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Simulado Educação e Filosofia | CONCURSO

Simulado Educação e Filosofia

Simulado Educação e Filosofia

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Este Simulado Educação e Filosofia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Educação e Filosofia
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Educação e Filosofia

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#220457
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(1,0) 1 - 

A epistemologia, por tratar da origem do conhecimento, é um campo vasto de estudo das várias áreas, inclusive na área pedagógica. O conhecimento tem um papel central em qualquer teoria da aprendizagem ou educacional. A questão fundamental é: como o ser humano constrói seu conhecimento? Ou ainda: o que é aprender? O que é conhecer? Como se relacionam aprender e conhecer? O que é necessário para aprender um assunto completamente novo? Como se passa de um conhecimento mais simples para um mais complexo?
No que diz respeito aos pressupostos epistemológicos de toda teoria educacional, é possível constatar basicamente três diferentes formas de representar a relação ensino-aprendizagem:

  • a) O empirismo, o inatismo e o construtivismo/interacionismo.
  • b) O empirismo, o ilusionismo e o tradicional.
  • c) O inatismo, o socialismo e o comunismo.
  • d) O construtivismo, o inatismo e o tradicional.
#220458
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(1,0) 2 - 

Atualmente, as experiências educacionais indicam que a escola deve promover entre seus alunos o exercício da plena cidadania e da participação. Essa participação deve ser baseada em uma educação de valores, consubstanciados por alguns fundamentos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A existência de regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade.

II. As regras existentes na escola devem viabilizar a convivência interna e com a sua comunidade, sendo claras e conhecidas por todos.

III. As regras devem ser vivenciadas coletivamente, como busca de alternativas para problemas enfrentados no cotidiano escolar.

IV. A participação na elaboração de regras é parte de uma vivência mais ampla de todos no contexto escolar e na comunidade.

  • a) Todas estão corretas.
  • b) Todas estão incorretas.
  • c) Apenas I está correta.
  • d) Apenas I e II estão corretas.
#220459
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(1,0) 3 - 

A educação escolar garante não apenas a aprendizagem em um sentido restrito, mas ainda é capaz de produzir desenvolvimento e ampliar as potencialidades humanas de professores e alunos. Todo esse processo se dá a partir das relações que se estabelecem na sala de aula. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

  • a) Não existe correspondência entre a qualidade das práticas pedagógicas e os diferentes tipos de relações interpessoais que se estabelecem cotidianamente entre professores e alunos.
  • b) As diferentes maneiras através das quais se constrói o encontro entre professores e alunos no espaço concreto da sala de aula, não influenciam o cotidiano do trabalho educativo.
  • c) Ao desempenhar sua função docente o professor está apenas ensinando determinados conteúdos, sem fundamentalmente, formar indivíduos, já que mais do que apenas um processo intersubjetivo, as relações interpessoais expressam toda uma rede de valores sociais que são inteiramente percebidos e desvelados.
  • d) A atividade educacional envolve um processo de formação que se constrói através de relações interpessoais mas, ao mesmo tempo, é também um processo de preparação dos alunos para o desenvolvimento destas relações (dentro e fora da escola) que orienta-se principalmente pela maneira como o professor concebe sua função e de como percebe os seus alunos.
#220460
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(1,0) 4 - 

A pedagogia é, etimologicamente, a condução das crianças. A configuração da pedagogia moderna, bem como a concepção geral de escola que a acompanha, dependeram de uma mudança de postura cultural e afetiva em relação às crianças. Um marco nessa mudança é o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que atribui a elas um modo de existência próprio.
Em relação a esse modo de existência, segundo Rousseau, a criança é um:

  • a) ser ainda não corrompido pelas convenções sociais e a escola deve cultivar sua liberdade natural;
  • b) ser voltado ao lazer, que deve ser formado no seio da família por meio de interações lúdicas e afetivas;
  • c) adulto incompleto, que a educação deve ajudar a formar por meio do engajamento no trabalho;
  • d) ser em que o apelo ao irracional direciona ao erro, devendo a educação desenvolver nela o intelecto;
#220461
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(1,0) 5 - 

Diskin e Roizman (2021) mencionam a importância do compromisso com a prática dos pilares explicitados no “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência”.

