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Simulado CRB - 2° Região | CONCURSO

Simulado CRB - 2° Região

SIMULADO CRB - 2° REGIÃO

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CRB - 2° Região.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CRB - 2° Região que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CRB - 2° Região, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CRB - 2° Região contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CRB - 2° Região.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CRB - 2° Região. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CRB - 2° Região
Para realizar o simulado CRB - 2° Região você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CRB - 2° Região você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CRB - 2° Região é aqui!


#180079
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CRB - 2° Região
Tipo
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(1,0) 1 - 

Considerando a Resolução n.º 60/2000, assinale a alternativa que apresenta a ação que cabe ao Conselho Regional de Biblioteconomia no âmbito de suas finalidades.

  • a) de planejamento
  • b) consultiva
  • c) de coordenação
  • d) contenciosa de segunda instância
  • e) jurídica
#180080
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CRB - 2° Região
Tipo
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(1,0) 2 - 

Conforme a Resolução n.º 60/2004 do Conselho Federal de Biblioteconomia, assinale a alternativa que apresenta a(s) atividade(s) que é(são) de competência do Plenário do Conselho Regional de Biblioteconomia.

  • a) apresentar sugestões, visando a um melhor desempenho do Conselho e aos interesses da classe profissional
  • b) estabelecer a estrutura administrativa do Conselho Regional de Biblioteconomia
  • c) registrar, em livro próprio, a assinatura de seus membros presentes às reuniões ordinárias e extraordinárias
  • d) autorizar o pagamento de despesas, requisitar passagens e movimentar as contas bancárias, firmando, com o tesoureiro, todos os atos de responsabilidade financeira
  • e) examinar e deliberar sobre os pareceres emitidos pelas Comissões Permanentes e Temporárias, pelos conselheiros, pelos grupos de trabalho, pela consultoria jurídica e pelas assessorias especiais
#180081
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CRB - 2° Região
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(1,0) 3 - 

Com base no Código de Ética dos Bibliotecários (Resolução n.º 42/2002 do Conselho Federal de Biblioteconomia), assinale a alternativa correta.

  • a) O bibliotecário deverá apontar as falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que trabalha quando as julgar indignas do exercício profissional.
  • b) É vedada a precificação dos serviços a serem prestados pelo próprio profissional, devendo ele se dirigir ao Conselho Regional de Biblioteconomia de sua região para o estabelecimento correto do valor a ser cobrado.
  • c) O bibliotecário deve deixar a comunicação de infrações legais e éticas que forem de seu conhecimento a cargo dos órgãos competentes, entre eles os Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
  • d) Cabe ao bibliotecário a isenção e a neutralidade no apoio das iniciativas e dos movimentos de defesa dos interesses da classe.
  • e) O bibliotecário deve se abster do combate ao exercício ilegal da profissão, uma vez que tal postura é de responsabilidade dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
#180082
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(1,0) 4 - 

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia n.º 33/2001, que dispõe sobre o processo fiscalizatório dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, quando houver uma infração, será aberto um processo administrativo que terá início

  • a) com o autuado apresentando defesa e rol de testemunhas, ocasião em que será designada a audiência para a oitiva das testemunhas.
  • b) com a lavratura do auto de infração de fiscalização do Conselho Federal de Biblioteconomia.
  • c) com a lavratura do auto de infração de fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia.
  • d) com a apresentação, por um membro da Comissão de Fiscalização, de relatório fundamentado sobre a autuação, em reunião plenária.
  • e) a partir da assinatura do autuado no respectivo auto de infração.
#180083
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(1,0) 5 - 

Segundo a Lei n.º 9.674/1998, que dispõe sobre o exercício da profissão de bibliotecário, assinale a alternativa correta.

  • a) Em caso de infração grave, uma das penalidades previstas é a de suspensão, por tempo indeterminado, do exercício profissional do bibliotecário.
  • b) Censura pública é uma das penas disciplinares previstas.
  • c) O bibliotecário que pagar anuidades em débito, multas, demais emolumentos e taxas cabíveis será reabilitado e seu antigo registro continuará válido.
  • d) São equivalentes os diplomas de bibliotecário, de bacharel em biblioteconomia e de bacharel em biblioteconomia e documentação reconhecidos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia.
  • e) Em quaisquer circunstâncias, é vedada a coordenação de bibliotecas por técnico em biblioteconomia.
#180084
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(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa que apresenta a avaliação que um bibliotecário deve empreender para aferir dados sobre a forma de funcionamento mais econômica e eficiente para a biblioteca.

  • a) qualitativa
  • b) custo‐benefício
  • c) de eficácia
  • d) custo‐eficácia
  • e) quantitativa
#180085
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(1,0) 7 - 

A Lei n.º 4.084/1962 definiu que o Conselho Federal de Biblioteconomia

  • a) será constituído somente por brasileiros natos.
  • b) terá um presidente escolhido diretamente pelo Ministério da Educação.
  • c) terá conselheiros federais escolhidos pelo presidente do Conselho Federal, após sua efetiva nomeação.
  • d) será dotado de personalidade jurídica de direito privado.
  • e) terá conselheiros federais efetivos e suplentes, escolhidos em assembleia constituída por delegados‐eleitores de cada Conselho Regional de Biblioteconomia.
#180086
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(1,0) 8 - 

No âmbito do planejamento bibliotecário, o(a)

  • a) missão da biblioteca orienta a conduta dos seus colaboradores.
  • b) fase de elaboração de planos define a implementação de ações a fim de convertê‐las em resultados.
  • c) controle organizacional favorece o estabelecimento de meios preventivos, que potencializam o alcance dos objetivos articulados no planejamento.
  • d) estratégia é dimensionada para as áreas funcionais, como biblioteca, arquivo, marketing e finanças, a fim de gerar informações especializadas que subsidiem a tomada de decisão nas respectivas áreas.
  • e) foco na coleção é fator crítico de sucesso para a gestão da qualidade na biblioteca.
#180087
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. Bancas Diversas
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(1,0) 9 - 

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de biblioteca que consiste no conjunto de mecanismos eletrônicos que facilitam a localização da demanda informacional, interligando recursos e usuários.

  • a) automatizada
  • b) polimídia
  • c) virtual
  • d) digital
  • e) eletrônica
#180088
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(1,0) 10 - 

Em 1999, a International Federation of Library Associations and Institutions definiu como um dos objetivos da biblioteca escolar o de

  • a) melhorar as especificações técnicas, os componentes, os materiais, os softwares incorporados, o uso e outras características funcionais dos bens e dos serviços da biblioteca.
  • b) criar novos formatos de disseminação da informação.
  • c) servir como um centro referencial, atuando como ponte para a resolução de problemas da vida cotidiana.
  • d) oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e ao uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, à imaginação e ao entretenimento.
  • e) desenvolver e administrar serviços de informação convenientes, acessíveis e de baixo custo que estejam alinhados com as orientações estratégicas da organização.