Simulado CRP - 2º Região (PE) | CONCURSO
SIMULADO CRP - 2º REGIÃO (PE)
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos CRP-2º Região (PE).
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO Este simulado contém questões da CRP-2º Região (PE) que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores CRP-2º Região (PE), portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO O Simulado CRP - 2º Região (PE) contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos CRP-2º Região (PE).
RANKING DO SIMULADO Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos CRP-2º Região (PE). Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO CRP-2º Região (PE) Para realizar o simulado CRP-2º Região (PE) você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CRP-2º Região (PE) você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para CRP-2º Região (PE) é aqui!
- #181387
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em relação à Resolução n.° 9/2018 do CFP, que dispõe sobre a realização de avaliação psicológica no exercício profissional do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), assinale a alternativa incorreta.
- a) É facultativo aos Conselhos Regionais de Psicologia manter cadastro atualizado de pessoas físicas e jurídicas que, em sua jurisdição, comercializem testes psicológicos, uma vez que tal atribuição cabe às editoras.
- b) Na comercialização de testes psicológicos, as editoras manterão procedimento de controle, no qual deverá constar o nome do psicólogo que os adquiriu, seu número de inscrição no CRP e o(s) número(s) de série dos testes adquiridos.
- c) Em caso de irregularidade nos testes psicológicos, é atribuição dos Conselhos Regionais de Psicologia a notificação do psicólogo a respeito, dando prazo para a regularização.
- d) Cabe aos Conselhos Regionais de Psicologia a representação contra profissional ou pessoa jurídica por falta disciplinar.
- e) Os Conselhos Regionais de Psicologia deverão dar conhecimento às autoridades competentes de possíveis irregularidades no uso ou na comercialização dos testes psicológicos considerados como favoráveis pelo CFP.
- #181388
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considerando que a psicologia tem o desafio de garantir à população trans o respeito à dignidade e o acesso aos serviços públicos de saúde, que a transexualidade e a travestilidade não constituem condição psicopatológica, ainda que não reproduzam a concepção normativa de que deve haver uma coincidência entre o sexo biológico, o gênero e o desejo sexual, julgue os próximos itens.
I Representa a Nota técnica sobre processo transexualizador e demais formas de assistência às pessoas trans do CFP o termo de consentimento informado, que deve ser um instrumento de esclarecimento ao usuário no serviço público ou privado. A assinatura do termo pelo usuário exime o profissional da responsabilidade em relação à sua prática. II Representa a Nota técnica sobre processo transexualizador e demais formas de assistência às pessoas trans do CFP o fato de o objetivo da assistência psicológica ser o acolhimento e o apoio a partir da compreensão de que as vivências trans são práticas identitárias coletivas que não necessitam de um projeto terapêutico. III Representa a Nota técnica sobre processo transexualizador e demais formas de assistência às pessoas trans do CFP o fato de o acompanhamento psicológico ser restrito aos profissionais que atuam nos centros de referência específicos. IV Representa a Nota técnica sobre processo transexualizador e demais formas de assistência às pessoas trans do CFP o fato de o trabalho do psicólogo estar condicionado, restrito ou centralizado no procedimento cirúrgico de transgenitalização e nas demais intervenções somáticas, aparentes ou não, conforme determinação da Portaria MS n.° 1.707/2008.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 0.
- b) 1.
- c) 2.
- d) 3.
- e) 4.
- #181390
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A Resolução MS/CNS n.° 466/2012 visa assegurar direitos e deveres que dizem respeito aos participantes de pesquisa científica, à comunidade acadêmica e ao Estado. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta objetivos precípuos da Resolução.
