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Simulado Economia da Regulação | CONCURSO

Simulado Economia da Regulação

Simulado Economia da Regulação

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Este Simulado Economia da Regulação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Economia da Regulação
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Economia da Regulação

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#246444
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Economia da Regulação
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(1,0) 1 - 

Em relação à Avaliação de Impacto Regulatório (AIR), analise as assertivas abaixo.
I. Na realização da Análise de Custo-Benefício (ACB) devem ser incluídos e explicitados todos os impactos significativos da regulação, independentemente de serem quantificáveis os custos e benefícios associados. Devem ser explicitados apenas os impactos que podem ser monetizados, sendo especificado, tanto quanto possível, quem arca com os custos e quem aufere os benefícios. Esta ideia de explicitação é o princípio básico de transparência e de governança.
II. A AIR é uma ferramenta regulatória que examina e avalia os prováveis benefícios, custos e efeitos das regulações. É um processo sistemático de questionamento no início do processo de regulação, traduzido em um relatório analítico utilizado para aumentar o entendimento dos problemas, avaliar alternativas, apontar possíveis impactos indiretos da ação governamental.
III. A AIR é um instrumento formal que permite a explicitação dos problemas regulatórios, das opções disponíveis de política e das consequências das decisões regulatórias, em cada caso concreto, mediante a utilização de dados empíricos.
IV. A AIR é uma ferramenta que tem o condão de conferir estrutura, consistência, rigor e transparência à revisão regulatória e vem sendo amplamente utilizada no contexto internacional em programas de melhoria regulatória.

É correto o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) II, apenas.
  • e) II e IV, apenas.
#246445
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(1,0) 2 - 

O estabelecimento de regras particulares ou ações especí f icas implementadas por agências administrativas para interferir direta ou indiretamente em mecanismos de alocação de mercado, decisões de oferta e demanda de consumidores e produtores, define a Regulamentação dos Mercados, que tem como um de seus instrumentos:

  • a) os incentivos financeiros, por meio de impostos e subsídios.
  • b) o direito de exploração de ativos.
  • c) os recursos de livre acesso.
  • d) a estruturação dos mercados de concorrência imperfeita.
  • e) a organização industrial.
#246446
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(1,0) 3 - 

As formas de regulação da propriedade privada pelo Estado possuem falhas e benefícios potenciais associados. Algumas falhas potenciais desses processos são listadas a seguir. Assinale a opção que é uma falha potencial do processo de regulação executado por agência independente.

  • a) Monopólio estatal.
  • b) Captura das empresas públicas por políticos e sindicatos.
  • c) Orientação dos gestores públicos por metas ambíguas e inconsistentes.
  • d) Coordenação débil entre diferentes empresas públicas.
  • e) Captura dos reguladores pelas empresas reguladas.
#246447
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(1,0) 4 - 

Sobre os principais tipos de ação regulatória do Estado na economia, assinale a opção incorreta.

  • a) A regulação por estatização é aquela em que o Estado é proprietário de empresas ou setores inteiros da economia.
  • b) A regulação central é aquela na qual o Estado centraliza todo o seu poder de autorregulação.
  • c) A regulação que abrange as diversas formas de autorregulação, através de arranjos corporativistas.
  • d) Na regulação direta, o Estado exerce suas atividades regulatórias por intermédio de órgãos da administração centralizada, quando atuando em um contexto de regime de propriedade privada.
  • e) A regulação pública com regime de propriedade privada, baseada na criação de entidades dotadas de autonomia, as agências reguladoras.
#246448
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(1,0) 5 - 

Analise as seguintes afirmativas sobre a importância e os objetivos da regulação, tomando por base Giambiagi & Além (2011), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A necessidade de um sistema regulador eficiente é fundamental à medida que o processo de privatização chega à prestação dos chamados serviços de utilidade púbica. Estes constituem o foco de atuação da regulação estatal.

( ) A diferenciação entre poder concedente e poder regulador é importante, porque eles não podem, em nenhuma circunstância, ser exercidos conjuntamente. O primeiro é o titular da obrigação da prestação do serviço, e segundo é responsável pelo planejamento.

( ) Uma vez que o poder concedente se decide pela concessão de serviços sob o regime de monopólio, ele tem de dar andamento ao processo de concessão, a qual, após executada, é avaliada pelo poder regulador, que faz cumprir as condições do contrato.

( ) O poder regulador tem a obrigação de zelar pelas regras estabelecidas setorialmente para a prestação dos serviços de utilidade pública por parte de terceiros, garantindo a qualidade do serviço a ser prestado a um preço justo.

