Processando...

Simulado Criação e Direção de Arte | CONCURSO

Simulado Criação e Direção de Arte

SIMULADO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE | DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversos para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Criação e Direção de Arte da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Criação e Direção de Arte contém um total de 9 questões de concursos com um tempo estimado de 27 minutos para sua realização. O assunto abordado é Criação e Direção de Arte da banca Diversos do concurso Diversos.

RANKING
Realize o simulado Criação e Direção de Arte até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45297
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Relacione os tipos de abordagem formal usados mais frequentemente pela propaganda, listados a seguir, às suas respectivas características.
1. Slice of life
2. Antropomorfia
3. All-type
4. Testemunhal
5. Epopeia
( ) transforma coisas e conceitos em figuras humanas ou de animais para que “falem” e expressem características e emoções de modo mais evidente.
( ) conta uma história de forma dramática reforçando seu sentido de luta e conquista, conferindo-lhe um sentido épico.
( ) utiliza apenas texto, geralmente decorrente de um título e sem imagens complementares.
( ) usa personalidades ou autoridades para reforçar características positivas com base em sua experiência como produto ou serviço.
( ) apresenta consumidores típicos ou idealizados em situações cotidianas nas quais dramatizem algum uso ou benefício do que está sendo anunciado.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • a) 4, 1, 5, 3 e 2.
  • b) 2, 1, 3, 4 e 5.
  • c) 1, 4, 2, 5 e 3.
  • d) 1, 5, 4, 2 e 3.
  • e) 2, 5, 3, 4 e 1.
#45298
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O setor de Marketing Institucional de uma empresa desenvolveu uma campanha para conquistar mais seguidores nas redes sociais. Após pesquisas junto ao público-alvo (classe BC, faixa etária de 18 a 25 anos e nível médio completo) e também diante da limitação da verba disponível, decidiu-se pela criação de uma conta no Instagram.

 

Destacam-se como estratégias iniciais de lançamento da conta da empresa na referida rede social:

  • a) repetir o mesmo conteúdo postado nas outras contas da empresa no Facebook e Twitter; massificar postagens sobre vendas de produtos; 
  • b) criar nome de usuário diferente do nome fantasia da organização para despertar a curiosidade do público-alvo; adotar linguagem verbal distinta de todas as mídias até então utilizadas;
  • c) publicar em Stories o making of da campanha; postar fotos dos membros da equipe de Comunicação Organizacional a fim de evidenciar que os recursos humanos são valorados de forma secundária; 
  • d) editar o perfil de acordo com os valores institucionais; utilizar de maneira criteriosa as hashtags nas postagens para conquistar seguidores;
  • e) não divulgar a conta do Instagram em quaisquer plataformas digitais geridas pela instituição; veicular na mídia impressa especializada o mote da campanha.
#45299
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Um profissional de atendimento de uma agência de propaganda costuma receber de seus clientes diversas páginas de informações sobre os produtos e serviços, para realizar campanhas de viés comercial. Ao se reunir, pela primeira vez, com o responsável pela Comunicação Institucional de um banco público, recebe apenas uma folha com informações já direcionadas sobre o conteúdo publicitário da campanha.

 

Esse processo está: 

  • a) correto, porque o cliente pode determinar o conteúdo da campanha e deixar a agência cuidar apenas da forma;
  • b) correto, porque a agência não deve dar feedback sobre os processos dos clientes atuais e potenciais;
  • c) incorreto, porque quanto mais informações passadas para a agência, melhor será a campanha publicitária;
  • d)  incorreto, porque o profissional do banco público demonstrou não ter experiência na área institucional; 
  • e) incorreto, porque a legislação de comunicação pública especifica que a agência determina o conteúdo das peças. 
#45300
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Durante o processo de criação da sua campanha, você pode se deparar com algumas siglas e termos. Então vamos ver o significado de alguns de distribuição usados nas plataformas para que você possa fazer as melhores escolhas na hora de anunciar. A informação de qual dos significados está correto para a escolha das respostas?


I - CPC - Custo por cobertura: custo pela área coberta pelo anúncio.

II - CPM - Custo por mil impressões: custo por mil visualizações do anúncio exibido.

III - CPA - Custo por aquisição: custo por uma conversão.

  • a) I, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II, III.
#45301
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

O Getty Images, um dos três maiores bancos de imagens do mundo, descreve seus serviços da seguinte maneira:

 

Oferecemos a mais elevada qualidade e diversidade em imagens rights-managed e royalty-free. Descubra a nossa vasta gama de coleções, com fotografias e ilustrações envolventes para todos os projetos” (http://www.gettyimages.com.br)


Sobre o royalty-free, considere as seguintes afirmativas:

1. As imagens “livre de royalties” (ou royalty-free) são imagens que não têm conteúdo de uso restrito a um determinado público ou faixa etária.

2. Existem diversos tipos de contrato de cessão de uso das fotografias entre um banco de imagem e um cliente.

3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

Assinale a alternativa correta. 

  • a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
  • b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
  • c) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
  • d) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • e) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
#45302
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

“Nos bancos de imagem, é possível encontrar praticamente tudo para o faz de conta da publicidade: do visual noturno de Nova York, que se quer aplicar no fundo de um anúncio de um carro, até o tigre, aparentemente dócil, que estará sentado numa poltrona ao lado de um modelo, passando por paisagens lunares, ilhas paradisíacas, ondas gigantescas, macrofotos de insetos, destinos turísticos, personalidades etc.". (Piovan e César, 2007)

 

Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem terá controle sobre o uso que será feito de suas fotografias.

2. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem deve estar ciente de que ele poderá servir a diversas finalidades.

3. A publicidade pode construir seu faz de conta graças aos contratos de cessão de uso de imagem, que permitem ampla gama de possibilidades de aplicação para as fotografias.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
  • c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
  • d) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
#45303
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

“Fotografia de gente exige pré-produção. Temos que disparar uma série de ações antes da foto”. (Piovan e César, 2007)

 

Identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes passos para se produzir um retrato.

( ) Agendamento prévio com as pessoas envolvidas na produção.

( ) Atenção à produção do espaço, para que esteja condizente com as expectativas exigidas para a finalidade a que a fotografia se destina.

( ) Atenção às roupas, ao cabelo e à maquiagem, o que pode exigir inclusive a participação de outros profissionais, como produtores, cabeleireiros e maquiadores.

( ) Visita prévia às locações e pesquisa sobre as pessoas retratadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) F – F – V – V.
  • b) F – V – F – V. 
  • c) V – V – F – F.
  • d) V – F – F – V.
  • e) V – V – V – V. 
#45304
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

“Quando o banco de imagens é genérico, com vários fotógrafos cadastrados e milhões de imagens a oferecer, os custos tornam-se menores, pois o valor de produção da fotografia fica diluído”. (Piovan e César, 2007).


Sobre os bancos de imagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Sua vantagem está na redução dos custos da imagem para o fotógrafo.

2. Sua vantagem está na exclusividade da imagem produzida.

3. Sua vantagem está na redução dos custos para o cliente.

4. Sua vantagem está na impossibilidade da cessão do uso da imagem.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
  • c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
  • e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. 
#45305
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Criação e Direção de Arte
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Um banco de imagens é:

  • a) uma instituição responsável pelo gerenciamento dos direitos autorais de um fotógrafo.
  • b) um conjunto de imagens que poderão ser utilizadas para diversas finalidades. 
  • c) uma instituição que negocia o valor das fotografias no mercado financeiro. 
  • d) uma empresa de publicidade que utiliza fotografias em suas produções. 
  • e) uma instituição responsável pela especulação financeira de fotógrafos no mercado de arte.