Simulado Didática e Prática no Ensino Superior | CONCURSO
Simulado Didática e Prática no Ensino Superior
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Este Simulado Didática e Prática no Ensino Superior foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: CONCURSO
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Didática e Prática no Ensino Superior
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Didática e Prática no Ensino Superior
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #220527
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- Matéria
- Didática e Prática No Ensino Superior
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(1,0) 1 -
Na elaboração de projetos para o ensino superior, um dos itens relevantes é a exposição da previsão de recursos necessários à sua execução. Quanto à previsão desses recursos, assinale a alternativa incorreta.
- a) Os recursos humanos referem-se a contratação e demissão de pessoal, capacitação e adaptação com nova equipe, quando for o caso.
- b) Os recursos financeiros previstos contemplam toda a estrutura financeira e a previsão de utilização de equipamentos.
- c) As máquinas ou equipamentos necessários devem ter uma programação de uso, pois nem sempre são adquiridos exclusivamente para a execução de um projeto.
- d) Os recursos financeiros envolvem empenhos, dotação orçamentária, aprovação e disponibilização de orçamento.
- e) Os recursos humanos de um projeto são os responsáveis pela execução do projeto em todas as suas fases.
- #220528
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(1,0) 2 -
Para se elaborar um projeto é necessário
- a) considerar criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho e avaliando continuamente o processo e os resultados.
- b) escolher profissionais de confiança do coordenador do projeto, delimitar o que se quer conseguir na execução das ações planejadas e estabelecer padrões objetivos para os produtos esperados.
- c) levar em conta os recursos humanos e os recursos materiais já disponíveis, direcionando as ações para garantir maior produtividade e menor custo na execução do projeto.
- d) prever todas as intercorrências que podem acontecer durante a efetivação do projeto, para assim obter os resultados esperados.
- e) definir o objetivo de forma clara para que se possa garantir que as estratégias escolhidas viabilizem a contenção de custos e possam apresentar resultados satisfatórios.
- #220529
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(1,0) 3 -
Sobre o Projeto Pedagógico de Curso, é correto afirmar:
- a) É um instrumento de gestão sob a forma de planejamento flexível pautado em objetivos e metas para um período determinado. Sua elaboração deve ser de caráter coletivo e os referenciais são os resultados da avaliação institucional.
- b) Sua elaboração deve envolver os técnicos pedagógicos de todos os cursos que tenham afinidade com a área temática em questão, para que contemplem os valores da universidade.
- c) Constitui importante instrumento teórico-metodológico que define as políticas para a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos.
- d) É um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da IES, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos.
- e) Trata-se de uma projeção dos valores originados da identidade da instituição, materializados no seu fazer específico, cuja natureza consiste em lidar com o conhecimento, e que deve delinear o horizonte de longo prazo, não se limitando, portanto, a um período de gestão.
- #220530
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(1,0) 4 -
Em sua fundamentação, deve expressar uma visão de mundo contemporâneo e do papel da educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo em que deve explicitar, de modo abrangente, o papel da IES e sua contribuição social nos âmbitos local, regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o desejável. Essa definição refere-se à(ao)
- a) Projeto Pedagógico de Curso.
- b) Plano Nacional de Educação.
- c) Diretriz Curricular Nacional.
- d) Projeto de Desenvolvimento Institucional.
- e) Currículo.
- #220531
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(1,0) 5 -
Sobre o detalhamento do curso no preenchimento de processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial, merece atenção especial a informação sobre a carga horária do curso. Neste sentido, conforme a Resolução CNE/CES nº 3, de 02/07/2007, “a definição quantitativa em minutos do que consiste a hora/aula é uma atribuição das Instituições de Ensino Superior, desde que feita sem prejuízo ao cumprimento das respectivas cargas horárias totais dos cursos”. A mesma Resolução estabelece que as atividades acadêmicas e de trabalho discente efetivo devem ser mensuradas como carga horária mínima em horas de:
- a) 40 minutos.
- b) 50 minutos.
- c) 60 minutos.
- d) 70 minutos.
- e) 80 minutos.
- #220532
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(1,0) 6 -
Quanto ao plano de desenvolvimento institucional, assinale a alternativa correta.
- a) O plano de desenvolvimento institucional dispensa a apresentação das instalações, dos laboratórios e do acervo da biblioteca disponíveis na instituição.
- b) O foco principal do plano de desenvolvimento institucional é a descrição das atividades pedagógicas de cada curso que será oferecido pela instituição.
- c) O plano de desenvolvimento institucional é um documento que declara a missão, as metas e os objetivos da instituição.
- d) A construção do plano de desenvolvimento institucional deve ser realizada por um grupo de especialistas, mesmo que desconheçam a realidade local da instituição.
- e) No caso dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o plano de desenvolvimento institucional é único e deve ser utilizado por diferentes estabelecimentos em todo país.
- #220533
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(1,0) 7 -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos.
O Decreto nº 5.773 de 2006 estabelece que o PDI deve conter alguns elementos obrigatórios, dentre eles NÃO consta.
- a) Cronograma de implantação e desenvolvimento da Instituição e de cada um de seus cursos.
- b) Relatório de Gestão do quinquênio anterior aprovado pelo Conselho Superior da Instituição.
- c) Organização administrativa da Instituição.
- d) Missão, objetivos e metas da Instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso
- e) Demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras da Instituição.
- #220534
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(1,0) 8 -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. É correto afirmar que o PDI deve ser elaborado para vigorar por um período de
- a) 5 (cinco) anos.
- b) 2 (dois) anos.
- c) 3 (três) anos.
- d) 10 (dez) anos.
- e) a cada 1 (um) ano.
- #220535
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(1,0) 9 -
Leia atentamente o texto a seguir:
“Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio de educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural" (PDI/IFSC – 2015/2019, p. 27)
De que se trata o texto acima?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.
- a) Da Missão do IFSC.
- b) Da Visão do IFSC.
- c) De um dos Valores do IFSC.
- d) De uma das Finalidades do IFSC.
- e) De um dos Objetivos do IFSC.
- #220536
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(1,0) 10 -
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a missão da instituição é:
- a) Acompanhar os processos de transformação no mundo do ensino, do trabalho, com a perspectiva de diminuição das desigualdades sociais no Brasil, buscando construir uma práxis educativa que contribua para a inserção social, para a formação integradora e para a produção do conhecimento.
- b) Construir uma prática educativa que contribua para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de modo a conquistar o padrão de qualidade de excelência.
- c) Acompanhar os processos de transformação no mundo do ensino, do trabalho e com a perspectiva de diminuição das desigualdades sociais no Brasil, abarcando as demandas sociais, primando pela qualidade do ensino, com forte atuação no ensino tecnológico.
- d) Construir uma prática educativa alicerçada na equidade de oportunidades, fortalecendo o acesso da população aos cursos superiores em escolas públicas.
- e) Se constituir enquanto instituição de ensino que abarque as demandas do trabalho, da ciência e da tecnologia primando pela qualidade do ensino, fortalecendo a pesquisa como atividade essencial ao processo educativo.