem na Educação Física a partir da abordagem da cultura corporal de movimento, assinale a alternativa correta sobre o que essa sistematização deve enfatizar.

  • a) É necessário enfatizar o acesso a todas as dimensões envolvidas na prática corporal.
  • b) É necessário enfatizar a aptidão física.
  • c) É necessário enfatizar o rendimento padronizado.
  • d) É necessário enfatizar a alimentação saudável.
  • e) É necessário enfatizar o aprendizado histórico da Educação Física.
#246069
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Um dos problemas que afetam a relação professor-aluno é o distanciamento entre eles. O professor, ao tornar-se adulto, corre o risco de esquecer como as crianças pensam, se comunicam e expressam suas ideias.

Para superar esse distanciamento, recomenda-se que o professor de Educação Física, que trabalha com crianças,

  • a) ensine atividades que levem os alunos a imitarem seus gestos.
  • b) avalie seu desenvolvimento por meio da observação.
  • c) planeje atividades que estimulem o desenvolvimento motor.
  • d) participe das atividades motoras junto com elas.
  • e) converse com os pais sobre as características dos seus filhos.
#246070
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O desenvolvimento das capacidades físicas é um objetivo importante para o desenvolvimento integral dos alunos e pode ser alcançado ao mesmo tempo em que as diferentes manifestações da cultura corporal são estudadas nas aulas de Educação Física.

Avaliar o progresso dos alunos em relação ao desenvol- vimento das capacidades física é uma tarefa que cabe ao professor.

Para avaliar a evolução dos alunos nesse quesito, é importante que o professor se lembre que sempre haverá diferenças nos resultados entre os alunos porque eles possuem características genéticas e experiências anteriores

  • a) diferentes das dos outros colegas e, por isso, seus resultados em testes não permitem que sejam avaliados.
  • b) equivalentes às dos outros colegas e, por isso, seus resultados devem ser comparados com a média dos resultados da turma.
  • c) diferentes das dos outros colegas e, por isso, seus resultados devem ser comparados com os do seu último teste realizado.
  • d) diferentes das dos outros colegas e, por isso, seus resultados devem ser comparados com a média que a literatura aponta para a idade.
  • e) equivalentes às dos outros colegas e, por isso, seus resultados devem ser comparados com a média dos resultados que a literatura aponta para a idade
#246071
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No livro Educação Física aberta à experiência (2009), o autor Hildebrandt-Stramann apresenta algumas teses para que os leitores compreendam o que se entende por experiência.

A primeira tese afirma que o movimento orientado na experiência é autêntico.

Isso significa que

  • a) o professor propõe tarefas com base nas propostas curriculares oficiais e o feedback externo é o aspecto didático mais importante
  • b) o professor propõe tarefas com base em seus próprios motivos e o feedback externo é o aspecto didático mais importante
  • c) o professor propõe tarefas com base em seus pró- prios motivos e o feedback externo não é o aspecto didático mais importante.
  • d) as crianças se propõem tarefas com base em seus próprios motivos e o feedback externo é o aspecto didático mais importante.
  • e) as crianças se propõem tarefas com base em seus próprios motivos e o feedback externo não é o aspecto didático mais importante.
#246072
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Hildebrandt-Stramann (2009) afirma que as experiências são reações da ação efetiva e que somente pela ação efetiva as experiências se tornam próprias e são incorporadas pelos aprendizes.

Sabendo disso, o professor de Educação Física deve garantir que, nas aulas, haja possibilidade dos aprendizes

  • a) dedicarem tempo e darem continuidade às experiências comprometidas com temas e tarefas de movimento.
  • b) dedicarem tempo e darem continuidade às experiências comprometidas com temas abstratos relacionados ao movimento
  • c) realizarem uma grande quantidade de variações de movimento, mesmo que não haja similaridade ou continuidade entre elas.
  • d) realizarem uma grande quantidade de variações de movimento, mesmo que o tempo de prática seja pequeno em cada uma delas
  • e) se relacionarem com materiais e movimentos, com o cuidado de que essas experiências não interfiram em sua vida futura.
#246073
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Na observação do espaço escolar, Salvador e Alves (in Monteiro e Cupolillo, 2011) analisam que a escola ainda possui características cartesianas. Na busca da superação deste paradigma, os autores desenvolvem a hipótese de que a Educação Física pode promover transformações no espaço escolar atuando contra a naturalização da competitividade exacerbada e jogos de cunho excludente, os quais valorizam em demasia habilidades motoras em desacordo com a capacidade da faixa etária. Nesse sentido, tais atividades nas aulas deveriam conter:

  • a) jogos com regras combinadas por todos, atividades corporais da cultura da localidade e jogos cooperativos
  • b) esportes com regras o?ciais olímpicas, ginástica de característica fisiológica e jogos populares
  • c) danças e manifestações folclóricas, esportes coletivos de performance e jogos cooperativos
  • d) atividades corporais da cultura local, esportes individuais classificatórios e manifestações folclóricas
  • e) esportes de alto rendimento, atividades corporais interdisciplinares e jogos populares