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Simulado Despesa Pública | CONCURSO

Simulado Despesa Pública

Simulado Despesa Pública

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Este Simulado Despesa Pública foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Despesa Pública
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Despesa Pública

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#220657
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Despesa Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 1 - 

A seção responsável pela contabilidade recebeu autos de fase interna de licitação para contratação de prestação de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, a fim de promover o competente bloqueio de recursos orçamentários.

Entre os profissionais do setor, no entanto, foi objeto de dúvida qual seria a rubrica mais apropriada.

As opções então ventiladas, como constam da Portaria Interministerial 163/2001 atualizada, foram as seguintes:

− 3.3.90.34.00 Outras Despesas de Pessoal decorrentes de Contratos de Terceirização

− 3.3.90.37.00 Locação de mão de obra

Sobre essas classificações, é correto afirmar que embora tenham a mesma

  • a) natureza da despesa e modalidade de aplicação, diferem quanto ao elemento da despesa, mas ambas as classificações não integram a despesa de pessoal nos termos do art. 18, § 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • b) natureza da despesa e elemento da despesa, diferem quanto à modalidade de aplicação, mas ambas as classificações integram a despesa de pessoal nos termos do art. 18, § 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • c) natureza da despesa e elemento da despesa, diferem quanto à modalidade de aplicação, mas ambas as classificações não integram a despesa de pessoal nos termos do art. 18, § 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • d) natureza da despesa e modalidade de aplicação, diferem quanto ao elemento da despesa, sendo que apenas uma das classificações integra a despesa de pessoal nos termos do art. 18, § 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • e) modalidade de aplicação e elemento da despesa, diferem quanto à natureza da despesa, sendo que apenas uma das classificações integra o conceito de despesa de pessoal nos termos do art. 18, § 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
#220658
Banca
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(1,0) 2 - 

Determinado prefeito decide contrair obrigação de despesa a dois meses do término do seu mandato.
Nessa situação hipotética, essa operação é

  • a) vedada de forma terminante.
  • b) permitida, se puder ser cumprida integralmente dentro do mandato.
  • c) permitida, bastando que seja empenhada até o final do exercício do mandato.
  • d) vedada se houver parcelas a serem pagas no exercício seguinte, ainda que haja disponibilidade de caixa.
  • e) permitida, bastando a sua escrituração até o final do exercício do mandato.
#220659
Banca
. Bancas Diversas
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A Despesa Pública
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(1,0) 3 - 

Um dos critérios por meio dos quais se classificam as despesas no processo de elaboração orçamentária é o

  • a) discriminatório, ou seja, o que diferencia os tipos de despesa a serem incluídos na dotação orçamentária.
  • b) finalístico, ou seja, o que classifica a despesa com finalidade prevista em lei própria ou não.
  • c) institucional, ou seja, o que classifica a despesa entre as diversas unidades orçamentárias e órgãos.
  • d) de natureza, ou seja, o que classifica a despesa entre originárias e derivadas.
  • e) de valoração, ou seja, o que classifica a despesa como de alto valor ou de baixo valor.
#220660
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A Despesa Pública
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(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa correta no tocante à Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • a) Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a um exercício.
  • b) A despesa total com pessoal para os Estados, em cada período de apuração, não poderá exceder a 60% (sessenta por cento) da sua receita corrente líquida.
  • c) A despesa total com pessoal será apurada pela média dos gastos realizados no exercício anterior.
  • d) Na verificação do atendimento aos limites de despesa total com pessoal, devem ser computadas as despesas de indenização por demissão de servidores ou empregados.
  • e) A verificação do cumprimento dos limites de despesa total com pessoal será realizada ao final de cada exercício financeiro.
#220661
Banca
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A Despesa Pública
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(1,0) 5 - 

Por intermédio de lei específica estadual foi aprovada subvenção social com a finalidade de cobrir despesas de custeio de determinada associação de caráter assistencial, relacionada à defesa dos direitos dos idosos. Segundo a Lei Federal nº 4.320/1964, que estatui normas gerais de direito financeiro, as subvenções sociais podem ser classificadas como

  • a) transferências correntes.
  • b) serviços de terceiros.
  • c) investimentos.
  • d) inversões financeiras.
  • e) transferências de capital.
#220662
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A Despesa Pública
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(1,0) 6 - 

Um dos requisitos para a apresentação de proposições legislativas que reduzam a receita ou aumentem a despesa, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, é que

