Simulado DMAE - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO DMAE - MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso DMAE - MG.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da DMAE - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores DMAE - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado DMAE - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso DMAE - MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso DMAE - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO DMAE - MG
Para realizar o simulado DMAE - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado DMAE - MG você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para DMAE - MG é aqui!
- #161633
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DMAE - Porto Alegre-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
O balanço hídrico refere-se à contabilização da água no solo, e sua representação gráfica tem como objetivo a determinação dos períodos com excedentes ou deficiências deste recurso visando auxiliar as necessidades agrícolas, além da compreensão do ciclo hidrológico local. Na imagem a seguir, é apresentado o balanço hídrico climatológico normal anual da cidade de Ribeirão Preto – SP.
Disponível em: <http://www.leb.esalq.usp.br/aulas/lce306/MeteorAgricola_Apostila2007.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2020 (Adaptação)
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
- a) A representação do balanço hídrico climatológico normal anual da cidade de Ribeirão Preto – SP é simplificada, pois apresenta em linhas distintas os dados de precipitação, evapotranspiração potencial e evapotranspiração real.
- b) No começo do período seco, o solo tem água suficiente para atender à demanda atmosférica, porém, no final de maio, a precipitação é menor que a evapotranspiração potencial, o que resulta em restrição hídrica.
- c) O período com excedente hídrico indica que as chuvas foram maiores que a evapotranspiração potencial, e esta última é menor que a evapotranspiração real, pois não houve restrição de água no solo.
- d) No começo do período chuvoso, as primeiras precipitações são utilizadas para compor o excedente hídrico e não há reposição de água no solo, pois houve perda da capacidade de campo.
- #161634
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DMAE - Porto Alegre-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Diante da grande expansão das áreas irrigadas no Brasil, torna-se primordial o uso de técnicas que possibilitam o adequado manejo da água no sistema solo-planta-atmosfera. A capacidade de infiltração do solo limita a quantidade de água aplicada em projetos de irrigação, uma vez que a velocidade de infiltração varia de um valor máximo, quando o solo está seco, a um valor mínimo, depois de saturado.
Disponível em: <
>. Acesso em: 14 jan. 2020.
Considerando a movimentação de água no perfil do solo, conforme a imagem, assinale a alternativa correta.
- a) A evapotranspiração ocorre no topo da zona saturada, ou seja, na zona onde os espaços entre as partículas de solo contêm tanto ar como água.
- b) A recarga dos aquíferos ocorre quando a infiltração atinge a zona insaturada e passa a contribuir para o aumento da água armazenada.
- c) Na zona saturada, os poros ou fraturas das formações rochosas estão parcialmente preenchidos por água.
- d) A evaporação direta e a evapotranspiração são mecanismos de devolução de água infiltrada no solo para a atmosfera.
- #161635
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DMAE - Porto Alegre-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O modelo de desenvolvimento adotado desde a Revolução Industrial trouxe impactos significativos na qualidade de vida dos seres humanos. Desde então, o crescimento econômico tem ocorrido de forma desordenada, sem planejamento e à custa de níveis crescentes de poluição e degradação ambiental. A consciência crítica sobre o modo de vida e a interferência no meio ambiente devem ser repensados por meio da reflexão sobre as ações do homem.
Considerando o tema educação ambiental, sociedade e ambiente, uma forma de desenvolver o pensamento crítico em relação ao meio ambiente é
- a) se comprometendo com a educação ambiental, a fim de fortalecer os conceitos de cidadania sem comprometer o modo de vida daqueles que buscam o mundo capitalista.
- b) impondo a consciência crítica sobre o papel do homem na natureza.
- c) analisando criticamente os direitos e deveres de cada cidadão, mobilizando a participação social e a representatividade do coletivo na busca da melhor qualidade de vida.
- d) definindo ações em busca da sustentabilidade ambiental, que afeta negativamente o crescimento econômico da sociedade atual que tem suas bases em um sistema capitalista.
- #161636
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DMAE - Porto Alegre-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O Brasil se destaca na produção de grãos de milho. Todavia, para se ter boa produtividade, é necessário amplo conhecimento sobre a cultura.
Em relação às doenças que acometem a cultura do milho, assinale a alternativa incorreta.
- a) A ferrugem comum, causada pelo fungo Puccinia sorghi, manifesta seus sintomas somente na face adaxial das folhas e caracteriza-se pela presença de pústulas arredondadas ou ovais, com produção de uredósporos de coloração amarelada a castanha.
- b) Para o controle do carvão comum (Ustilago maydis), recomenda-se o uso de cultivares resistentes e com bom empalhamento de espiga. Recomenda-se também evitar doses excessivas de nitrogênio, evitar injúria por tratos culturais, controlar lagartas que afetam as espigas e fazer rotação de culturas em áreas com alta incidência da doença.
- c) O sintoma da mancha foliar de Phaeosphaeria (Phaeosphaeria maydis) caracteriza-se, inicialmente, por lesões pequenas e cloróticas. Posteriormente, as lesões tornam-se maiores, com até 2 cm, de formato arredondado a oblongo, com coloração esbranquiçada com bordos escuros.
- d) A ocorrência da podridão do colmo, causada por Diplodia maydis, é mais frequente em cultivares suscetíveis plantados sob condições de deficiência hídrica antes da polinização, seguida de período chuvoso. Solos com deficiência de potássio proporcionam aumento da incidência e da severidade da doença.
- #161637
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DMAE - Porto Alegre-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
São vários os fatores que causam a degradação do solo, sendo que alguns deles causam degradação direta e outros contribuem para que esta ocorra. A erosão, por exemplo, tem como causa direta a ação da água e / ou do vento. Essa ação é possível devido às ações antrópicas (desmatamento, corte de encosta etc) e / ou naturais (declividade, textura do solo, etc). O projeto GLASOD (Global Assessment of Human-induced Soil Degradation) quantificou o impacto das atividades humanas prejudiciais ao solo e classificou-as em cinco grandes categorias.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o(s) impacto(s) descrito(s) na primeira categoria definida pelo projeto GLASOD.
- a) Desmatamento para a agricultura ou pastagens.
- b) Superexploração da vegetação para uso doméstico.
- c) Atividades (bio)industriais que causam poluição.
- d) Superpastoreio que destrói a camada do solo, causa compactação e acelera a invasão de espécies arbustivas indesejáveis.