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Simulado COREN-RS | CONCURSO

Simulado COREN-RS

SIMULADO COREN-RS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso COREN-RS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da COREN-RS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores COREN-RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado COREN-RS contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso COREN-RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso COREN-RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO COREN-RS
Para realizar o simulado COREN-RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado COREN-RS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para COREN-RS é aqui!


#179908
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-RS
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(1,0) 1 - 

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas,

  • a) o profissional de relações públicas pode utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que tirem do público, alvo da comunicação, a responsabilidade de seus atos.
  • b) disseminar informações falsas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos demonstráveis é uma responsabilidade da organização ou da agência, e não do profissional, que cumpre ordens.
  • c) é vedado ao profissional de relações públicas atender clientes concorrentes, mesmo com autorização prévia das partes atendidas.
  • d) o profissional de relações públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas em razão de seu ofício e não poderá ser obrigado à quebra do sigilo da fonte profissional nem quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei.
  • e) o profissional de relações públicas deve empenhar‐se para criar estruturas e canais de comunicação que favoreçam o diálogo e a livre circulação de informações.
#179909
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(1,0) 2 - 

A discussão acerca da ética na área da comunicação leva em consideração o direito fundamental que todo cidadão tem, justamente, à comunicação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • a) Direito à comunicação é o direito que se tem de receber informações, na condição de receptor passivo, de um processo de transmissão de mensagens.
  • b) A manipulação da informação é algo eticamente válido quando o receptor tem claro que a mídia defende determinados interesses.
  • c) A liberdade de imprensa é um bem em si mesma e o direito à comunicação vem para defendê‐la, pois veículos da mídia devem ter a liberdade de produzir conteúdos conforme seus interesses.
  • d) Transparência é um dos valores centrais quando se discute ética na comunicação social, considerando o direito dos cidadãos a receber informações e acessá‐las e a se expressar.
  • e) A liberdade de expressão é um direito fundamental do cidadão que não é respeitado pelos meios de comunicação quando exigem que somente determinados profissionais produzam conteúdos nas mídias.
#179910
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(1,0) 3 - 

O termo accountability compreende mecanismos que possibilitem a responsabilização de pessoas que ocupam cargos públicos. Quando estendido aos meios de comunicação, pode ser explicado como o processo que invoca a responsabilidade objetiva e subjetiva dos profissionais e veículos de comunicação por meio da organização da sociedade e da constituição de espaços públicos democráticos de discussão. A respeito desse conceito, assinale a alternativa correta.

  • a) Os chamados mecanismos para promoção da responsabilidade social da mídia permitem graus de abertura das empresas jornalísticas no sentido da prestação de contas (accountability) a partir da maior participação dos cidadãos.
  • b) Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia diferenciam‐se da censura e da autocensura, sendo a primeira caracterizada pela omissão e a segunda pela proibição prévia de publicação.
  • c) A adoção de mecanismo de accountability pela mídia acarreta, para os donos e os profissionais, o dever de responder aos cidadãos, de ocultar as críticas exacerbadas a eles endereçadas e de aceitar alguma responsabilidade sobre suas falhas, incompetência ou desonestidade
  • d) Pesquisa de opinião sobre mídia, campanha de alfabetização em mídia e código de ética são tipificados como instrumentos internos aos meios de comunicação, entre os mecanismos para assegurar a responsabilidade social da mídia.
  • e) Meios para a prestação de contas por parte da mídia servem para garantir, na prática, que a mídia e seus profissionais não cometam erros, seguindo princípios como verdade, honestidade, exatidão da informação e respeito à intimidade.
#179911
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(1,0) 4 - 

A partir do século XX, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, a construção social da realidade invariavelmente passa por processos de comunicação. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) O pensamento humano se forma independentemente do contexto por meio do qual esse pensamento surge, portanto sem interferência dos meios de comunicação.
  • b) Os profissionais que atuam nos meios de comunicação transferem seus pontos de vista subjetivos para o que é exibido, influenciando diretamente na constituição do imaginário coletivo do público.
  • c) A realidade é constituída pelo sentido das experiências pessoais e a mídia passa a atuar oferecendo vivências além das que se pode ter diretamente, construindo novos sentidos.
  • d) Somente na ficção, realidades sociais podem ser construídas. A mídia de informação se atém a fatos concretos, que são retratos fieis da realidade.
  • e) A construção da realidade social pela mídia leva à manipulação das massas, que rompe com as experiências próprias e passa a viver o que é projetado pelos meios de comunicação.
#179912
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(1,0) 5 - 

