Simulado DPE-PI de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado DPE-PI gratuito | cód.9521
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🧪 Este Simulado DPE-PI foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: DPE-PI
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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📖 Questões DPE-PI
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #138055
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DPE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
De acordo com o CONANDA, os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente devem exercer suas funções em rede, a partir de três eixos estratégicos de ação, os quais incluem
- a) a defesa dos direitos humanos.
- b) a garantia da integridade física e mental das crianças e dos adolescentes em situação de risco.
- c) a promoção das ações afirmativas.
- d) o controle e a efetivação das políticas públicas.
- e) o resgate de crianças e adolescentes em situação de perigo.
- #138056
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DPE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Entre outras obrigações, as entidades que desenvolvem programas de internação para menores devem
- a) observar os direitos e as garantias de que são titulares as crianças.
- b) oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e os objetos necessários à higiene pessoal.
- c) comunicar às autoridades competentes todos os casos em que foi necessária a adoção de restrições a direitos que não tenham sido restringidos na decisão de internação de adolescentes.
- d) reavaliar periodicamente cada caso, com intervalo mínimo de um ano, dando ciência dos resultados ao CONANDA.
- e) assegurar as medidas profiláticas e contraceptivas necessárias à visitação íntima.
- #138057
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DPE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
As entidades de atendimento que desenvolvem programas de abrigo para crianças e adolescentes devem
- a) providenciar, sempre que possível, a transferência dos grupos de irmãos desmembrados para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados.
- b) preservar os vínculos familiares, dar atendimento personalizado em pequenos grupos, bem como desenvolver atividades em regime de coeducação.
- c) evitar, sempre que possível, o contato das crianças e dos adolescentes abrigados com a família de origem.
- d) participar das atividades políticas da localidade onde se encontrem inseridas.
- e) evitar a participação de pessoas da comunidade no processo educativo das crianças e dos adolescentes abrigados.
- #138058
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DPE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA
- a) reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
- b) baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foram estabelecidas as Diretrizes das Nações Unidas para a Prevenção da Delinquência Juvenil e o critério cronológico da psicologia evolutiva para diferenciar crianças, adolescentes e jovens adultos.
- c) aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
- d) utilizou-se da tipologia de Enrico Ferri para definir os critérios capazes de estipular o grau de periculosidade dos menores infratores e o consequente risco social de sua permanência no seio da sociedade.
- e) afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
- #138059
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DPE-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, a educação é um dever da família e do Estado e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. À vista dessa informação, assinale a opção correta.
- a) O ensino fundamental deve ser ministrado com base no princípio do monismo pedagógico e da centralização decisória.
- b) Os conselheiros tutelares têm a incumbência de notificar ao DP e este ao juiz competente da comarca e ao respectivo representante do MP a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas às aulas acima de 50% do percentual permitido em lei.
- c) Os conteúdos curriculares da educação básica organizam-se segundo o princípio do capitalismo social, do cooperativismo, do empreendedorismo e do empoderamento.
- d) O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o MP, acionar o poder público para exigi-lo.
- e) O currículo do ensino fundamental inclui, obrigatoriamente, conteúdo que trate do ECA, com aulas teóricas a serem ministradas na instituição de ensino, pública ou privada, e aulas práticas, que acontecem nas entidades de atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de risco, visando facilitar o convívio e a integração destes com as crianças e os adolescentes em situação regular.