Simulado Educação Artística | CONCURSO
Simulado Educação Artística
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Educação Artística não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Educação Artística
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Educação Artística foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Educação Artística
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Educação Artística
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Educação Artística e saiam na frente em seus estudos.
Questões Educação Artística
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Educação Artística, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Educação Artística
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #216146
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas. Esses princípios influenciaram o que se chamou:
- a) “Movimento da Fruição da Arte”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Spencer.
- b) “Movimento da Educação Artística”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Spencer.
- c) “Movimento da Educação Cultural”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Read.
- d) “Movimento da Arte, Cultura e Educação”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Read.
- e) “Movimento da Educação por meio da Arte”. Fundamentado principalmente nas ideias do filósofo inglês Herbert Read.
- #216147
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN de Artes, as oportunidades de aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por:
- a) debates e manifestações de educadores, na atual legislação educacional brasileira
- b) vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens.
- c) intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
- d) criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio.
- e) favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana.
- #216148
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão ____________ esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível. Isso significa que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. Em: http://portal.mec.gov.br/seb/a...
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
- a) Estética.
- b) Poética.
- c) Litúrgica.
- d) Pátria.
- e) Ecumênica.
- #216149
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Fato marcante na história da Educação Artística em música, é que a partir dos anos 30 dominou o Canto Orfeônico, que teve à frente o compositor:
- a) Haroldo Lobo.
- b) David Nasser.
- c) Villa-Lobos.
- d) Assis Valente.
- e) Noel Rosa.
- #216150
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Ana Mae Barbosa (1991) propõe três aspectos da aprendizagem artística, denominados:
- a) produtivo, crítico e cultural.
- b) fruição, estesia e apreciação.
- c) social, cultural e emocional.
- d) realístico, abstrato e concreto.
- e) filosófico, psicológico e teológico.
- #216151
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Na área de linguagens, na Disciplina de Língua Portuguesa, temos a descrição da seguinte habilidade:
“A formação desse leitor-fruidor exige o desenvolvimento de habilidades, a vivência de experiências significativas e aprendizagens que, por um lado, permitam a compreensão dos modos de produção, circulação e recepção das obras e produções culturais e o desvelamento dos interesses e dos conflitos que permeiam suas condições de produção e, por outro lado, garantam a análise dos recursos linguísticos e semióticos necessária à elaboração da experiência estética pretendida”.
Dessa habilidade, especificamente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aponta algumas competências, das quais citamos:
I - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
II - Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendoos como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
III - Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.
Partindo da ideia de interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Artes, quais das competências, citadas, podem ser desenvolvidas por ambas as disciplinas?
- a) I e II, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.
- e) Nenhuma delas.
- #216152
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
É importante que o componente curricular Arte leve em conta o diálogo entre as Linguagens do Ensino Fundamental e o diálogo com a literatura. Essa interação possibilita ao educando:
- a) o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas, tais como as artes circenses, o cinema e a performance.
- b) criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física.
- c) troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção corporal.
- d) projetar saberes se integrem, gerando experiências de aprendizagem básicas.
- e) um trânsito criativo, fluido e desfragmentado entre as linguagens artísticas.
- #216153
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Ao trabalhar a temática “Artes Integradas”, como alunos do Ensino Fundamental, são considerados objetos de conhecimento desse tema, exceto:
- a) Processos de criação.
- b) Patrimônio cultural.
- c) Arte e tecnologia.
- d) Materialidades.
- e) Matrizes estéticas culturais.
- #216154
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
É correto afirmar que, em Artes, a _________ trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
- a) Criação.
- b) Crítica.
- c) Estesia.
- d) Fruição.
- e) Expressão.
- #216155
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No Ensino das Artes, não é uma habilidade a ser desenvolvida na disciplina:
- a) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
- b) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
- c) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
- d) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
- e) identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo humano, solidário, acrítico e contemporâneo.