Simulado de Monitor Escolar | CONCURSO
📚 Simulado Monitor Escolar | FUNRIO | cód.4051
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🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: Monitor Escolar
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FUNRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #44658
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A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.
Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.
A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:
- a) Vivenciar atividades diversificadas.
- b) Orientar-se na relação tempo-espaço.
- c) Estruturar sua independência e autonomia.
- d) Explorar o ambiente e poder fazer escolhas nas atividades livres.
- e) Estabelecer um ritmo comum de trabalho igualando-se aos demais membros do grupo.
- #44659
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(1,0) 2 -
As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.
A proposição que contém uma afirmativa correta em relação ao conceito de brincar é:
- a) Brincar favorece exclusivamente a reprodução, a imitação do conhecido.
- b) Os jogos de regras e as brincadeiras dirigidas são também jogos simbólicos.
- c) Brincar de cuidar não deve ser uma atividade adotada nas creches e pré-escolas.
- d) Promover brincadeiras específicas para cada gênero deve ser incentivado sempre que possível.
- e) Ofertar e disponibilizar brinquedos que ajudem a romper as relações de dominação etnorracial deve ser preocupação dos profissionais que trabalham com crianças.
- #44660
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- a) Os currículos nessa etapa devem ter garantida apenas uma base nacional comum.
- b) O ensino da arte é componente curricular recomendado para os diferentes níveis de escolaridade.
- c) A Educação Física é componente curricular obrigatório, integrado ao projeto pedagógico da escola.
- d) Serão permitidas turmas ou classes com alunos de séries distintas, para o ensino de quaisquer componentes curriculares.
- e) O calendário escolar deverá respeitar as peculiaridades locais, a critério do respectivo sistema de ensino, permitindo-se até suprimir o número de horas letivas previstas por lei.
- #44661
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A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:
- a) Arranjos físicos constantes e definidos favorecem a interação das crianças entre si e destas com o professor.
- b) O tamanho do espaço físico tem pouco impacto no trabalho pedagógico, já que estamos tratando de crianças pequenas.
- c) Para garantir a qualidade do trabalho é fundamental privilegiar a disposição e a quantidade de recursos alocados para o espaço físico.
- d) Espaços multifuncionais possibilitam que um mesmo ambiente assuma diferentes funções, permitindo sua constante reconstrução.
- e) A organização do espaço deve ser direcionada para atividades coletivas, pois não são previstas atividades individualizadas nessa etapa da Educação Básica.
- #44662
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(1,0) 5 -
Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:
- a) prazer – simbolização – criação
- b) representação – ação – submissão
- c) repetição – interação – organização
- d) descoberta – passividade – reflexão
- e) estimulação – alienação – socialização
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(1,0) 6 -
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:
- a) os tempos destinados ao repouso e alimentação
- b) o estabelecimento de um ritmo comum ao grupo, evitando atender a demandas individuais
- c) as especificidades etárias, promovendo interações apenas entre crianças da mesma faixa etária
- d) o tempo longo de espera durante as atividades relacionadas à higiene, quando o professor atende a uma única criança por vez
- e) a organização de ambientes que ressignifiquem os modos de ser e de viver das famílias, redefinindo assim uma nova identidade
- #44664
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(1,0) 7 -
A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.
A relação correta entre as duas tabelas está representada por:
- a) 1W
- b) 1X
- c) 1Y
- d) 2W
- e) 2Z
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(1,0) 8 -
A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.
Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:
- a) A ampliação das relações sociais e afetivas da criança.
- b) O estabelecimento de atividades relacionadas às necessidades biológicas da criança.
- c) O brincar como uma das atividades privilegiadas para a aprendizagem e desenvolvimento infantil.
- d) A promoção prioritária do desenvolvimento cognitivo da criança, em relação às demais dimensões do aprender.
- e) O desenvolvimento da comunicação e expressão infantil por meio da apropriação e domínio de várias linguagens.
- #44666
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(1,0) 9 -
As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:
- a) A organização das atividades de cuidado da criança não precisa ser parte integrante da proposta curricular da escola.
- b) Educar cuidando não inclui garantir a segurança, nem alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.
- c) Os atos de cuidar não contribuem para que a criança se aproprie dos modos culturalmente estabelecidos de promoção de saúde.
- d) As praticas envolvidas nos atos de cuidar, tais como alimentação, banho, controle dos esfíncteres garantem, apenas, o direito da criança de ser bem atendida.
- e) A criança bem pequena necessita da mediação do professor/monitor para adquirir autonomia no cuidar de si, o que torna evidente a relação indissociável entre o cuidar e o educar.
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A etapa inicial da Educação Básica é a Educação Infantil, que compreende o atendimento de crianças com até 5 anos.
São estabelecidas na LDB regras para a organização da Educação Infantil.
Uma dessas regras está corretamente descrita em:
- a) Carga horária anual de 800 horas de trabalho educacional ou 200 dias letivos.
- b) Controle de frequência pela instituição, exigida a mínima de 75%, como em toda a Educação Básica.
- c) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias, independente do turno, parcial ou integral.
- d) Preparação de documentação que certifique o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
- e) Avaliação por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, visando promoção e posterior acesso ao Ensino Fundamental.