- a) garantir a informação objetiva sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa lhes acarretar, na medida de sua compreensão e respeitada em suas singularidades
- b) questionar os valores culturais, sociais, morais, religiosos e éticos e os hábitos e costumes, de forma a manter a objetividade necessária para se envolver nas comunidades pesquisadas
- c) buscar o prevalecimento dos benefícios esperados sobre os riscos e(ou) desconfortos previsíveis
- d) utilizar os métodos adequados para responder às questões estudadas, especificando-os, seja a pesquisa qualitativa, quantitativa ou quali-quantitativa
- e) prever procedimentos que assegurem a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização dos participantes, garantindo a não utilização das informações em prejuízo das pessoas e(ou) das comunidades, inclusive em termos de autoestima, de prestígio e(ou) de aspectos econômico-financeiros
- #181391
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em outubro de 1992, o CFP apresentou ao Ministério do Trabalho sua contribuição para integrar o Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO). De acordo com o CBO, os psicólogos estudam a estrutura psíquica e os mecanismos de comportamento dos seres humanos, desempenham tarefas relacionadas a problemas de pessoal, como processos de recrutamento, seleção, orientação profissional e outros similares, à problemática educacional e a estudos clínicos individuais e coletivos e suas funções consistem em: elaborar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa das características psicológicas dos indivíduos; organizar e aplicar métodos e técnicas de recrutamento, seleção e orientação profissional; proceder à aferição desses processos para controle de sua validade; realizar estudos e aplicações práticas no campo da educação (creches e escolas); realizar trabalhos em clínicas psicológicas, hospitalares, ambulatoriais, postos de saúde, núcleos e centros de atenção psicossocial; realizar trabalhos nos casos de famílias, crianças e adolescentes, sistemas penitenciários, associações esportivas, comunidades e núcleos rurais. Nessa perspectiva, estão previstos, desde 1992, no CBO, além das categorias psicólogo em geral e outros psicólogos, as seguintes categorias:
- a) psicólogo do trabalho; psicólogo educacional; psicólogo clínico; psicólogo de trânsito; psicólogo do esporte; psicólogo das emergências e dos desastres; e psicólogo social.
- b) psicólogo do trabalho; psicólogo das emergências e dos desastres; psicólogo educacional; psicólogo clínico; psicólogo de trânsito; psicólogo jurídico; psicólogo do esporte; e psicólogo social.
- c) psicólogo do trabalho; psicopedagogo; psicólogo educacional; psicólogo clínico; psicólogo de trânsito; psicólogo do esporte; e psicólogo social.
- d) psicólogo do trabalho; psicopedagogo; psicólogo educacional; psicólogo clínico; psicólogo de trânsito; psicólogo do esporte; psicólogo social; e psicólogo da saúde.
- e) psicólogo do trabalho; psicólogo educacional; psicólogo clínico; psicólogo de trânsito; psicólogo jurídico; psicólogo do esporte; e psicólogo social.
- #181393
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A universalidade dos Direitos Humanos expressa-se por meio de Declarações, Tratados Internacionais, normas legais e regulamentos profissionais. Sendo assim, observe os conteúdos dos três documentos relacionados a seguir.
I Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirma-se que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana. II Na Declaração de Durban de 2001, reafirma-se o princípio de igualdade e de não discriminação. III O art. VI do Código de Ética Profissional do Psicólogo determina que o psicólogo colaborará na criação de condições que visem eliminar a opressão e a marginalização do ser humano.
Os documentos acima compõem os "Considerandos" da Resolução CFP n.°
- a) 1/1999.
- b) 18/2002.
- c) 2/2003.
- d) 2/2009
- e) 11/2012.
- #181394
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Conforme as diretrizes estabelecidas pela Resolução n.° 1/2009 do CFP, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, assinale a alternativa correta.
- a) O registro deve ser realizado em prontuários específicos para cada profissional da equipe em caso de equipes multiprofissionais.
- b) Fica garantido ao usuário ou representante legal o acesso integral às informações registradas pelo psicólogo em seu prontuário.
- c) Em caso de atendimento em grupo não eventual, o psicólogo ficará desonerado de manter a documentação individual referente a cada usuário.
- d) A guarda dos registros dos atendimentos psicológicos deverá ser de, no mínimo, 24 meses.
- e) O registro documental deverá ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e não poderá ser utilizado como meio de prova para instruir processos disciplinares pelos Conselhos de Psicologia.
- #181395
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Nos termos da Resolução CFP n.° 10/2017, que institui a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia, assinale a alternativa incorreta.
