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Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito | CONCURSO

Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito

SIMULADO DETRAN-MA | ANALISTA DE TRÂNSITO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Detran-MA para o cargo de Analista de Trânsito.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso Detran-MA. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Trânsito, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Detran-MA | Analista de Trânsito contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Detran-MA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#108307
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 1 - 

É complexa a implementação de uma adequada política de mobilidade urbana porque, fundamentalmente

  • a) implica escolhas das medidas que qualificarão prioridades para a circulação cotidiana das pessoas nos grandes centros urbanos.
  • b) depende de soluções técnicas para o enfrentamento de situações emergenciais proporcionadas pelo trânsito intenso de veículos.
  • c) deve desconsiderar os interesses dos setores da população que ocasionalmente venham sendo privilegiados quanto ao uso do espaço público.
  • d) pressupõe um pleno consenso dos cidadãos quanto às medidas que definirão o nível da prioridade do transporte público.
  • e) enfrenta o desafio de garantir a livre circulação dos usuários, independentemente do meio de transporte de que se valham.
#108308
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Indica-se um pressuposto básico para uma consequente e ampla política de mobilização urbana no seguinte segmento do texto:

  • a) um dos desafios dos grandes centros urbanos (1° parágrafo)
  • b) Essa escolha não se faz sem pressupostos (2° parágrafo)
  • c) A velocidade máxima em canais de uso regulamentado (2° parágrafo)
  • d) receber um número sempre crescente de usuários (2° parágrafo)
  • e) se envolver sobretudo com o que seja coletivo (3° parágrafo)
#108309
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Expressam uma causa e sua consequência, nesta ordem, os seguintes segmentos

  • a) A política implicada nesta ou naquela escolha / diz muito das convicções de quem administra (2° parágrafo)
  • b) diz respeito ao modo e à qualidade de vida das pessoas / à dinâmica instituída em seu cotidiano (1° parágrafo)
  • c) O desafio está, sobretudo, em escolher os usos do território urbano / em privilegiar este ou aquele meio de transporte (2° parágrafo)
  • d) este é fatalmente limitado / há que se encontrar medidas que otimizem seu uso e favoreçam a mobilidade (2° parágrafo)
  • e) Como regra geral / o poder público deve se envolver sobretudo com o que seja coletivo (3° parágrafo)
#108310
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 4 - 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • a) para identificar um dos desafios (1° parágrafo) = a fim de discriminar um dos aspectos contraditórios.
  • b) dinâmica instituída em seu cotidiano (1° parágrafo) = sua agitação habitualmente admitida no dia a dia.
  • c) Essa escolha não se faz sem pressupostos (2° parágrafo) = tal opção é de algum modo compulsória.
  • d) diz muito das convicções de quem administra (2° parágrafo) = é bastante reveladora das resolutas crenças de quem gere.
  • e) tem infligido enormes custos à qualidade de vida (3° parágrafo) = vem infringindo altos prejuízos à vida mais qualitativa.
#108311
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 5 - 

É clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • a) A partir das premissas do texto verificam-se as condições, pelas quais se deve enfrentar quando se trata de um adequado planejamento com respeito a mobilidade urbana.
  • b) Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.
  • c) Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolha os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana.
  • d) O autor do texto deixa implícito sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contemple os anseios da maioria da população.
  • e) Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.
#108312
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 6 - 

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:

  • a) Se não se (considerar) os efeitos práticos desse novo planejamento urbano, a cidade tornar-se-á um caos em que todos estaremos mergulhados.
  • b) A administração de algumas pequenas cidades, de modo bisonho, (simular) problemas de mobilidade urbana para encontrar soluções desnecessárias.
  • c) É preciso que se (cobrar) do poder público medidas gerenciais que garantam uma aceitável qualidade de vida para a maioria da população.
  • d) Transitar em espaços ambientais ou amplos calçadões não (constituir) privilégios, mas condições dignas de mobilidade urbana.
  • e) Há resoluções que não (caber) ao poder público tomar sem antes averiguar quais sejam os reais interesses da maior parte dos cidadãos.
#108313
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 7 - 

