Simulado Economia da Regulação | CONCURSO
Simulado Economia da Regulação
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Economia da Regulação não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Economia da Regulação
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Economia da Regulação foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Economia da Regulação
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Economia da Regulação
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Economia da Regulação e saiam na frente em seus estudos.
Questões Economia da Regulação
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Economia da Regulação, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Economia da Regulação
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #231127
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Economia da Regulação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em relação à Avaliação de Impacto Regulatório (AIR), analise as assertivas abaixo.
I. Na realização da Análise de Custo-Benefício (ACB) devem ser incluídos e explicitados todos os impactos significativos da regulação, independentemente de serem quantificáveis os custos e benefícios associados. Devem ser explicitados apenas os impactos que podem ser monetizados, sendo especificado, tanto quanto possível, quem arca com os custos e quem aufere os benefícios. Esta ideia de explicitação é o princípio básico de transparência e de governança.
II. A AIR é uma ferramenta regulatória que examina e avalia os prováveis benefícios, custos e efeitos das regulações. É um processo sistemático de questionamento no início do processo de regulação, traduzido em um relatório analítico utilizado para aumentar o entendimento dos problemas, avaliar alternativas, apontar possíveis impactos indiretos da ação governamental.
III. A AIR é um instrumento formal que permite a explicitação dos problemas regulatórios, das opções disponíveis de política e das consequências das decisões regulatórias, em cada caso concreto, mediante a utilização de dados empíricos.
IV. A AIR é uma ferramenta que tem o condão de conferir estrutura, consistência, rigor e transparência à revisão regulatória e vem sendo amplamente utilizada no contexto internacional em programas de melhoria regulatória.
É correto o que se afirma em:
- a) I, apenas.
- b) I, III e IV, apenas.
- c) II, III e IV, apenas.
- d) II, apenas.
- e) II e IV, apenas.
- #231128
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Economia da Regulação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O estabelecimento de regras particulares ou ações especí f icas implementadas por agências administrativas para interferir direta ou indiretamente em mecanismos de alocação de mercado, decisões de oferta e demanda de consumidores e produtores, define a Regulamentação dos Mercados, que tem como um de seus instrumentos:
- a) os incentivos financeiros, por meio de impostos e subsídios.
- b) o direito de exploração de ativos.
- c) os recursos de livre acesso.
- d) a estruturação dos mercados de concorrência imperfeita.
- e) a organização industrial.
- #231129
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Economia da Regulação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
As formas de regulação da propriedade privada pelo Estado possuem falhas e benefícios potenciais associados. Algumas falhas potenciais desses processos são listadas a seguir. Assinale a opção que é uma falha potencial do processo de regulação executado por agência independente.
- a) Monopólio estatal.
- b) Captura das empresas públicas por políticos e sindicatos.
- c) Orientação dos gestores públicos por metas ambíguas e inconsistentes.
- d) Coordenação débil entre diferentes empresas públicas.
- e) Captura dos reguladores pelas empresas reguladas.
- #231130
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Economia da Regulação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Sobre os principais tipos de ação regulatória do Estado na economia, assinale a opção incorreta.
- a) A regulação por estatização é aquela em que o Estado é proprietário de empresas ou setores inteiros da economia.
- b) A regulação central é aquela na qual o Estado centraliza todo o seu poder de autorregulação.
- c) A regulação que abrange as diversas formas de autorregulação, através de arranjos corporativistas.
- d) Na regulação direta, o Estado exerce suas atividades regulatórias por intermédio de órgãos da administração centralizada, quando atuando em um contexto de regime de propriedade privada.
- e) A regulação pública com regime de propriedade privada, baseada na criação de entidades dotadas de autonomia, as agências reguladoras.
- #231131
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Economia da Regulação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Analise as seguintes afirmativas sobre a importância e os objetivos da regulação, tomando por base Giambiagi & Além (2011), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A necessidade de um sistema regulador eficiente é fundamental à medida que o processo de privatização chega à prestação dos chamados serviços de utilidade púbica. Estes constituem o foco de atuação da regulação estatal.
( ) A diferenciação entre poder concedente e poder regulador é importante, porque eles não podem, em nenhuma circunstância, ser exercidos conjuntamente. O primeiro é o titular da obrigação da prestação do serviço, e segundo é responsável pelo planejamento.
( ) Uma vez que o poder concedente se decide pela concessão de serviços sob o regime de monopólio, ele tem de dar andamento ao processo de concessão, a qual, após executada, é avaliada pelo poder regulador, que faz cumprir as condições do contrato.
( ) O poder regulador tem a obrigação de zelar pelas regras estabelecidas setorialmente para a prestação dos serviços de utilidade pública por parte de terceiros, garantindo a qualidade do serviço a ser prestado a um preço justo.
( ) Cabe ao órgão regulador a defesa e interpretação das regras, além da sugestão de novas regras que facilitem as relações e resolvam os conflitos entre os atores – incluindo também os possíveis conflitos com o poder concedente.
Assinale a sequência CORRETA.
- a) V F V F V
- b) F V F V F
- c) V F F V V
- d) F V V F F
- e) F F V F V