Processando...

Simulado DMAE - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado DMAE - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado DMAE - Porto Alegre-RS gratuito | cód.11015

Prepare-se com inteligência: resolva o simulado DMAE - Porto Alegre-RS agora mesmo! 🧠

 

🔗 Vejam mais simulados DMAE - Porto Alegre-RS

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado DMAE - Porto Alegre-RS foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado DMAE - Porto Alegre-RS e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões DMAE - Porto Alegre-RS

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso DMAE - Porto Alegre-RS


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso DMAE - Porto Alegre-RS. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre DMAE - Porto Alegre-RS


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso DMAE - Porto Alegre-RS.

Ver apostilas para DMAE - Porto Alegre-RS


📢 Concursos Abertos para DMAE - Porto Alegre-RS

Veja os concursos abertos da instituição DMAE - Porto Alegre-RS. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para DMAE - Porto Alegre-RS


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#161633
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DMAE - Porto Alegre-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

O balanço hídrico refere-se à contabilização da água no solo, e sua representação gráfica tem como objetivo a determinação dos períodos com excedentes ou deficiências deste recurso visando auxiliar as necessidades agrícolas, além da compreensão do ciclo hidrológico local. Na imagem a seguir, é apresentado o balanço hídrico climatológico normal anual da cidade de Ribeirão Preto – SP.

Disponível em: <http://www.leb.esalq.usp.br/aulas/lce306/MeteorAgricola_Apostila2007.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2020 (Adaptação)

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

  • a) A representação do balanço hídrico climatológico normal anual da cidade de Ribeirão Preto – SP é simplificada, pois apresenta em linhas distintas os dados de precipitação, evapotranspiração potencial e evapotranspiração real.
  • b) No começo do período seco, o solo tem água suficiente para atender à demanda atmosférica, porém, no final de maio, a precipitação é menor que a evapotranspiração potencial, o que resulta em restrição hídrica.
  • c) O período com excedente hídrico indica que as chuvas foram maiores que a evapotranspiração potencial, e esta última é menor que a evapotranspiração real, pois não houve restrição de água no solo.
  • d) No começo do período chuvoso, as primeiras precipitações são utilizadas para compor o excedente hídrico e não há reposição de água no solo, pois houve perda da capacidade de campo.
#161634
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DMAE - Porto Alegre-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Diante da grande expansão das áreas irrigadas no Brasil, torna-se primordial o uso de técnicas que possibilitam o adequado manejo da água no sistema solo-planta-atmosfera. A capacidade de infiltração do solo limita a quantidade de água aplicada em projetos de irrigação, uma vez que a velocidade de infiltração varia de um valor máximo, quando o solo está seco, a um valor mínimo, depois de saturado.


Disponível em: <

>. Acesso em: 14 jan. 2020.

Considerando a movimentação de água no perfil do solo, conforme a imagem, assinale a alternativa correta.

  • a) A evapotranspiração ocorre no topo da zona saturada, ou seja, na zona onde os espaços entre as partículas de solo contêm tanto ar como água.
  • b) A recarga dos aquíferos ocorre quando a infiltração atinge a zona insaturada e passa a contribuir para o aumento da água armazenada.
  • c) Na zona saturada, os poros ou fraturas das formações rochosas estão parcialmente preenchidos por água.
  • d) A evaporação direta e a evapotranspiração são mecanismos de devolução de água infiltrada no solo para a atmosfera.
#161635
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DMAE - Porto Alegre-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

O modelo de desenvolvimento adotado desde a Revolução Industrial trouxe impactos significativos na qualidade de vida dos seres humanos. Desde então, o crescimento econômico tem ocorrido de forma desordenada, sem planejamento e à custa de níveis crescentes de poluição e degradação ambiental. A consciência crítica sobre o modo de vida e a interferência no meio ambiente devem ser repensados por meio da reflexão sobre as ações do homem.
Considerando o tema educação ambiental, sociedade e ambiente, uma forma de desenvolver o pensamento crítico em relação ao meio ambiente é

  • a) se comprometendo com a educação ambiental, a fim de fortalecer os conceitos de cidadania sem comprometer o modo de vida daqueles que buscam o mundo capitalista.
  • b) impondo a consciência crítica sobre o papel do homem na natureza.
  • c) analisando criticamente os direitos e deveres de cada cidadão, mobilizando a participação social e a representatividade do coletivo na busca da melhor qualidade de vida.
  • d) definindo ações em busca da sustentabilidade ambiental, que afeta negativamente o crescimento econômico da sociedade atual que tem suas bases em um sistema capitalista.
#161636
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DMAE - Porto Alegre-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

O Brasil se destaca na produção de grãos de milho. Todavia, para se ter boa produtividade, é necessário amplo conhecimento sobre a cultura.

Em relação às doenças que acometem a cultura do milho, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A ferrugem comum, causada pelo fungo Puccinia sorghi, manifesta seus sintomas somente na face adaxial das folhas e caracteriza-se pela presença de pústulas arredondadas ou ovais, com produção de uredósporos de coloração amarelada a castanha.
  • b) Para o controle do carvão comum (Ustilago maydis), recomenda-se o uso de cultivares resistentes e com bom empalhamento de espiga. Recomenda-se também evitar doses excessivas de nitrogênio, evitar injúria por tratos culturais, controlar lagartas que afetam as espigas e fazer rotação de culturas em áreas com alta incidência da doença.
  • c) O sintoma da mancha foliar de Phaeosphaeria (Phaeosphaeria maydis) caracteriza-se, inicialmente, por lesões pequenas e cloróticas. Posteriormente, as lesões tornam-se maiores, com até 2 cm, de formato arredondado a oblongo, com coloração esbranquiçada com bordos escuros.
  • d) A ocorrência da podridão do colmo, causada por Diplodia maydis, é mais frequente em cultivares suscetíveis plantados sob condições de deficiência hídrica antes da polinização, seguida de período chuvoso. Solos com deficiência de potássio proporcionam aumento da incidência e da severidade da doença.
#161637
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DMAE - Porto Alegre-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

São vários os fatores que causam a degradação do solo, sendo que alguns deles causam degradação direta e outros contribuem para que esta ocorra. A erosão, por exemplo, tem como causa direta a ação da água e / ou do vento. Essa ação é possível devido às ações antrópicas (desmatamento, corte de encosta etc) e / ou naturais (declividade, textura do solo, etc). O projeto GLASOD (Global Assessment of Human-induced Soil Degradation) quantificou o impacto das atividades humanas prejudiciais ao solo e classificou-as em cinco grandes categorias.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o(s) impacto(s) descrito(s) na primeira categoria definida pelo projeto GLASOD.

  • a) Desmatamento para a agricultura ou pastagens.
  • b) Superexploração da vegetação para uso doméstico.
  • c) Atividades (bio)industriais que causam poluição.
  • d) Superpastoreio que destrói a camada do solo, causa compactação e acelera a invasão de espécies arbustivas indesejáveis.