( ) Cabe ao órgão regulador a defesa e interpretação das regras, além da sugestão de novas regras que facilitem as relações e resolvam os conflitos entre os atores – incluindo também os possíveis conflitos com o poder concedente.

Assinale a sequência CORRETA.

  • a) V F V F V
  • b) F V F V F
  • c) V F F V V
  • d) F V V F F
  • e) F F V F V
#246449
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(1,0) 6 - 

O teorema de Coase

  • a) refere-se à obtenção da eficiência econômica por meio da regulamentação governamental impositora de permissões transferíveis.
  • b) envolve negociação entre agentes privados, em que um deles cede parte de seus lucros para a obtenção de um ganho social maior.
  • c) nomeia uma solução subótima, uma vez que não proporciona resultado econômico eficiente.
  • d) aplica-se a negociações entre particulares, sem custos para as partes envolvidas.
  • e) propõe soluções negociadas para situações em concorrência perfeita, em que o direito de propriedade não está bem especificado.
#246450
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(1,0) 7 - 

É correto afirmar que, em relação à teoria de regulação de mercados,

  • a) o revenue cap é um método de regulação que fixa um teto para o volume de vendas das empresas reguladas.
  • b) na regulação por padrão de comparação (yardstick regulation), a agência reguladora tem acesso aos balanços anuais e fixa os preços para o ano seguinte, com base no desempenho das empresas mais eficientes, acrescidos de uma margem de tolerância.
  • c) essencial facilities são incentivos fiscais dados pelas agências reguladoras para monopólios naturais que produzem bens e serviços essenciais.
  • d) uma das principais facilidades encontradas pelas agências reguladoras para fixar tarifas decorre da inexistência de assimetria da informação entre elas e as empresas reguladas.
  • e) o sistema de regulação da qualidade do bem ou serviço oferecido pelo setor regulado raramente é utilizado em conjugação com o sistema do price cap, uma vez que este último já tem mecanismos que estimulam as empresas a melhorarem a qualidade.
#246451
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(1,0) 8 - 

Na regra de tarifação com base no custo marginal, no caso em que a indústria regulada produz bens e serviços múltiplos, para que a alocação de recursos satisfaça a condição de second best, a fixação de preços deve ser feita obedecendo-se à regra de

  • a) Fisher-Pareto.
  • b) Marshall-Edgeworth.
  • c) Ramsey-Boiteux.
  • d) Khan-Laffont.
  • e) Khan-Johnson.
#246452
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(1,0) 9 - 

No modelo de regulamentação de preços conhecido como “price cap”,

  • a) são exigidas mais informações sobre a estrutura de mercado das empresas reguladas do que na utilização da técnica do custo do serviço.
  • b) não enseja potenciais conflitos entre o órgão regulador e as indústrias reguladas, já que estas últimas reconhecem o poder de regulamentação do primeiro e a ele se submetem.
  • c) o órgão regulador não se preocupa com os ganhos de produtividade das indústrias reguladas, porque essa técnica visa incentivar a absorção deles pela própria indústria.
  • d) um dos principais objetivos do órgão regulador neste tipo de técnica é incentivar a redução dos custos das indústrias reguladas.
  • e) não é levada em conta a taxa da inflação da economia, já que a tarifa é aplicada apenas à indústria regulada.
#246453
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(1,0) 10 - 

Na teoria da regulação de mercados, o denominado efeito Averch-Johnson consiste em

  • a) utilizar como critério de fixação da tarifa um teto de receitas, com o objetivo que as indústrias de utilidade pública ser tornem mais eficientes, reduzindo seus custos, com a finalidade de maximizar seus lucros.
  • b) alocação de técnicas intensivas em capital, pelas indústrias de utilidade pública, reguladas com a finalidade de aumentarem suas receitas e lucros quando é adotado o critério da taxa de retorno sobre o capital investido para fixação das tarifas.
  • c) distorções tarifárias derivadas das pressões políticas que as indústrias de utilidade pública exercem sobre os órgãos reguladores, com o objetivo de aumentar a sua margem de lucro sem melhorar a qualidade do serviço oferecido.
  • d) desconsideração dos investimentos que seriam necessários para a expansão da indústria na base de capital que servirá para a aplicação da taxa de retorno a ser fixada pela agência regulatória a fim de determinação da tarifa do serviço público.
  • e) diminuição da assimetria de informações entre as indústrias reguladas e os órgãos reguladores por meio de auditorias específicas permanentes, que forneçam a estes últimos melhores informações para a fixação das tarifas.