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Simulado EBSERH | Técnico em Enfermagem (HUGG-UNIRIO) | CONCURSO

Simulado EBSERH | Técnico em Enfermagem (HUGG-UNIRIO)

SIMULADO EBSERH | TÉCNICO EM ENFERMAGEM

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso EBSERH para o cargo de Técnico em Enfermagem .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBFC  para o concurso EBSERH. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Enfermagem , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado EBSERH | Técnico em Enfermagem contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso EBSERH.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#99212
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

Texto I

Vivendo e...

  Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, e quanto mais jogá-la com a precisão que eu tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude. Gude era gude. 

  Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei que jeito é esse. [...] 

 

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001)
Utilize o Texto I para responder a questão.
Os verbos “sabia” e “Duvido”, no início do texto, apontam para dois momentos distintos na vida do narrador. Tais verbos estão flexionados, respectivamente, no:

  • a) pretérito perfeito e presente.
  • b) pretérito mais-que-perfeito e pretérito perfeito.
  • c) pretérito perfeito e futuro do pretérito.
  • d) pretérito imperfeito e futuro do pretérito.
  • e) pretérito imperfeito e presente.
#99213
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Texto I

Vivendo e...

  Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, e quanto mais jogá-la com a precisão que eu tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude. Gude era gude. 

  Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei que jeito é esse. [...] 

 

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001)
Utilize o Texto I para responder a questão.
A partir da leitura atenta do texto, percebe-se um posicionamento sobre o tema e é possível concluir que:

  • a) há uma valorização da experiência adulta em detrimento da infância inocente.
  • b) se revela o quanto as crianças são enganadas por não conhecerem tudo.
  • c) ocorre a indicação de que o aprendizado infantil é sempre muito útil ao adulto.
  • d) se privilegia mais a experiência da infância do que a racionalidade dos adultos.
  • e) ignora-se completamente o aprendizado da infância para inserir-se no mundo adulto.
#99214
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Texto I

Vivendo e...

  Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, e quanto mais jogá-la com a precisão que eu tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude. Gude era gude. 

  Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei que jeito é esse. [...] 

 

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001)
Utilize o Texto I para responder a questão.
Para relacionar as orações, em “Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais”, o autor faz uso de uma conjunção que deve ter seu sentido inferido pelo contexto. Trata-se do valor semântico de:

  • a) adição.
  • b) conclusão.
  • c) explicação.
  • d) alternância.
  • e) oposição.v
#99216
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
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(1,0) 4 - 

Texto I

Vivendo e...

  Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, e quanto mais jogá-la com a precisão que eu tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude. Gude era gude. 

  Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei que jeito é esse. [...] 

 

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001)
Utilize o Texto I para responder a questão.
O emprego das reticências no título, sugere:

  • a) a incapacidade do autor em completar a ideia
  • b) a caracterização de uma enumeração infinita.
  • c) um convite para que o leitor reflita sobre o tema.
  • d) a sinalização de um questionamento do leitor.
  • e) a representação de uma ideia polêmica.
#99219
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

Considere o fragmento abaixo para responder à questão seguinte.

“Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos.” (2º§)

Os dois termos destacados cumprem papel sintático adverbial e expressam os seguintes valores semânticos respectivamente:

  • a) causa e meio.
  • b) modo e meio.
  • c) meio e lugar.
  • d) lugar e modo.
  • e) modo e lugar.
#99221
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 6 - 

Considere o fragmento abaixo para responder à questão seguinte.

“Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos.” (2º§)

Os verbos que se encontram na forma nominal de gerúndio contribuem para a representação de uma ação que sinaliza:

  • a) um processo.
  • b) uma interrupção.
  • c) um passado remoto.
  • d) uma possibilidade.
  • e) uma descontinuidade.
#99225
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 7 - 

Utilize o Texto II para responder a questão.

Texto II
Maria chorando ao telefone

  O telefone toca aqui em casa, atendo, uma voz de mulher estranhíssima pergunta por mim, e antes que eu tome providências para dizer que é minha irmã que fala, ela me diz: é você mesma. O jeito foi eu ficar sendo eu própria. Mas... ela chorava? Ou o quê? Pois a voz era claramente de choro contido. “Porque você escreveu dizendo que não ia mais escrever romances.” “Não se preocupe, meu bem, talvez eu escreva mais uns dois ou três, mas é preciso saber parar. Que é que você já leu de mim?“ “Quase tudo, só falta A cidade sitiada e A legião estrangeira.” “Não chore, venha buscar aqui os dois livros.” “Não vou não, vou comprar.” ”Você está bobeando, eu estou oferecendo de graça dois livros autografados e mais um cafezinho ou um uísque.” [...]
(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)
No trecho “e antes que eu tome providências para dizer que é minha irmã que fala,”, percebe-se uma clara intenção da narradora que corresponde:

  • a) ao desejo de não mais escrever seus romances.
  • b) à intenção de mudar seu estilo de vida e ser como a irmã.
  • c) à tentativa de irritar a pessoa que havia ligado.
  • d) à vontade de não conversar com quem estava ao telefone.
  • e) ao hábito de promover a divulgação de suas obras.
#99227
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 8 - 

Utilize o Texto II para responder a questão.

