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Simulado Currículo (Teoria e Prática) | CONCURSO

Simulado Currículo (Teoria e Prática)

Simulado Currículo (Teoria e Prática)

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Este Simulado Currículo (Teoria e Prática) foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Currículo (Teoria e Prática)
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Currículo (Teoria e Prática)

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#220497
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(1,0) 1 - 

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. Maria do Socorro é pedagoga em uma escola que fica na região de Vitória. Para preparar a discussão sobre práticas curriculares que fará com os professores, ela analisou planejamentos de aula elaborados na escola e percebeu certa diversidade nas teorias curriculares que informam a prática dos professores:

1. No planejamento do professor de História, havia uma forte preocupação com a compreensão de que os interesses das classes dominantes influenciam os acontecimentos históricos. 2. A professora de Língua Portuguesa do EFI procurava ampliar o repertório literário dos estudantes, incluindo livros de literatura afrodescendente e de literatura indígena no canto da leitura. 3. A professora de Matemática focava em listas de exercícios e no trabalho com todos os conteúdos consolidados da área, atenta à cobertura curricular e à garantia de que todos os estudantes tivessem acesso aos conteúdos consagrados da Matemática.

A pedagoga concluiu que os professores, ao proporem suas atividades, estavam embasados (em 1, 2 e 3), respectivamente, pelas seguintes teorias curriculares:

  • a) Pós-críticas − críticas e tradicionais.
  • b) Tradicionais − críticas e pós-críticas.
  • c) Críticas − pós-críticas e tradicionais.
  • d) Tradicionais − pós-críticas e críticas.
  • e) Críticas − pós-críticas e críticas.
#220498
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(1,0) 2 - 

O teórico norte-americano Henry Giroux é conhecido pela sua abordagem crítica do modelo curricular tradicional.
A principal crítica de Giroux a esse modelo é que ele:

  • a) pensa a educação de uma forma engessada que deixa pouco espaço para o lúdico;
  • b) transmite conhecimentos teóricos desvinculados das exigênc;ias do mercado de trabalho
  • c) concentra-se em uma aprendizagem repetitiva e sem caráter significativo para o aluno;
  • d) baseia-se em uma ideia de neutralidade que mascara seus pressupostos ideológicos;
  • e) organiza os conteúdos desconsiderando as idades apropriadas para o seu aprendizado.
#220499
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(1,0) 3 - 

O currículo visto como um simples processo de racionalização de resultados educacionais que se dá através da especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser precisamente mensurados é uma perspectiva de quais teorias sobre o currículo?

  • a) Teorias críticas
  • b) Teorias tradicionais
  • c) Teorias pós-críticas
  • d) Teorias hipodérmicas
  • e) Teorias estruturalistas
#220500
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(1,0) 4 - 

Segundo Tomaz Tadeu da Silva (2010), talvez seja mais importante e interessante saber quais questões uma teoria do currículo ou discurso curricular procura responder, do que buscar uma definição propriamente dita de currículo.
Analise as afirmativas abaixo, à luz das discussões propostas pelo autor.

1. O currículo é a especificação precisa de conhecimentos, objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser mensurados. Portanto, as teorias do currículo são neutras, científicas e desinteressadas.
2. A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado.
3. O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo.
4. As teorias do currículo também se ocupam em responder à questão: o que eles ou elas devem se tornar? Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão “seguir” aquele currículo.
5. As teorias do currículo estão situadas num campo puramente epistemológico, de competição entre teorias no sentido clássico, ou seja, de teorias isentas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • e) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
#220501
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(1,0) 5 - 

De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (2010, p. 21-22), “as teorias educacionais e pedagógicas não são, estritamente falando, teorias sobre o currículo”. Apenas no início do século XX, especificamente em 1918, publica-se “o livro que iria ser considerado o marco no estabelecimento do currículo como campo especializado de estudos”.
A proposição dessa obra era de que a escola funcionasse da mesma forma que uma empresa, que os resultados esperados fossem especificados, os métodos para alcançá-los precisos, bem como os meios de mensurar os resultados, desenhando-se um modelo claramente voltado para a economia.
Esse livro inaugural das teorias do currículo foi escrito por qual autor?

  • a) Ralph Tyler
  • b) John Dewey
  • c) John Bobbitt
  • d) Robert Mager
  • e) Frederick Taylor
#220502
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(1,0) 6 - 

De acordo com estudos contemporâneos sobre currículo, é correto afirmar:
1. O currículo revela aspectos relacionados a relações de poder, o que caracteriza o contexto educacional como um espaço político.
2. O currículo representa propósitos ou atividades que sejam neutras no que diz respeito à formação e informação.
3. O currículo produz sentidos e significados, possui intencionalidades, e esses componentes são materializados na prática pedagógica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • a) É correta apenas a afirmativa 2.
  • b) É correta apenas a afirmativa 3.
  • c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
#220503
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(1,0) 7 - 

Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Nesse sentido, assinale a afirmativa CORRETA.

