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Simulado Diretor Adjunto de Unidade Escolar | CONCURSO

Simulado Diretor Adjunto de Unidade Escolar

Simulado Diretor Adjunto de Unidade Escolar

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Este Simulado Diretor Adjunto de Unidade Escolar foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diretor Adjunto de Unidade Escolar
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Diretor Adjunto de Unidade Escolar

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(1,0) 1 - 

A Resolução nº 7/2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, define, no § 2º do art. 5º , que “a educação de qualidade, como um direito fundamental, é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa”.

Segundo a referida legislação, a relevância se refere

  • a) à pertinência de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.
  • b) à importância de tratar, de forma diferenciada, o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens.
  • c) à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal.
  • d) à necessidade de erradicação da pobreza e das desigualdades, oferecendo mais recursos e melhores condições às escolas menos providas e aos alunos que deles mais necessitem.
  • e) ao princípio ético: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos.
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(1,0) 2 - 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Resolução nº 5/2009, em seu art. 9º estabelece que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que

  • a) promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.
  • b) evitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
  • c) privilegiem a confiança e a participação das crianças nas atividades coletivas em detrimento das individuais.
  • d) garantam às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, alfabetizando-as até os cinco anos de idade.
  • e) articulem aspectos da vida cidadã, favorecendo conteúdos como saúde e sexualidade em seus currículos.
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(1,0) 3 - 

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146/2015, define como barreiras qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança. De acordo com a referida Lei, coexistem diferentes tipos de barreiras.

É correto afirmar que são barreiras

  • a) arquitetônicas as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
  • b) urbanísticas as existentes nos edifícios públicos e privados.
  • c) atitudinais atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
  • d) tecnológicas as que facilitam ou garantem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.
  • e) tecnológicas sítios da internet, em especial os serviços de governo eletrônico, que dispõem de tecnologia adequada para uso de pessoas surdas e cegas.
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(1,0) 4 - 

De acordo com a Resolução CNE/CEB n° 1, de 5 de julho de 2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, é correto afirmar que

  • a) o direito dos menores emancipados para os atos da vida civil se aplica para o da prestação de exames supletivos.
  • b) cada sistema de ensino definirá a estrutura e a duração dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, a identidade desta modalidade de educação.
  • c) na organização curricular, a língua estrangeira é de oferta facultativa nos anos finais do ensino fundamental e obrigatória para o ensino médio.
  • d) os sistemas deverão ofertar exames supletivos facultativo aos portadores de necessidades especiais.
  • e) conhecimentos obtidos em processos formativos extra-escolares, ainda que de acordo com Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos, não serão reconhecidos pelos estabelecimentos de ensino.
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(1,0) 5 - 

De acordo com o documento “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, Parecer CNE/CP nº 03/2004, ações afirmativas referem-se

  • a) a uma demanda da população afrodescendente de políticas de reparações e de reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade.
  • b) aos programas de cotas, de ingresso no serviço público e universidade que têm com finalidade acrescer pontos aos negros e seus descendentes no ingresso a esses locais de emprego e estudo.
  • c) prioritariamente aos pretos e pardos, privilegiando-os e indo contra os preceitos da meritocracia, tão caro à nossa sociedade.
  • d) a um racismo inverso, que trata preferencialmente um grupo, discriminando os demais, em favor de membros de grupos sub-representados, os que foram tratados injustamente no passado, contra pessoas inocentes.
  • e) a uma reação por parte de quem deseja preservar uma estrutura racista que lhe confere certos privilégios.