Texto II
Maria chorando ao telefone

  O telefone toca aqui em casa, atendo, uma voz de mulher estranhíssima pergunta por mim, e antes que eu tome providências para dizer que é minha irmã que fala, ela me diz: é você mesma. O jeito foi eu ficar sendo eu própria. Mas... ela chorava? Ou o quê? Pois a voz era claramente de choro contido. “Porque você escreveu dizendo que não ia mais escrever romances.” “Não se preocupe, meu bem, talvez eu escreva mais uns dois ou três, mas é preciso saber parar. Que é que você já leu de mim?“ “Quase tudo, só falta A cidade sitiada e A legião estrangeira.” “Não chore, venha buscar aqui os dois livros.” “Não vou não, vou comprar.” ”Você está bobeando, eu estou oferecendo de graça dois livros autografados e mais um cafezinho ou um uísque.” [...]
(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)
Na fala “Quase tudo,  falta A cidade sitiada e A legião estrangeira”, o vocábulo em destaque denota um sentido de:

  • a) retificação.
  • b) explicação.
  • c) exclusão.
  • d) adição.
  • e) anulação.
#99230
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 9 - 

Utilize o Texto II para responder a questão.

Texto II
Maria chorando ao telefone

  O telefone toca aqui em casa, atendo, uma voz de mulher estranhíssima pergunta por mim, e antes que eu tome providências para dizer que é minha irmã que fala, ela me diz: é você mesma. O jeito foi eu ficar sendo eu própria. Mas... ela chorava? Ou o quê? Pois a voz era claramente de choro contido. “Porque você escreveu dizendo que não ia mais escrever romances.” “Não se preocupe, meu bem, talvez eu escreva mais uns dois ou três, mas é preciso saber parar. Que é que você já leu de mim?“ “Quase tudo, só falta A cidade sitiada e A legião estrangeira.” “Não chore, venha buscar aqui os dois livros.” “Não vou não, vou comprar.” ”Você está bobeando, eu estou oferecendo de graça dois livros autografados e mais um cafezinho ou um uísque.” [...]
(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)
Em função do contexto em que os fatos são contados, a percepção sensorial é explorada. Desse modo, um dos sentidos ganha potencial expressividade. Trata-se:

  • a) da audição.
  • b) do olfato.
  • c) do tato.
  • d) do paladar.
  • e) da visão.
#99231
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 10 - 

Utilize o Texto II para responder a questão.

Texto II
Maria chorando ao telefone

  O telefone toca aqui em casa, atendo, uma voz de mulher estranhíssima pergunta por mim, e antes que eu tome providências para dizer que é minha irmã que fala, ela me diz: é você mesma. O jeito foi eu ficar sendo eu própria. Mas... ela chorava? Ou o quê? Pois a voz era claramente de choro contido. “Porque você escreveu dizendo que não ia mais escrever romances.” “Não se preocupe, meu bem, talvez eu escreva mais uns dois ou três, mas é preciso saber parar. Que é que você já leu de mim?“ “Quase tudo, só falta A cidade sitiada e A legião estrangeira.” “Não chore, venha buscar aqui os dois livros.” “Não vou não, vou comprar.” ”Você está bobeando, eu estou oferecendo de graça dois livros autografados e mais um cafezinho ou um uísque.” [...]
(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)
No trecho “Você está bobeando”, percebe-se que, com o emprego do pronome de tratamento, a autora consegue

  • a) dirigir-se aos leitores de modo geral.
  • b) fazer referência a um interlocutor específico
  • c) criar uma intervenção formal no diálogo.
  • d) afastar-se de um projeto de leitor ideal.
  • e) mostrar que não tem intimidade com quem fala.
#99235
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 11 - 

Paulo gastou 40% de 3/5 de seu salário e ainda lhe restou R$ 570,00. Nessas condições o salário de Paulo é igual a:

  • a) R$ 2.375,00
  • b) R$ 750,00
  • c) R$ 1.240,00
  • d) R$ 1.050,00
  • e) R$ 875,00
#99240
Banca
IBFC
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Concurso
EBSERH
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(1,0) 12 - 

Considerando a sequência de figuras @, % , &, # , @, %, &, #,..., podemos dizer que a figura que estará na 117ª posição será:

  • a) @
  • b) %
  • c) &
  • d) #
  • e) $
#99243
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 13 - 

Numa academia de ginástica, 120 frequentadores praticam natação ou musculação. Sabe-se que 72 praticam natação e 56 praticam musculação. Desse modo, o total de frequentadores que praticam somente musculação é:

  • a) 8
  • b) 64
  • c) 52
  • d) 36
  • e)   48
#99249
Banca
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Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 14 - 

Assinale a alternativa incorreta com relação aos conectivos lógicos:

  • a) Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então a conjunção entre elas têm valor lógico falso
  • b) Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então a disjunção entre elas têm valor lógico falso
  • c) Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o condicional entre elas têm valor lógico verdadeiro
  • d) Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o bicondicional entre elas têm valor lógico falso
  • e) Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o bicondicional entre elas têm valor lógico verdadeiro
#99252
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
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(1,0) 15 - 

De acordo com a equivalência lógica, a negação da frase “Ana é dentista ou não fez universidade” é:

  • a) Ana não é dentista ou fez universidade
  • b) Ana não é dentista e não fez universidade
  • c) Ana não é dentista e fez universidade
  • d) Ana é dentista ou fez universidade
  • e) Se Ana é dentista, então não fez universidade