Simulado CRESS-PB - Conhecimentos Específicos | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CRESS-PB.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CONSULPAM, para nível Médio do cargo de Agente Administrativo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CRESS-PB.
*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso CRESS-PB.
Comunicação e relações públicas. Qualidade no atendimento ao público inteiro e externo. Técnicas de redação. Elaboração de correspondência empresarial e oficial. elaboração de relatórios e registros. Agenda. Rotinas administrativas e de escritório. Elaboração e manutenção de banco de dados. Noções de administração de materiais e almoxarifado. Cadastro e licitações. Arquivo e sua documentação: organização de um arquivo; técnicas e métodos de arquivamento; modelos de arquivo e tipos de pastas; arquivamento de registros informatizados. Ética profissional e sigilo profissional. Cultura e ambiente organizacional. Gestão da qualidade: análise de melhoria de processos. Gestão de informação. resoluções CFESS n° 392/1999, 582/2010 e 588/2012.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.
- #42063
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Cartório é a designação geral dada ao local onde atuam os serventuários públicos que têm a missão de redigir e registrar documentos, atribuindo-lhes autenticidade. Em relação aos cartórios é INCORRETO afirmar que:
- a) Cartório de Protestos de Títulos é o cartório competente para protesto de cheques, notas promissórias e duplicatas, etc
- b) Cartório de Registro Civil é o cartório competente para a lavratura de escritura de imóveis, de escritura de reconhecimento de paternidade, testamentos, autenticação de cópias e procurações entre outros.
- c) Cartório de Registro de Imóveis é o cartório responsável pelo registro dos títulos de propriedade de imóveis. Para que se possa aferir a propriedade de um imóvel é necessário que haja registro em um cartório de registro imobiliário lançado com o seu respectivo histórico. Estes cartórios têm suas jurisdições por bairros onde o imóvel está localizado, portanto deve-se dirigir ao cartório específico.
- d) Cartório de Registro Civil é o responsável pelo registro de nascimento, de casamento, de óbito, e que fornece as certidões respectivas.
- #42064
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
- a) Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
- b) O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo apenas os princípios determinados pelo seu grupo de trabalho.
- c) Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação.
- d) Há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência e etc.
- #42065
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
- a) As rotinas administrativas são, na verdade, uma série de conceitos de como melhorar a vida administrativa de uma Empresa.
- b) Os manuais de rotina administrativa são documentos que especificam o conjunto de diretrizes que definem a estrutura organizacional e política da empresa.
- c) Nos regulamentos ou regimentos internos estão descritos as normas que especificam as funções e o seu desempenho.
- d) Rotina administrativa é formada por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico, científico e domínio de tecnologias.
- #42066
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Quando uma organização assume uma vida própria, independente de seus fundadores ou qualquer de seus membros, ela adquire a imortalidade. A institucionalização opera para produzir uma compreensão comum, entre os membros da organização sobre o que é o comportamento apropriado. Partindo desta noção é que se compreende a cultura organizacional. Analise os itens a seguir sobre o tema:
I. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si.
II. Para começarmos a compreender uma organização necessitamos, além da sua estrutura, estudar também os seus processos psicossociais dentro do contexto cultural específico onde eles ocorrem. A análise da cultura da organização é, portanto, um requisito essencial para a compreensão do comportamento das pessoas que nela trabalham.
III. Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da maneira como as coisas são feitas. Ela oferece estabilidade à organização. Toda organização tem uma cultura e que, dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros.
IV. Podemos concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização.
Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
- a) Apenas o item I está incorreto.
- b) Apenas o item II está incorreto.
- c) Apenas o item IV está incorreto.
- d) Todos os itens estão corretos.
- #42067
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
- a) Turnover
- b) Greves
- c) Afastamento por acidente de trabalho
- d) Absenteísmo
- #42068
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
- a) As rotinas administrativas são, na verdade, uma série de conceitos de como melhorar a vida administrativa de uma Empresa.
- b) Os manuais de rotina administrativa são documentos que especificam o conjunto de diretrizes que definem a estrutura organizacional e política da empresa.
- c) Nos regulamentos ou regimentos internos estão descritos as normas que especificam as funções e o seu desempenho.
- d) Rotina administrativa é formada por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico, científico e domínio de tecnologias.
- #42069
- Banca
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- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico", ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados. Em relação a bancos de dados, analise os itens a seguir:
I. Uma lista telefônica, um catálogo de CDs e um sistema de controle de RH de uma empresa são exemplos de bancos de dados.
II. O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário.
III. Um sistema de banco de dados é um conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.
IV. A elaboração e o planejamento de um banco de dados é atividade exclusiva dos profissionais de informática, não necessitando da participação de outros agentes da empresa.
Em relação aos itens acima, é CORRETO afirmar que:
- a) Apenas o item IV está incorreto.
- b) Apenas o item III está incorreto.
- c) Apenas o item II está incorreto.
- d) Apenas o item I está incorreto.
- #42070
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
- a) Pregão
- b) Convite
- c) Concorrência
- d) Compra Direta
- #42071
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
- a) A comunicação em Relações Públicas destina-se também a estabelecer e manter o equilíbrio e o bom entendimento entre as duas partes e, por vezes, expandir ou estabilizar a imagem e/ou identidade da instituição ativa perante a opinião pública.
- b) A importância dessa comunicação sistematizada se tornou tão grande que Relações Públicas passou a ser também Profissão com o seguinte conceito: é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada.
- c) As Relações Públicas servem para as empresas, exclusivamente, como um canal informativo, onde elas exercitam a conquista de clientes e manutenção dos já existentes.
- d) A importância das relações públicas enquanto função social e organizacional é justificada pela necessidade de as sociedades e organizações estabeleceram relações ‒ ou trocas ‒ com os outros, sejam outros países, outras organizações, outros grupos ou outros indivíduos.
- #42072
- Banca
- CONSULPAM
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CRESS-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
O atendimento ao cliente, tanto interno quanto externo, não se trata apenas de um conjunto de técnicas a serem implantadas em uma organização, mas sim, de uma cultura, de uma postura a ser cultivada. Analise os itens a seguir:
I. A Empresa XYZ criou um serviço de atendimento ao consumidor. Com esta postura ela acredita ter resolvido todos os problemas de atendimento ao cliente externo.
II. A Empresa ABC não tem um serviço de atendimento ao cliente. Faz parte da cultura organizacional da Empresa assistir de forma individualizada a cada cliente, dando a ele todo suporte necessário para a resolução dos problemas surgidos.
III. A Empresa GHI lançou um programa de Fidelidade enfatizando uma série de premiações. Tem um funcionário encarregado de receber e relatar às chefias todas as reclamações trazidas por clientes internos e externos.
IV. A Empresa KLM, acabou de contratar uma Consultoria para fazer um planejamento de ações que visam estabelecer uma nova cultura de atendimento aos clientes. O trabalho da Consultoria contará com prospecções junto a todos os clientes da Empresa e ao público em geral.
Em relação às Empresas apresentadas nos itens, é CORRETO afirmar que:
- a) As Empresas KLM, GHI e XYZ resolveram de forma duradoura seus problemas de relacionamento com os clientes.
- b) As Empresas ABC e KLM estão mais próximas de um modo ou uma cultura organizacional que se reflete em excelência no atendimento ao cliente.
- c) A Empresa GHI está mais próxima que as outras, da excelência no atendimento.
- d) A Empresa XYZ está mais próxima que as outras, da excelência no atendimento.