- a) Os psicólogos agentes de orientação e fiscalização portarão identificação fornecida pelos Conselhos Regionais de Psicologia, que será exibida no ato da orientação e da fiscalização, quando solicitada.
- b) Os psicólogos agentes de orientação e fiscalização deverão verificar se a responsabilidade e o exercício da psicologia, mantidos ou prestados por empresas ou instituições de direito público ou privado, estão a cargo de psicólogo regularmente inscrito no CRP.
- c) Os psicólogos agentes de orientação e fiscalização deverão apresentar, à Comissão de Orientação e Fiscalização, periodicamente, os documentos pertinentes ao exercício de suas funções.
- d) Aos psicólogos agentes de orientação e fiscalização compete contribuir com o Plenário, fornecendo subsídios para o esclarecimento de questões sobre o exercício profissional, inclusive colaborando para a produção de documentos sobre aquelas de maior demanda, participando de reunião com a categoria e(ou) com representantes setoriais, elaborando textos informativos ou executando outras tarefas solicitadas pelo Plenário e(ou) pela Diretoria.
- e) A Comissão de Orientação e Fiscalização dos Conselhos Regionais de Psicologia será constituída por, no mínimo, três psicólogos indicados pelo Plenário e presidida por um conselheiro efetivo, sendo proibida a participação de conselheiros suplentes ou de psicólogos convidados.
- #181396
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considerando a importância de orientar os órgãos públicos e as demais pessoas jurídicas a respeito das informações relacionadas à avaliação psicológica, que devem constar nos editais de concurso público para assegurar a preservação dos procedimentos, a qualidade da avaliação psicológica e os direitos dos candidatos, e tendo em vista a Resolução CFP n.° 2/2016, assinale a alternativa correta.
- a) Caso opte pelo uso de testes psicológicos, o psicólogo poderá utilizar qualquer teste na lista do SATEPSI/CFP.
- b) O psicólogo deve proceder à análise conjunta dos instrumentos psicológicos de forma dinâmica, evitando relacioná-los à profissiografia do cargo para evitar indução na interpretação dos resultados.
- c) O psicólogo deverá declarar-se impedido de avaliar candidatos com os quais tenha relação que possa afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou os resultados da avaliação.
- d) Será facultado ao candidato e à empresa contratante conhecer os resultados da avaliação por meio de entrevista devolutiva.
- e) Na elaboração do edital, é facultativa a participação de profissional psicólogo para a definição dos construtos (dimensões psicológicas) envolvidos no processo de avaliação.
- #181398
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com a Resolução CFP n.° 7/2003, assinale a alternativa incorreta.
- a) A declaração e o parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação psicológica, embora muitas vezes apareçam dessa forma.
- b) A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando-se qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.
- c) As laudas devem ser rubricadas, desde a primeira até a penúltima, considerando-se que a última estará assinada em toda e qualquer modalidade de documento.
- d) O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) são a-históricos e individuais, sem influência econômica ou política, uma vez que não são estes os elementos constitutivos no processo de subjetivação.
- e) Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou do grupo atendido, bem como sobre outros materiais e grupos atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão.
- #181399
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CRP-2º Região (PE)
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Considerem-se as seguintes definições.
I É um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: comparecimentos do atendido e(ou) do seu acompanhante, quando necessário; acompanhamento psicológico do atendido; e informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). II É um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de: justificar faltas e(ou) impedimentos do solicitante; justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução; solicitar o afastamento, ou dispensa, do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP n.° 15/1996. III É um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma "questão-problema", visando dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão e sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
De acordo com a Resolução CFP n.° 7/2013, as definições acima correspondem, respectivamente,
- a) à declaração, ao atestado psicológico e ao parecer psicológico.
- b) à declaração, ao atestado psicológico e ao relatório psicológico.
- c) à declaração, ao atestado psicológico e ao laudo psicológico.
- d) ao atestado psicológico, ao parecer psicológico e à declaração.
- e) ao relatório psicológico, ao atestado psicológico e ao parecer psicológico.