Processando...

Simulado Educação Artística | CONCURSO

Simulado Educação Artística

📚 Simulado Educação Artística Diversas gratuito | cód.18084

O simulado . Concursos Diversos foi feito para quem quer estudar de forma estratégica e inteligente! 🤓

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#216146
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas. Esses princípios influenciaram o que se chamou:

  • a) “Movimento da Fruição da Arte”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Spencer.
  • b) “Movimento da Educação Artística”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Spencer.
  • c) “Movimento da Educação Cultural”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Read.
  • d) “Movimento da Arte, Cultura e Educação”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Read.
  • e) “Movimento da Educação por meio da Arte”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Read.
#216147
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN de Artes, as oportunidades de aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por:

  • a) debates e manifestações de educadores, na atual legislação educacional brasileira
  • b) vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens.
  • c) intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
  • d) criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio.
  • e) favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana.
#216148
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão ____________ esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível. Isso significa que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. Em: http://portal.mec.gov.br/seb/a...
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

  • a) Estética.
  • b) Poética.
  • c) Litúrgica.
  • d) Pátria.
  • e) Ecumênica.
#216149
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Fato marcante na história da Educação Artística em música, é que a partir dos anos 30 dominou o Canto Orfeônico, que teve à frente o compositor:

  • a) Haroldo Lobo.
  • b) David Nasser.
  • c) Villa-Lobos.
  • d) Assis Valente.
  • e) Noel Rosa.
#216150
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Ana Mae Barbosa (1991) propõe três aspectos da aprendizagem artística, denominados:

  • a) produtivo, crítico e cultural.
  • b) fruição, estesia e apreciação.
  • c) social, cultural e emocional.
  • d) realístico, abstrato e concreto.
  • e) filosófico, psicológico e teológico.
#216151
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Na área de linguagens, na Disciplina de Língua Portuguesa, temos a descrição da seguinte habilidade:

“A formação desse leitor-fruidor exige o desenvolvimento de habilidades, a vivência de experiências significativas e aprendizagens que, por um lado, permitam a compreensão dos modos de produção, circulação e recepção das obras e produções culturais e o desvelamento dos interesses e dos conflitos que permeiam suas condições de produção e, por outro lado, garantam a análise dos recursos linguísticos e semióticos necessária à elaboração da experiência estética pretendida”.

Dessa habilidade, especificamente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aponta algumas competências, das quais citamos:

I - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
II - Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendoos como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
III - Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.

Partindo da ideia de interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Artes, quais das competências, citadas, podem ser desenvolvidas por ambas as disciplinas?

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e III.
  • e) Nenhuma delas.
#216152
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

É importante que o componente curricular Arte leve em conta o diálogo entre as Linguagens do Ensino Fundamental e o diálogo com a literatura. Essa interação possibilita ao educando:

  • a) o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas, tais como as artes circenses, o cinema e a performance.
  • b) criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física.
  • c) troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção corporal.
  • d) projetar saberes se integrem, gerando experiências de aprendizagem básicas.
  • e) um trânsito criativo, fluido e desfragmentado entre as linguagens artísticas.
#216153
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Ao trabalhar a temática “Artes Integradas”, como alunos do Ensino Fundamental, são considerados objetos de conhecimento desse tema, exceto:

  • a) Processos de criação.
  • b) Patrimônio cultural.
  • c) Arte e tecnologia.
  • d) Materialidades.
  • e) Matrizes estéticas culturais.
#216154
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

É correto afirmar que, em Artes, a _________ trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

  • a) Criação.
  • b) Crítica.
  • c) Estesia.
  • d) Fruição.
  • e) Expressão.
#216155
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No Ensino das Artes, não é uma habilidade a ser desenvolvida na disciplina:

  • a) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
  • b) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
  • c) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
  • d) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
  • e) identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo humano, solidário, acrítico e contemporâneo.