Há construção na voz passiva e adequada articulação entre os tempos e formas verbais na seguinte frase:

  • a) O favorecimento do transporte coletivo terá melhores resultados caso o administrador viesse a fazer um correto diagnóstico da demanda existente.
  • b) Ainda que as medidas tomadas sejam insuficientes, os entraves na circulação de veículos desta cidade seriam menos sérios no caso de haver real planejamento.
  • c) É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados.
  • d) Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão é a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozassem de maior segurança.
  • e) Caso o transporte público não constitua uma prioridade, os problemas de circulação nas grandes metrópoles continuariam a atormentar os cidadãos.
#108314
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 8 - 

A primazia do automóvel tem infligido enormes custos à qualidade de vida da maioria dos que habitam as grandes cidades.

Uma nova, correta e coerente redação da frase acima, iniciando-se por uma inversão na ordem de seus elementos, poderá ser:

A maioria dos que habitam as grandes cidades

  • a) têm sofrido a primazia do automóvel, com seus prejuízos de qualidade de vida.
  • b) vem sendo infligida, pela primazia do automóvel, de custos em sua qualidade de vida.
  • c) sofre, graças à primazia do automóvel, que lhes infligem danos na qualidade de vida.
  • d) tem sofrido danos em sua qualidade de vida, em função da primazia do automóvel.
  • e) vem sofrendo, em sua qualidade de vida, o que lhe inflige os privilégios do automóvel.
#108315
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 9 - 

Deve-se entender, no contexto, que a frase definitiva de Rubem Braga, transcrita no primeiro parágrafo do texto, mostra que o grande cronista

  • a) não conheceria muito bem a si mesmo, razão pela qual não acreditava na possibilidade de reconhecer quem se parecesse com ele.
  • b) não manifestaria apreço por quem se parecesse com ele porque, nesse caso, ele próprio deixaria de ser uma pessoa inteiramente original.
  • c) não teria interesse em se relacionar com alguém tão familiar, cujas qualidades lembrassem de perto as que ele próprio já detinha.
  • d) preferiria manter suas qualidades em segredo, razão pela qual se escandalizaria com qualquer pessoa que propagasse as próprias.
  • e) admitiria alguma identificação com um desconhecido no caso de perceber que entre ambos as diferenças pesariam tanto quanto as semelhanças.
#108316
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0) 10 - 

Segundo o texto, a convicção de que o cuidado de si, para Braga, é uma forma de mascaramento

  • a) reflete-se em suas crônicas como uma espécie de obsessão confessional, que acaba predominando nelas.
  • b) faz desse cronista um indivíduo que acusa em si mesmo a máscara do amor-próprio com a qual se protege.
  • c) sobreleva em suas crônicas o exorcismo de suas qualidades pessoais, por temor ao excesso de amor-próprio.
  • d) demonstra que o cronista não se ilude com as confissões, ditadas que são pelo nosso interesse de nos mostrarmos sentimentais.
  • e) traduz-se como uma linguagem que tem plena consciência de seu artifício, acusando em si mesma as falsas confissões.
#108317
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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DETRAN-MA
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(1,0) 11 - 

O segmento do texto ele é um homem que põe, sem medos tolos, a diversidade e a surpresa em primeiro lugar ganha nova redação, preservados seu sentido e sua correção, em:

    • a) conquanto alguns medos tolos, ele é um homem que dá primazia sobretudo a diversidade e a surpresa.
    • b) em primeiro lugar, antes de tolices medrosas, vem, para esse homem, os aspectos da diversidade e da surpresa.
    • c) sem receios bobos, é alguém que valoriza antes de mais nada as qualidades do que é diversificado e inesperado.
    • d) tanto a multiplicidade quanto a imprevisibilidade constituem-se, para esse homem, de qualidades que se descartam dos medos tolos.
    • e) ao invés de lhe acometer receios inconsequentes, prefere esse homem galgar em primeiro lugar o que lhe é adverso ou intrigante.
    #108318
    Banca
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    DETRAN-MA
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    (1,0) 12 - 