São considerados pilares para uma cultura de paz, exceto:

  • a) Respeitar a vida.
  • b) Ser generoso.
  • c) Ouvir para compreender.
  • d) Rejeitar o conflito.
#220462
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(1,0) 6 - 

A filósofa Marilena Chauí na apresentação “Os trabalhos da memória” do livro Memória e Sociedade: lembranças de velhos de Ecléa Bosi inicia afirmando: “O velho não tem armas. Nós é que temos de lutar por ele. Esta, acredito, é a sua tese, Ecléa”. E, ao mesmo tempo indagando: “Por que temos que lutar pelos velhos? Mas, se os velhos são os guardiões do passado, por que nós é que temos de lutar por eles?”. A resposta às indagações de Marilena Chauí sobre o porquê da luta social pelos velhos está

  • a) na sociedade capitalista que prioriza e guarda a lembrança, usa o braço servil do velho e acolhe seus conselhos.
  • b) na velhice que é a fonte de onde jorra a essência da cultura, ponto onde o passado se conserva e o presente se prepara.
  • c) na velhice como luta para continuar sendo homem com todas as garantias legitimadas e garantidas pela sociedade capitalista.
  • d) na sociedade capitalista que consagra o velho, mobilizando mecanismos por meio dos quais exalta a velhice.
#220463
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(1,0) 7 - 

A valorização dos profissionais da educação é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas redes públicas do Brasil. No caso das políticas de valorização dos profissionais do magistério, recomenda-se:

  • a) currículo específico para os cursos de formação de docentes, tendo por referência a Base Nacional Comum Curricular e o plano nacional de educação.
  • b) formação mínima para o exercício da docência na educação infantil e no ensino fundamental, se limitando ao nível médio, na modalidade normal.
  • c) obrigatoriedade da lei do piso salarial, por ser um dos instrumentos para enfrentar as desigualdades entre as redes públicas do país.
  • d) formação de profissionais da educação, com fundamento na associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço.
#220464
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(1,0) 8 - 

“Todos os ambientes devem ser desenhados de forma a promover a socialização e a integração entre indivíduos com diferentes condições físicas, mentais e sensoriais, de modo a não segregar ou excluir as pessoas”.

Adaptado de DISCHINGER, Marta (et al.). Desenho universal nas escolas: acessibilidade. SME, Florianópolis: Prelo, 2004. pág. 157.

Assinale a opção que identifica corretamente os direitos promovidos por uma arquitetura acessível no trecho citado.

  • a) Lazer e segurança.
  • b) Equidade e a participação.
  • c) Independência e recreação.
  • d) Tecnologia assistiva e conforto.
#220465
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(1,0) 9 - 

Segundo Antônio Joaquim Severino no artigo intitulado “A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação”, publicado em 2006 na Revista Educação e Pesquisa, “a ideia-força que predomina na Filosofia da Educação na Antiguidade é que a dimensão política é inteiramente derivada da qualidade ética dos sujeitos pessoais. É por isso mesmo que, desde Sócrates, a ética é a força motriz de todo investimento pedagógico”. Sobre a dimensão filosófica e sua relação com a educação na Antiguidade é correto afirmar que:

  • a) O conhecimento filosófico deseja o bem, ideia que gera conflito e se contrapõe à filosofia socrática.
  • b) A alma não está sujeita à ética e não se relaciona com as reflexões éticas da Antiguidade.
  • c) Não há relações possíveis da filosofia com a educação na Antiguidade.
  • d) Existia a crença de que se os indivíduos da pólis (cidade) se tornassem indivíduos éticos, a comunidade seria uma comunidade justa.
#220466
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(1,0) 10 - 

No que se refere às lutas de curta distância, de média distância e de longa distância, assinale opção correta.

  • a) As lutas de curta distância apresentam como característica o toque ao adversário e seus elementos técnicos são socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, defesas com membros superiores e inferiores, sendo constatadas nas modalidades muay thai, caratê, tae kwon do e kung fu.
  • b) As lutas de média distância apresentam como característica o agarre do adversário e a utilização de técnicas como rolamentos, quedas, imobilizações, chaves, sendo constatadas em modalidades como muay thai, caratê, tae kwon do e kung fu.
  • c) As lutas de longa distância apresentam como característica o uso de implementos como espada, bastões, sabre, florete, presentes em modalidades como esgrima e kung fu, entre outras, e suas técnicas requerem manuseio e domínio dos implementos.
  • d) As lutas de média distância apresentam como característica o toque em direção ao adversário e seus elementos técnicos são: rolamentos, quedas, imobilizações, chaves, sendo constatadas em modalidades como judô e jiu-jítsu.