  • a) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular facultativo da educação básica.
  • b) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a doze horas.
  • c) O ensino da História do Brasil não levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
  • d) Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher serão incluídos, como temas transversais, nos currículos de que trata o caput deste artigo, observadas as diretrizes da legislação correspondente e a produção e distribuição de material didático adequado a cada nível de ensino.
  • e) No currículo do ensino fundamental, a partir do primeiro ano, será ofertada a língua inglesa.
#220504
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(1,0) 8 - 

Leia a seguinte reflexão sobre currículo escolar:

Pode-se dizer que, na atualidade, as pedagogias chamadas de novas, alternativas ou críticas rejeitam um currículo centrado apenas em habilidades cognitivas. Defendem a ideia de que o currículo escolar deve incluir outros conteúdos como: as artes, a cultura corporal, as novas áreas dos conhecimentos e saberes práticos. Insistem em que o currículo busque a integração de conteúdos de diferentes campos, rompendo com a organização disciplinar. Enfatizam, ainda, a importância de o currículo estar centrado em problemas da vida cotidiana, buscando formas de trabalho que permitam ao aluno construir conhecimento, bem como diferentes habilidades intelectuais, formas de conduta e valores.

(SANTOS, Lucíola. A construção do currículo. IN:MEC. Currículo: conhecimento e cultura. Programa Salto para o Futuro. Secretaria de Educação a Distância: MEC, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.g....)

Com base na concepção de currículo apresentada, assinale a alternativa correta.

  • a) O currículo é um documento que expressa neutralidade no contexto escolar, pois não está sujeito a disputas de grupos de interesses que atuam na sociedade.
  • b) A padronização do currículo em meio aos diferentes grupos sociais e culturais é necessária para que a diversidade não descaracterize a formação pretendida.
  • c) Individualismo, consumismo e competitividade são valores celebrados nessa concepção de currículo.
  • d) Os resultados a serem alcançados são mais importantes do que o processo de aprendizagem, pois o objetivo principal permanece sendo a promoção dos conteúdos definidos formalmente por meio dos documentos norteadores nacionais.
  • e) Os conteúdos privilegiados no currículo devem ser relevantes socialmente, envolvendo práticas significativas ao dia a dia dos estudantes, além de promover valores adequados à vida em uma sociedade democrática.
#220505
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(1,0) 9 - 

Segundo o documento do MEC Indagações sobre currículo: currículo e avaliação, “avaliar, para o senso comum, aparece como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito. Porém, nós, professores, temos o compromisso de ir além do senso comum e não confundir avaliar com medir” (MEC, 2007, p. 19).
Assinale a alternativa correta com base na concepção de avaliação expressa no documento mencionado.

  • a) Avaliar é um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é a parte mais importante.
  • b) A avaliação é uma atividade voltada tão somente ao presente, para aferir o que o estudante sabe hoje.
  • c) Avaliar refere-se a classificar as aprendizagens em certas ou erradas e visa quantificar o quanto o estudante aprendeu.
  • d) Avaliar refere-se exclusivamente à reflexão sobre o desempenho dos estudantes e não diz respeito à atuação docente do professor.
  • e) Avaliar a aprendizagem do estudante não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem.
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(1,0) 10 - 

“Os currículos não são apenas o que é elaborado e prescrito, mas o que é adotado e implementado. Elaborar e implementar novas formas de currículos, baseadas em conhecimento aberto e compartilhado, depende muito do trabalho dos professores. Embora a tecnologia digital ofereça um mundo de possibilidades, as inovações têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas quando são elaboradas para atender às necessidades e características particulares dos estudantes em contextos específicos. Os professores têm um papel importante a desempenhar na personalização da aprendizagem para que seja autêntica e relevante. Eles precisam de liberdade, preparação adequada, recursos instrucionais e suporte para adaptar, construir, elaborar e criar as melhores oportunidades de aprendizagem para seus estudantes. Os currículos do futuro devem proporcionar aos professores uma ampla margem de autonomia, complementada com fortes apoios, incluindo o que é oferecido pela tecnologia, e o que vem de uma rica colaboração com seus pares e de parcerias com especialistas no assunto, como professores universitários e cientistas.”
Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 81.

De acordo com o texto, no que diz respeito ao currículo, é possível afirmar que o papel do professor

  • a) É o daquele que o elabora, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o implementa. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de experiências cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações pedagógicas idênticas. A capacidade de analisar o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.
  • b) É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante com a prática, a partir de um rol de insights cada vez mais amplo, em que as situações pedagógicas formam um conjunto conceitualmente estabelecido. A capacidade de modular o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem, portanto, faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.
  • c) É o daquele que o elabora, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o implementa. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante com a reflexão teórica, que subsidia um rol de experiências cada vez mais amplo, que nos permite alcançar um conceito unificador das situações pedagógicas. A capacidade de conceber currículos em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de implementá-lo.
  • d) É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de reflexões cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações curriculares idênticas. A capacidade de entender os propósitos do currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.
  • e) É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de experiências cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações pedagógicas idênticas. A capacidade de modular o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.