    Está plenamente correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:

    • a) É patente a admiração à qual o autor do texto se vê tomado pelo cronista Rubem Braga, de cujo estilo também analisa à perfeição.
    • b) Não se deve assumir como boas qualidades os vícios que, tão diligentemente, pretendem-se assim mascarar-se.
    • c) É comum que se registre no estilo de um escritor sincero como Rubem Braga as marcas que em sua linguagem se impõe como testemunho de coragem.
    • d) As grandes experiências e sentimentos, de cujo peso nos curvamos, costumam refletir-se na linguagem em cuja nos confessamos.
    • e) Não será por medos tolos ou inseguranças pueris que Rubem Braga deixará de expor, nas crônicas pelas quais se notabilizou, suas confissões mais pessoais.
    #108319
    Banca
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    (1,0) 13 - 

    Para solicitar a emissão de certo documento, um cidadão deve passar por quatro etapas, que precisam ser cumpridas em ordem crescente (começando pela etapa 1 e finalizando com a 4). Cada etapa pode ser agendada no site do órgão competente e tem duração exata de uma hora. Assim, o sistema não permite que duas etapas consecutivas sejam agendadas com intervalo inferior a uma hora. As quatro etapas não precisam, necessariamente, ser realizadas no mesmo dia.

    A tabela mostra os horários disponíveis no site para agendamento dessas etapas em certo dia.

    Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito A



    Uma pessoa deseja agendar as quatro etapas no dia mostrado na tabela. Considerando as disponibilidades lá indicadas, essa pessoa

    • a) não conseguirá realizar as quatro etapas no mesmo dia.
    • b) poderá realizar as quatro etapas no mesmo dia ocupando um intervalo de, no mínimo, 4 horas.
    • c) poderá realizar as quatro etapas no mesmo dia ocupando um intervalo de, no mínimo, 7 horas.
    • d) poderá realizar as quatro etapas no mesmo dia ocupando um intervalo de, no mínimo, 6 horas.
    • e) poderá realizar as quatro etapas no mesmo dia ocupando um intervalo de, no mínimo, 5 horas.
    #108320
    Banca
    FCC
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    Matérias Diversas
    Concurso
    DETRAN-MA
    Tipo
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    (1,0) 14 - 

    A produtividade de um agente público de determinada categoria em um período de um ano pode ser alta, média ou baixa, conforme os critérios estabelecidos no regimento interno. Todo agente que atinge produtividade alta e não possui faltas sem justificativa no período de um ano recebe um bônus especial no mês de janeiro seguinte. Artur, um agente público dessa categoria, não recebeu o bônus especial em janeiro de 2018. Dessa forma, Artur, no ano de 2017, necessariamente,

    • a) teve produtividade baixa e pelo menos uma falta sem justificativa.
    • b) não teve produtividade alta ou teve pelo menos uma falta sem justificativa.
    • c) teve produtividade média ou baixa e exatamente uma falta sem justificativa.
    • d) não teve produtividade alta e teve pelo menos uma falta sem justificativa.
    • e) teve produtividade baixa ou pelo menos uma falta sem justificativa.
    #108321
    Banca
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    DETRAN-MA
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    (1,0) 15 - 

    Em cada rodada de um jogo de dardos, cada participante pode receber 0, 3, 6 ou 10 pontos, dependendo da região do alvo que consegue acertar. Depois de cinco rodadas, as pontuações recebidas por um jogador são somadas, determinando a sua pontuação final. Dentre os valores abaixo, o único que pode representar a pontuação final de um participante desse jogo de dardos é

    • a) 37.
    • b) 42.
    • c) 45
    • d) 49.
    • e) 53.