Processando...

Simulado EBSERH | Psicólogo – Área: Organizacional | CONCURSO

Simulado EBSERH | Psicólogo – Área: Organizacional

SIMULADO EBSERH | PSICÓLOGO – ÁREA: ORGANIZACIONAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso EBSERH para o cargo de Psicólogo – Área: Organizacional.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso EBSERH . Estas questões são especificamente para o cargo de Psicólogo – Área: Organizacional, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado EBSERH | Psicólogo – Área: Organizacional contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso EBSERH .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#58936
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

A respeito de lógica proposicional, julgue o item que se segue.

 

Se P, Q e R forem proposições simples e se ~R indicar a negação da proposição R, então, independentemente dos valores lógicos V = verdadeiro ou F = falso de P, Q e R, a proposição P? Q?(~R) será sempre V.

#58937
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

A respeito de lógica proposicional, julgue o item que se segue.

 

A negação da proposição “Se o fogo for desencadeado por curto-circuito no sistema elétrico, será recomendável iniciar o combate às chamas com extintor à base de espuma.” é equivalente à proposição “O fogo foi desencadeado por curto-circuito no sistema elétrico e não será recomendável iniciar o combate às chamas com extintor à base de espuma.”

#58938
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

 

Se o levantamento de necessidades focalizar as competências individuais, deverá considerar não as lacunas nos repertórios de conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao bom desempenho, mas o próprio desempenho no trabalho.

#58939
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

 

Uma maneira de se levantarem necessidades de desenvolvimento de competências é questionar os trabalhadores sobre os cursos que desejam realizar no futuro; outra, é solicitar que ordenem suas demandas de treinamento consultando uma lista prévia de cursos.

#58940
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

 

O método da análise de problemas de desempenho é útil quando demandas não previstas nos planos organizacionais de capacitação emergem das unidades e trabalhadores; essas demandas só serão revertidas em treinamentos se resultarem de lacunas nas capacidades dos indivíduos, e não de problemas motivacionais ou contextuais.

#58941
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

 

Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).

#58942
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

 

Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.

#58943
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

 

Treinamento, educação e desenvolvimento se distinguem por visarem conteúdos instrucionais diferentes: o treinamento atualiza o repertório de conhecimentos dos indivíduos; a educação os torna hábeis para desafios futuro no trabalho; e o desenvolvimento ajusta as atitudes dos trabalhadores conforme os valores organizacionais.

#58944
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

 

Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação.

#58945
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

 

A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados. 

#58946
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

 

Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.

#58947
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

 

Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.

#58948
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

 

A crença de que as pessoas não são confiáveis, a maior valorização do trabalho administrativo em detrimento do manual e a restrição da autonomia gerencial são características, respectivamente, de uma cultura organizacional individualista, com alta distância do poder e com nível elevado de incerteza.

#58949
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

 

No caso da cultura da organização ser marcada por um alto nível de incerteza e por uma orientação de curto-prazo, os programas de treinamentos tenderão a ser mais exitosos do que os programas de educação corporativa. 

#58950
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EBSERH
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

 

No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.