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Simulado CRN 3ª Região (SP/MS) - Português 2 | CONCURSO

Simulado CRN 3ª Região (SP/MS) - Português 2

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso CRN 3ª Região (SP/MS).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Quadrix, para nível Superior do cargo de Advogado. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CRN 3ª Região (SP/MS).

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 2 do concurso CRN 3ª Região (SP/MS).

Questões e Simulado de Português do concurso do CRN 3ª Região (SP/MS) para o cargo de Advogado.

  1. Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas.
  2. Tipologia textual.
  3. Coesão e coerência.
  4. Ortografia oficial.
  5. Fonética e fonologia.
  6. Acentuação gráfica.
  7. Pontuação.
  8. Formação e emprego das classes de palavras.
  9. Significação de palavras.
  10. Sintaxe da oração e do período.
  11. Concordância nominal e verbal.
  12. Regência nominal e verbal.
  13. Emprego do sinal indicativo de crase.
  14. Funções da Linguagem.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 2.

#37939
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção que está incorreta em relação às estruturas lingüísticas do texto.

  • a) O termo "por meio dos quais" (1.3) pode ser substituído por "pelos quais", sem prejuízo semântico do texto.
  • b) O termo "esses" (1.21), no início do 3º parágrafo, retoma a informação do parágrafo anterior no que concerne aos dados levantados por pesquisas e se refere a um elemento catafórico.
  • c) O termo "sustentabilidade" (1.28), no 4º parágrafo, retoma o título em termos semânticos e referenciais.
  • d) O termo "isso" (1.52), do 6º parágrafo, retoma as prioridades da FAO e se refere a um elemento anafórico.
  • e) No trecho "Tenho certeza que conseguiremos [...]" (1.51), no 6º parágrafo, convém conter a preposição "de" depois da palavra "certeza" para adequá-lo à norma culta da língua.
#37940
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Quanto aos elementos lingüísticos e semânticos do texto, é incorreto afirmar que:

  • a) o modelo sustentável proposto envolve mudança de comportamento da humanidade.
  • b) o autor defende a ideia de que não haverá recursos naturais necessários para uma adequada sustentabilidade alimentar.
  • c) o desequilíbrio dos sistemas alimentares se refere à escolha de dieta dos consumidores.
  • d) há contraposição presente no sistema alimentar global atual.
  • e) o problema global apontado pelo autor não se refere apenas à disponibilidade de alimentos.
#37941
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 - 

Assinale a opção incorreta a respeito do uso adequado da crase.

  • a) Em "[...] as condições de utilização como o acesso a estabilidade", no 4° parágrafo, o termo em destaque não recebe a crase pelo fato de se referir ao termo "acesso".
  • b) O uso da crase em "Lidar com as questões relacionadas à má nutrição [...]", 5º parágrafo, justifica-se pela regência do termo em destaque.
  • c) A não utilização da crase em "[...] e acelerar a mudança em direção a sistemas sustentáveis de produção e consumo de alimentos", no último parágrafo, justifica- se pelo fato de anteceder um termo no plural.
  • d) A não utilização da crase em "Se somarmos a esses dados as cifras alarmantes do desperdício alimentar", no 3º parágrafo, não se justifica pelo fato da presença do pronome demonstrativo "esses".
  • e) A não utilização da crase em "[...] estão degradando o meio ambiente e ameaçando ecossistemas e a biodiversidade [...]", no 4º parágrafo, justifica-se pelo fato de o verbo "ameaçar" permitir dois tipos de regência.
#37942
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

Assinale a opção correta a respeito das relações de coesão no texto.

  • a) Por meio do termo "dos quais" (1.3), no I º parágrafo, não se retoma um dos atores dos sistemas alimentares.
  • b) O termo "assim" em "[...] um efeito na disponibilidade final e na acessibilidade de alimentos diversos nutritivos e, assim, na habilidade dos consumidores para escolher dietas saudáveis", no I º parágrafo, não pode ser substituído por "portanto", sem prejuízo semântico ao texto.
  • c) O termo "ainda" em "[...] ou ainda pela sua utilização incorreta requer ações integradas [...]", no penúltimo parágrafo, não se refere a um advérbio de tempo e pode ser substituído por "mesmo", sem prejuízo semântico ao texto.
  • d) O termo "mas também" em "[...] mas também o acesso a eles, as condições de utilização e a estabilidade.", no 4º parágrafo, indica circunstância de modo.
  • e) A substituição do termo "como" por "quanto" em "[...] e ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, colocando em risco tanto a disponibilidade como o acesso e a utilização dos alimentos", no 4º parágrafo, traria prejuízo semântico ao texto.
#37943
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 5 - 

Leia, a seguir, as afirmações sobre os textos I e II.

 

I. Ambos os textos compartilham da ideia de que há pessoas famintas e com deficiências nutricionais.

 

II. Ambos os textos apontam para a necessidade de sanar os problemas de nutrição no mundo. 

 

III. O texto I relata um alto número de pessoas famintas e com problemas nutricionais, enquanto o texto II relata os problemas nutricionais do público infantil no Afeganistão.

 

IV. Entre as causas possíveis para a desnutrição infantil, no texto II, estão a falta de aleitamento materno e de água potável. 

 

É correto o que se afirma em:

  • a) somente I.
  • b) somente I e II.
  • c) somente III.
  • d) somente IV.
  • e) somente III e IV.
#37944
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 6 - 

Em ambos os textos (I e II), prevalece uma função da linguagem:

  • a) Fática.
  • b) Poética.
  • c) Metalinguística.
  • d) Referencial.
  • e) Emotiva.
#37945
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 7 - 

Simulado CRN 3ª Região (SP/MS) - Português 2 - Simulado Brasil Concurso

Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta.

  • a) Em "depois querem que não haja assaltos!", no segundo quadrinho da tirinha, o verbo destacado não vai para o plural para fazer a concordância com "assaltos" por se tratar de um verbo impessoal.
  • b) O termo "nem" em "O salário já não dá nem para a comida" pode ser substituído por "mesmo" sem prejuízo semântico ao texto.
  • c) Em "Que isto e aquilo", no penúltimo quadrinho da tirinha, o termo destacado deveria ser substituído por "isso" por se tratar de um elemento catafórico.
  • d) O termo "guisado", no último quadrinho, refere-se à guerrilha sociológica.
  • e) O trecho "depois dão uma miséria de aumento", no penúltimo quadrinho, tem como sujeito o mesmo presente no trecho "é assim que começam as greves".
#37946
Banca
QUADRIX
Matéria
Português
Concurso
CRN 3ª Região (SP/MS)
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 8 - 

Simulado CRN 3ª Região (SP/MS) - Português 2.1 - Simulado Brasil Concurso

A palavra "possível" aparece corretamente acentuada na tirinha. Essa acentuação se deve ao seguinte motivo:

  • a) trata-se de uma proparoxítona terminada em "l".
  • b) trata-se de um caso de ditongo crescente.
  • c) trata-se de um hiato de uma palavra terminada em "l.
  • d) trata-se de uma paroxítona terminada em " l ".
  • e) tem a mesma razão que justifica a acentuação dos vocábulos oxítonos terminados em "l".