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Simulado de Monitor Escolar | CONCURSO

Simulado de Monitor Escolar

OBJETIVOS | Simulado Prefeitura de Trindade – GO - Pedagogia

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado Prefeitura de Trindade – GO - Pedagogia

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Prefeitura de Trindade – GO.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Prefeitura de Trindade – GO - Pedagogia

Este simulado contém questões da banca FUNRIO, para nível Médio do cargo de Monitor de Educação Infantil. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Trindade – GO.

*Conteúdo Programático do Simulado Prefeitura de Trindade – GO - Pedagogia.

  1. Processo de desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos de vida. 2. A importância do brincar. 3. Organização do trabalho na educação infantil: tempo e espaço. 4. Cuidar e educar - função indissociável na educação infantil. 5. Rotinas na educação infantil. 6. O Estatuto da Criança e do Adolescente. 7. A Educação Básica no Brasil: acesso, permanência, inclusão e fracasso escolar. 8. A organização da Educação Básica: LDB nº 9394/96.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia.

#44658
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.

Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.

A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:

  • a) Vivenciar atividades diversificadas.
  • b) Orientar-se na relação tempo-espaço.
  • c) Estruturar sua independência e autonomia.
  • d) Explorar o ambiente e poder fazer escolhas nas atividades livres. 
  • e) Estabelecer um ritmo comum de trabalho igualando-se aos demais membros do grupo.
#44659
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.

A proposição que contém uma afirmativa correta em relação ao conceito de brincar é:

  • a) Brincar favorece exclusivamente a reprodução, a imitação do conhecido.
  • b) Os jogos de regras e as brincadeiras dirigidas são também jogos simbólicos.
  • c) Brincar de cuidar não deve ser uma atividade adotada nas creches e pré-escolas.
  • d) Promover brincadeiras específicas para cada gênero deve ser incentivado sempre que possível.
  • e) Ofertar e disponibilizar brinquedos que ajudem a romper as relações de dominação etnorracial deve ser preocupação dos profissionais que trabalham com crianças.
#44660
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

  • a) Os currículos nessa etapa devem ter garantida apenas uma base nacional comum.
  • b) O ensino da arte é componente curricular recomendado para os diferentes níveis de escolaridade.
  • c) A Educação Física é componente curricular obrigatório, integrado ao projeto pedagógico da escola.
  • d) Serão permitidas turmas ou classes com alunos de séries distintas, para o ensino de quaisquer componentes curriculares.
  • e) O calendário escolar deverá respeitar as peculiaridades locais, a critério do respectivo sistema de ensino, permitindo-se até suprimir o número de horas letivas previstas por lei.
#44661
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.

Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.

Neste sentido, a alternativa correta é:

  • a) Arranjos físicos constantes e definidos favorecem a interação das crianças entre si e destas com o professor.
  • b) O tamanho do espaço físico tem pouco impacto no trabalho pedagógico, já que estamos tratando de crianças pequenas.
  • c) Para garantir a qualidade do trabalho é fundamental privilegiar a disposição e a quantidade de recursos alocados para o espaço físico.
  • d) Espaços multifuncionais possibilitam que um mesmo ambiente assuma diferentes funções, permitindo sua constante reconstrução.
  • e) A organização do espaço deve ser direcionada para atividades coletivas, pois não são previstas atividades individualizadas nessa etapa da Educação Básica.
#44662
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.

A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:

  • a) prazer – simbolização – criação
  • b) representação – ação – submissão
  • c) repetição – interação – organização
  • d) descoberta – passividade – reflexão
  • e) estimulação – alienação – socialização
#44663
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 6 - 

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.

Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:

  • a) os tempos destinados ao repouso e alimentação
  • b) o estabelecimento de um ritmo comum ao grupo, evitando atender a demandas individuais
  • c) as especificidades etárias, promovendo interações apenas entre crianças da mesma faixa etária
  • d) o tempo longo de espera durante as atividades relacionadas à higiene, quando o professor atende a uma única criança por vez
  • e) a organização de ambientes que ressignifiquem os modos de ser e de viver das famílias, redefinindo assim uma nova identidade
#44664
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 7 - 

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.

Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

  • a) 1W
  • b) 1X
  • c) 1Y
  • d) 2W
  • e) 2Z
#44665
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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(1,0) 8 - 

A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.

Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:

  • a) A ampliação das relações sociais e afetivas da criança.
  • b) O estabelecimento de atividades relacionadas às necessidades biológicas da criança.
  • c) O brincar como uma das atividades privilegiadas para a aprendizagem e desenvolvimento infantil.
  • d) A promoção prioritária do desenvolvimento cognitivo da criança, em relação às demais dimensões do aprender.
  • e) O desenvolvimento da comunicação e expressão infantil por meio da apropriação e domínio de várias linguagens.
#44666
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 9 - 

As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.

Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:

  • a) A organização das atividades de cuidado da criança não precisa ser parte integrante da proposta curricular da escola.
  • b) Educar cuidando não inclui garantir a segurança, nem alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.
  • c) Os atos de cuidar não contribuem para que a criança se aproprie dos modos culturalmente estabelecidos de promoção de saúde.
  • d) As praticas envolvidas nos atos de cuidar, tais como alimentação, banho, controle dos esfíncteres garantem, apenas, o direito da criança de ser bem atendida.
  • e) A criança bem pequena necessita da mediação do professor/monitor para adquirir autonomia no cuidar de si, o que torna evidente a relação indissociável entre o cuidar e o educar.
#44667
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
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. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 10 - 

A etapa inicial da Educação Básica é a Educação Infantil, que compreende o atendimento de crianças com até 5 anos.

São estabelecidas na LDB regras para a organização da Educação Infantil.

Uma dessas regras está corretamente descrita em:

  • a) Carga horária anual de 800 horas de trabalho educacional ou 200 dias letivos.
  • b) Controle de frequência pela instituição, exigida a mínima de 75%, como em toda a Educação Básica.
  • c) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias, independente do turno, parcial ou integral.
  • d) Preparação de documentação que certifique o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
  • e) Avaliação por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, visando promoção e posterior acesso ao Ensino Fundamental.