  • a) inclua cláusula de vigência de no máximo cinco anos, no caso de concessão, renovação ou ampliação de benefícios tributários.
  • b) designe órgão gestor responsável pelo acompanhamento e pela avaliação do benefício tributário quanto ao alcance das metas e dos objetivos estabelecidos.
  • c) proposições legislativas que alterem as normas de tributação de investimentos de não residentes ou de domiciliados no exterior ficam dispensados de medida compensatória.
  • d) a criação ou aumento de despesa obrigatória de caráter continuado deverá ser acompanhada de comprovação de que as metas de resultados fiscais não serão afetadas.
  • e) a criação ou aumento de despesa deverá ser acompanhados de estimativa do impacto orçamentário-financeiro, especificamente no exercício em que entrar em vigor e no subsequente.
#220663
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(1,0) 7 - 

No arcabouço conceitual-normativo do orçamento público há muitos conceitos associados à contabilidade. Quando se fala de despesa contábil, por exemplo, tem-se a ideia de consumo de recursos, com consequente redução patrimonial. Porém, no orçamento público, a concepção de despesa tem uma perspectiva diversa.
Esse entendimento é importante principalmente para a avaliação do impacto e dos desdobramentos da execução de despesas no patrimônio público.
Uma despesa orçamentária cujo reconhecimento diverge do conceito contábil de despesa pode ser ilustrada por:

  • a) amortização da dívida;
  • b) arrendamento mercantil;
  • c) concessão de benefícios sociais;
  • d) juros e encargos da dívida;
  • e) subvenções econômicas.
#220664
Banca
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(1,0) 8 - 

Um servidor da área de controle estava analisando a Demonstração de Despesa com Pessoal de um ente público ao final de um quadrimestre para verificar eventuais irregularidades quanto a itens incluídos como despesa de pessoal. Trata-se de uma área de gastos relevante e objeto de limites periodicamente acompanhados.

Na análise feita pelo servidor, para fins de cumprimento de limite de despesa total com pessoal, um item que NÃO representa irregularidade e deve ser normalmente computado se refere a despesas:

  • a) geradas por incentivos à demissão voluntária;
  • b) decorrentes de horas extras e gratificações;
  • c) decorrentes de decisão judicial e da competência de período anterior;
  • d) relativas à indenização por demissão de servidores ou empregados;
  • e) com inativos e pensionistas custeadas por recursos originados de contribuições dos segurados.
#220665
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(1,0) 9 - 

As despesas de pessoal da Administração Pública são recorrentemente apontadas como uma das principais causadoras do agravamento da situação fiscal do Estado. No entanto, por se traduzirem em despesas obrigatórias, há pouca margem para o gestor público dispor sobre elas.

Com relação a essa espécie de despesa pública, é correto afirmar que:

  • a) é válida a conduta de gestor público que aprova novo plano de carreira de servidores efetivos, nos 180 dias anteriores ao final de seu mandato, com o consequente aumento das despesas de pessoal, mas que possui previsão expressa de que as parcelas remuneratórias somente serão implementadas após o referido período impeditivo;
  • b) é adequada a conduta de um gestor público que, para reduzir as despesas de pessoal que extrapolaram os limites estabelecidos em lei complementar, resolve reduzir temporariamente a jornada de trabalho dos servidores com a consequente adequação dos vencimentos à nova carga horária, já que se trata de medida menos restritiva que a exoneração de servidores estáveis;
  • c) o gestor público que não observa a vedação no sentido de ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura, estará sujeito ao enquadramento de sua conduta como ato de improbidade administrativa, mas não como crime, por ausência de tipificação legal;
  • d) é indevida a conduta de chefe do Poder Executivo que exige que os demais Poderes e Órgãos Independentes passem a apurar, na aplicação dos limites de despesas com pessoal, os gastos dos seus respectivos servidores inativos e pensionistas;
  • e) a Lei Complementar nº 178/2021 instituiu uma nova regra de retorno aos parâmetros legais das despesas de pessoal, direcionada aos Poderes e Órgãos que estiverem com os limites extrapolados até o término do exercício financeiro da publicação da referida lei.
#220666
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(1,0) 10 - 

Determinado Órgão Público abriu processo para contratação de bens permanentes. O gestor, ao verificar a disponibilidade do orçamento, restou dúvida sobre a correta classificação orçamentária. Marque a alternativa correta em relação a classificação da despesa orçamentária:

  • a) Materiais permanentes devem ser classificados como despesa corrente.
  • b) Materiais de consumo devem ser classificados como despesa de capital.
  • c) Considera-se material permanente aquele de duração superior a dois anos.
  • d) Inversões financeiras são despesas correntes.
  • e) Transferência de capital é uma despesa corrente.