Simulado Disfagia e Mastigação | CONCURSO
Simulado Disfagia e Mastigação
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Este Simulado Disfagia e Mastigação foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Disfagia e Mastigação
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
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Questões Disfagia e Mastigação
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #250310
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Disfagia e Mastigação
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Com relação às Disfagias, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Os sintomas de disfagia mais comuns manifestam–se pela dificuldade em mastigar ou iniciar a deglutição, dor no peito, regurgitação nasal, tosse e engasgos.
- b) O termo odinofagia refere-se à sensação de alimento parado na garganta.
- c) A ausculta cervical é contraindicada para pacientes que tenham desvio do fluxo aéreo na região cervical.
- d) O ato de pressionar a língua para baixo, com uma colher e a introdução de alimentos com sabores diferentes são caracterizados como técnicas para Modificação Sensorial na fonoterapia.
- e) A técnica de postura de cabeça inclinada é usada quando o paciente apresenta fraqueza oral e ou faríngea unilateral.
- #250311
- Banca
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(1,0) 2 -
Considerando a fisiologia da deglutição, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) A deglutição pode ser disparada por diferentes centros nervosos, mesmo após remoção total das regiões corticais e subcorticais, acima do tronco cerebral.
- b) A inervação sensorial da fase faríngea da deglutição é controlada, primeiramente, pelo V, IX e X.
- c) A fase oral, voluntária é dividida em fase preparatória e oral propriamente dita.
- d) Durante a deglutição, o orifício laringeal fecha na altura da epiglote e das pregas vocais pela contração do tiroaritenoide, ariepiglótico e músculos oblíquos aritenoides.
- e) O tamanho da cavidade oral da criança é pequeno devido ao tamanho da mandíbula; isso faz a língua parecer pequena para o espaço onde está.
- #250312
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(1,0) 3 -
No que se refere ao desequilíbrio da musculatura orofacial e desvios da deglutição, assinale a alternativa CORRETA.
- a) Na deglutição atípica, observa-se alteração na forma e em outras funções do sistema estomatognático.
- b) A fonoterapia em alterações de fala de origem músculo-esqueléticas deve priorizar o equilíbrio do sistema estomatognático.
- c) Não devem existir diferenças na fonoterapia em casos de deglutição atípica e nos casos de deglutição adaptada.
- d) Exercícios de mobilidade de língua são os mais indicados para ganho de tônus na musculatura da língua.
- e) Em indivíduos com diagnóstico de Classe III de Angle, a mastigação apresenta padrão bilateral alternado.
- #250313
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(1,0) 4 -
Sobre a inserção de alunos disfágicos e usuários de sonda na escola, é INCORRETO afirmar:
- a) É fundamental que, no período de adaptação, um familiar permaneça na escola para orientar a equipe escolar em como lidar com a criança.
- b) É preciso adaptar os horários de alimentação de toda a classe para que o estudante usuário de sonda se sinta integrado ao grupo, já que necessita de mais tempo para se alimentar.
- c) Considerando a complexidade da alimentação por sonda gástrica, geralmente feita em hospitais, a presença de crianças disfágicas na escola só é possível se se considerar um tempo reduzido do período diário escolar.
- d) Cabe ao fonoaudiólogo fazer a interlocução entre equipe escolar, família e profissionais clínicos do estudante para melhor adaptação da criança disfágica na escola.
- e) É essencial que todos os agentes envolvidos se sintam apropriados e tranquilos em relação aos cuidados necessários para a permanência da criança na escola.
- #250314
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(1,0) 5 -
Apresenta corretamente os cinco pares cranianos ligados ao controle da deglutição:
- a) Olfativo (I), Troclear (II), Abducente (VI), Vago (X) e Hipoglosso (XII).
- b) Trigêmeo (V), Abducente (VI), Facial (VII), Vestibulococlear (VIII) e Hipoglosso (XII).
- c) Trigêmeo (V), Facial (VII), Glossofaríngeo (IX), Vago (X) e Hipoglosso (XII).
- d) Olfativo (I), Facial (VII), Glossofaríngeo (IX), Espinhal Acessório (XI) e Hipoglosso (XII)
- e) Olfativo (I), Trigêmeo (V), Glossofaríngeo (IX), Vago (X) e Hipoglosso (XII).