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Simulado de Monitor Escolar | CONCURSO

Simulado de Monitor Escolar

📚 Simulado Monitor Escolar | FUNRIO | cód.4051

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#44658
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(1,0) 1 - 

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.

Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.

A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:

  • a) Vivenciar atividades diversificadas.
  • b) Orientar-se na relação tempo-espaço.
  • c) Estruturar sua independência e autonomia.
  • d) Explorar o ambiente e poder fazer escolhas nas atividades livres. 
  • e) Estabelecer um ritmo comum de trabalho igualando-se aos demais membros do grupo.
#44659
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Múltipla escolha
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1
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(1,0) 2 - 

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.

A proposição que contém uma afirmativa correta em relação ao conceito de brincar é:

  • a) Brincar favorece exclusivamente a reprodução, a imitação do conhecido.
  • b) Os jogos de regras e as brincadeiras dirigidas são também jogos simbólicos.
  • c) Brincar de cuidar não deve ser uma atividade adotada nas creches e pré-escolas.
  • d) Promover brincadeiras específicas para cada gênero deve ser incentivado sempre que possível.
  • e) Ofertar e disponibilizar brinquedos que ajudem a romper as relações de dominação etnorracial deve ser preocupação dos profissionais que trabalham com crianças.
#44660
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1
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(1,0) 3 - 

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

  • a) Os currículos nessa etapa devem ter garantida apenas uma base nacional comum.
  • b) O ensino da arte é componente curricular recomendado para os diferentes níveis de escolaridade.
  • c) A Educação Física é componente curricular obrigatório, integrado ao projeto pedagógico da escola.
  • d) Serão permitidas turmas ou classes com alunos de séries distintas, para o ensino de quaisquer componentes curriculares.
  • e) O calendário escolar deverá respeitar as peculiaridades locais, a critério do respectivo sistema de ensino, permitindo-se até suprimir o número de horas letivas previstas por lei.
#44661
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(1,0) 4 - 

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.

Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.

Neste sentido, a alternativa correta é:

  • a) Arranjos físicos constantes e definidos favorecem a interação das crianças entre si e destas com o professor.
  • b) O tamanho do espaço físico tem pouco impacto no trabalho pedagógico, já que estamos tratando de crianças pequenas.
  • c) Para garantir a qualidade do trabalho é fundamental privilegiar a disposição e a quantidade de recursos alocados para o espaço físico.
  • d) Espaços multifuncionais possibilitam que um mesmo ambiente assuma diferentes funções, permitindo sua constante reconstrução.
  • e) A organização do espaço deve ser direcionada para atividades coletivas, pois não são previstas atividades individualizadas nessa etapa da Educação Básica.
#44662
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(1,0) 5 - 

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.

A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:

  • a) prazer – simbolização – criação
  • b) representação – ação – submissão
  • c) repetição – interação – organização
  • d) descoberta – passividade – reflexão
  • e) estimulação – alienação – socialização
#44663
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(1,0) 6 - 

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.

Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:

  • a) os tempos destinados ao repouso e alimentação
  • b) o estabelecimento de um ritmo comum ao grupo, evitando atender a demandas individuais
  • c) as especificidades etárias, promovendo interações apenas entre crianças da mesma faixa etária
  • d) o tempo longo de espera durante as atividades relacionadas à higiene, quando o professor atende a uma única criança por vez
  • e) a organização de ambientes que ressignifiquem os modos de ser e de viver das famílias, redefinindo assim uma nova identidade
#44664
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(1,0) 7 - 

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.

Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

  • a) 1W
  • b) 1X
  • c) 1Y
  • d) 2W
  • e) 2Z
#44665
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(1,0) 8 - 

A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.

Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:

  • a) A ampliação das relações sociais e afetivas da criança.
  • b) O estabelecimento de atividades relacionadas às necessidades biológicas da criança.
  • c) O brincar como uma das atividades privilegiadas para a aprendizagem e desenvolvimento infantil.
  • d) A promoção prioritária do desenvolvimento cognitivo da criança, em relação às demais dimensões do aprender.
  • e) O desenvolvimento da comunicação e expressão infantil por meio da apropriação e domínio de várias linguagens.
#44666
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(1,0) 9 - 

As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.

Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:

  • a) A organização das atividades de cuidado da criança não precisa ser parte integrante da proposta curricular da escola.
  • b) Educar cuidando não inclui garantir a segurança, nem alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.
  • c) Os atos de cuidar não contribuem para que a criança se aproprie dos modos culturalmente estabelecidos de promoção de saúde.
  • d) As praticas envolvidas nos atos de cuidar, tais como alimentação, banho, controle dos esfíncteres garantem, apenas, o direito da criança de ser bem atendida.
  • e) A criança bem pequena necessita da mediação do professor/monitor para adquirir autonomia no cuidar de si, o que torna evidente a relação indissociável entre o cuidar e o educar.
#44667
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(1,0) 10 - 

A etapa inicial da Educação Básica é a Educação Infantil, que compreende o atendimento de crianças com até 5 anos.

São estabelecidas na LDB regras para a organização da Educação Infantil.

Uma dessas regras está corretamente descrita em:

  • a) Carga horária anual de 800 horas de trabalho educacional ou 200 dias letivos.
  • b) Controle de frequência pela instituição, exigida a mínima de 75%, como em toda a Educação Básica.
  • c) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias, independente do turno, parcial ou integral.
  • d) Preparação de documentação que certifique o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
  • e) Avaliação por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, visando promoção e posterior acesso ao Ensino Fundamental.