O público pode ser entendido como um grupo de pessoas que se vê diante de uma dada questão, o que o difere de massa e de multidão. Em relações públicas, o público se refere a um(uma)

  • a) grupo mobilizado.
  • b) tipo de audiência.
  • c) alvo amorfo.
  • d) recepção homogênea.
  • e) grupo em situação de copresença.
#179913
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(1,0) 6 - 

Em Informar não é comunicar, Dominique Wolton destaca que comunicar é mais difícil que informar, pois impõe a questão da relação, ou seja, a questão do outro. Quanto ao conceito de comunicação, é correto afirmar que

  • a) diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
  • b) corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
  • c) é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
  • d) é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
  • e) é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.
#179914
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(1,0) 7 - 

Após a identificação do universo de uma pesquisa de opinião, é necessário definir se ela será um censo, ouvindo a totalidade dos integrantes do universo, ou se será uma pesquisa por amostragem. No segundo caso, quando todas as pessoas que compõem o universo têm a mesma chance de serem selecionadas para entrevistas, a amostra é

  • a) do tipo Survey.
  • b) aberta.
  • c) presencial.
  • d) probabilística.
  • e) individual.
#179915
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(1,0) 8 - 

Comunicadores gerenciam relacionamentos e lidam com opinião pública, comportamentos e conflitos. Entre os principais desafios da área, está o de avaliar resultados. A literatura em comunicação organizacional apresenta alguns modelos de avaliação, a depender dos objetivos de comunicação, entre os quais, pode‐se citar o modelo

  • a) contínuo, que estabelece um valor monetário para os efeitos de comunicação.
  • b) Yardstick, que mede a efetividade da comunicação, verificando número e qualidade dos produtos e da audiência.
  • c) de variação compensatória, que estabelece um comparativo com o trabalho de comunicação da concorrência da organização.
  • d) de duas fases, que avalia se as mensagens emitidas pela comunicação foram compreendidas e retidas pelo público.
  • e) de curta duração, que estabelece um controle enquanto as ações estão sendo implementadas.
#179916
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(1,0) 9 - 

Entre as técnicas e etapas básicas para uma pesquisa de opinião, estão, na ordem correta de realização, o(a)

  • a) definição de objetivos, a identificação do universo e seleção da amostra, a construção do questionário e as entrevistas.
  • b) delimitação do problema, a coleta de dados, o pré‐teste de questionários e o planejamento.
  • c) treinamento dos entrevistadores, a tabulação dos dados, a construção dos questionários e a definição de objetivos.
  • d) aplicação de pré‐teste, o planejamento, a contratação do instituto e a análise dos dados.
  • e) identificação do universo do estudo, as entrevistas, a delimitação do problema e a definição dos objetivos.
#179917
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(1,0) 10 - 

A opinião pública se origina do debate público de ideias, ou seja, de um processo de discussão coletiva. É muito difícil queum indivíduo forme sua opinião isoladamente, havendo, assim, a necessidade da expressão pública da opinião. Nesse aspecto, na sociedade contemporânea, a mídia se apresenta como espaço de visibilidade de opiniões e arena de disputa. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  • a) Para que a opinião pública se consolide, é necessário manter a irrestrita manifestação das opiniões individuais, mesmo que isso ofenda determinados grupos sociais.
  • b) Os meios de comunicação de massa apresentam as informações necessárias para a formação da opinião pública, com imparcialidade e prevalência do interesse público.
  • c) Sob a perspectiva analítica, dentro da política, a opinião pública pode ser entendida como a soma de opiniões individuais medidas por pesquisas.
  • d) Ao controlar a livre expressão das opiniões pela mídia, o governo garante a participação direta dos cidadãos nas políticas públicas, livre de interesses individuais e de grupos.
  • e) Ao longo do século XX, a influência crescente da mídia e o desenvolvimento de sofisticadas técnicas de propaganda reforçaram a crença na possibilidade de manipulação e influência da opinião pública.