Simulado Diretor Adjunto de Unidade Escolar | CONCURSO
Simulado Diretor Adjunto de Unidade Escolar
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Este Simulado Diretor Adjunto de Unidade Escolar foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diretor Adjunto de Unidade Escolar
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Diretor Adjunto de Unidade Escolar
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
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(1,0) 1 -
A Resolução nº 7/2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, define, no § 2º do art. 5º , que “a educação de qualidade, como um direito fundamental, é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa”.
Segundo a referida legislação, a relevância se refere
- a) à pertinência de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.
- b) à importância de tratar, de forma diferenciada, o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens.
- c) à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal.
- d) à necessidade de erradicação da pobreza e das desigualdades, oferecendo mais recursos e melhores condições às escolas menos providas e aos alunos que deles mais necessitem.
- e) ao princípio ético: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos.
- #256789
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(1,0) 2 -
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Resolução nº 5/2009, em seu art. 9º estabelece que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que
- a) promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.
- b) evitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
- c) privilegiem a confiança e a participação das crianças nas atividades coletivas em detrimento das individuais.
- d) garantam às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, alfabetizando-as até os cinco anos de idade.
- e) articulem aspectos da vida cidadã, favorecendo conteúdos como saúde e sexualidade em seus currículos.
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(1,0) 3 -
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146/2015, define como barreiras qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança. De acordo com a referida Lei, coexistem diferentes tipos de barreiras.
É correto afirmar que são barreiras
- a) arquitetônicas as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
- b) urbanísticas as existentes nos edifícios públicos e privados.
- c) atitudinais atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
- d) tecnológicas as que facilitam ou garantem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.
- e) tecnológicas sítios da internet, em especial os serviços de governo eletrônico, que dispõem de tecnologia adequada para uso de pessoas surdas e cegas.
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(1,0) 4 -
De acordo com a Resolução CNE/CEB n° 1, de 5 de julho de 2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, é correto afirmar que
- a) o direito dos menores emancipados para os atos da vida civil se aplica para o da prestação de exames supletivos.
- b) cada sistema de ensino definirá a estrutura e a duração dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, a identidade desta modalidade de educação.
- c) na organização curricular, a língua estrangeira é de oferta facultativa nos anos finais do ensino fundamental e obrigatória para o ensino médio.
- d) os sistemas deverão ofertar exames supletivos facultativo aos portadores de necessidades especiais.
- e) conhecimentos obtidos em processos formativos extra-escolares, ainda que de acordo com Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos, não serão reconhecidos pelos estabelecimentos de ensino.
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(1,0) 5 -
De acordo com o documento “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, Parecer CNE/CP nº 03/2004, ações afirmativas referem-se
- a) a uma demanda da população afrodescendente de políticas de reparações e de reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade.
- b) aos programas de cotas, de ingresso no serviço público e universidade que têm com finalidade acrescer pontos aos negros e seus descendentes no ingresso a esses locais de emprego e estudo.
- c) prioritariamente aos pretos e pardos, privilegiando-os e indo contra os preceitos da meritocracia, tão caro à nossa sociedade.
- d) a um racismo inverso, que trata preferencialmente um grupo, discriminando os demais, em favor de membros de grupos sub-representados, os que foram tratados injustamente no passado, contra pessoas inocentes.
- e) a uma reação por parte de quem deseja preservar uma estrutura racista que lhe confere certos privilégios.