Processando...

Simulado COREN-MA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado COREN-MA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO COREN-MA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso COREN-MA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da COREN-MA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores COREN-MA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado COREN-MA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso COREN-MA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso COREN-MA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO COREN-MA
Para realizar o simulado COREN-MA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado COREN-MA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para COREN-MA é aqui!


#172041
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O que os outros vão pensar?
Quando eu era pequena, não tinha medo nenhum de bicho-papão, mula-sem-cabeça, bruxa malvada ou o diabo a quatro. Quem me aterrorizava era outro tipo de monstro. Eles atacavam em bando. Chamavam-se “Os Outros”. Nada podia ser mais danoso do que Os Outros. As crianças acordavam de manhã já pensando neles. Quer dizer, as crianças não: as mamães. Era com Os Outros que elas nos ameaçavam caso não nos comportássemos direito. Se não estudássemos, Os Outros nos chamariam de burros. Se não fôssemos amigos de toda a classe, Os Outros nos apelidariam de Bicho-do-Mato. Se não emprestássemos nossos brinquedos, Os Outros nunca mais brincariam conosco. E o pior é que as mães não mantinham a lógica do seu pensamento. “Mas mãe, todo mundo dorme na casa dos amigos.” “Eu lá quero saber dos Outros? Só me interessa você!” Era de pirar a cabeça de qualquer um. Não víamos a hora de crescer para nos ver livres daquela perseguição. Veio a adolescência, e que desespero: descobrimos que Os Outros estavam mais fortes que nunca, ávidos por liquidar com nossa reputação. “Você vai na festa com essa calça toda furada? O que Os Outros vão dizer?” “Filha minha não viaja sozinha com o namorado, não vou deixar que vire comentário na boca dos Outros.” Não tinha escapatória: aos poucos fomos descobrindo que Os Outros habitavam o planeta inteiro, estavam de olho em todas as nossas ações, prontos para criticar nossas atitudes e ferrar com nossa felicidade. Hoje eles já não nos assustam tanto. Passamos por poucas e boas e, no final de contas, a opinião deles não mudou o rumo de nossa história. Mas ninguém em sã consciência pode se considerar totalmente indiferente a eles. Os Outros ainda dizem horrores de nós. Ainda têm o poder de nos etiquetar, de nos estigmatizar. A gente bem que tenta não dar bola, mas sempre que dá vontade de entregar os pontos ou de chorar no meio de uma discussão, pensamos: “Não vou dar esse gostinho para Os Outros”. Está para existir monstro mais funesto do que aquele que poda nossa liberdade.
Segundo o texto, a autora

  • a) sempre se viu nas mãos da opinião alheia e nunca conseguiu enfrentá-la completamente.
  • b) afirma que nunca vamos ser indiferentes ao olhar crítico dos que nos avaliam e julgam nossas ações.
  • c) afirma que se importar ou não com a opinião alheia é uma forma de cada um enfrentar o problema.
  • d) condena veemente as mães que intimidam seus filhos diante do julgamento alheio.
  • e) acha correto se importar com o julgamento alheio à medida que esse não afete tanto a vida em sociedade.
#172042
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A preposição ''até'' no trecho ''A história da família Gomes, até a geração de Camila Cláudia, hoje com 21 anos,é apenas oral'' , introduz ideia de

  • a) lugar.
  • b) modo.
  • c) tempo.
  • d) limite.
  • e) finalidade.
#172043
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Muito além de impressões digitais
Um passado sem rosto e sem rastro transformou a figura da mãe numa pálida lembrança. E levou consigo a imagem da menina Camila, ex-moradora de rua, sem deixar na adulta a certeza de como era quando criança. Com a morte da mãe no parto do oitavo irmão, há nove anos, depois de peregrinar com os sete irmãos pelas ruas de diversos bairros, ela ganhou uma casa. Foi morar com a tia e cada irmão seguiu para viver com um parente. A história da família Gomes, até a geração de Camila Cláudia, hoje com 21 anos, é apenas oral. Não há um único registro fotográfico dessa vida nômade. Nem fotos, nem documentos. Camila não tem certidão de nascimento, o que impede o acesso aos direitos mais elementares. E não se lembra de ter visto fotos da mãe. Uma aflição latente ficou de herança. Os nascimentos de Camille, de 2 anos, e Sofia, de 5 meses, trouxeram um novo desejo à vida da menina sem foto. Há pouco menos de dois anos, ela comprou um celular com câmera, exclusivamente para fotografar a primeira filha. Camila tem a chance agora de deixar impressa sua passagem pelo mundo. Ela ilustra a farta variedade de estatísticas que apontam para o consumo crescente de celulares e câmeras digitais no país, instrumentos também de inclusão. Nos últimos três anos, o item de consumo que mais cresceu no Brasil foi a câmera digital (de 20% para 35%), indicam os dados da consultoria Kantar WorldPanel, divulgados em setembro. Um estudo da Fecomércio do ano passado mostra que, de 2003 a 2009, o gasto com celular já havia aumentado 63,6% em todas as classes sociais. Na E, chegou a 312%. Soma-se a estes um outro dado, e a equação se completa: cerca de 66% dos brasileiros usam o celular para tirar fotografias, segundo pesquisa do Instituto Data Popular colhida este ano. A democratização do acesso se consolidou. Estamos diante de novos tempos, moldados pela democratização do acesso ao registro de imagens. As classes populares deixaram de ser apenas o objeto fotografado e tornaram-se também agentes desse universo pictórico: são produtores em escala crescente, de imagens de seu cotidiano.
No trecho ''Não há um único registro fotográfico dessa vida nômade'', a palavra grifada se refere

  • a) ao tempo de vida.
  • b) ao poder aquisitivo.
  • c) à precariedade da vida.
  • d) à falta de perspectiva da vida.
  • e) aos deslocamentos ao longo da vida.
#172044
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Muito além de impressões digitais
Um passado sem rosto e sem rastro transformou a figura da mãe numa pálida lembrança. E levou consigo a imagem da menina Camila, ex-moradora de rua, sem deixar na adulta a certeza de como era quando criança. Com a morte da mãe no parto do oitavo irmão, há nove anos, depois de peregrinar com os sete irmãos pelas ruas de diversos bairros, ela ganhou uma casa. Foi morar com a tia e cada irmão seguiu para viver com um parente. A história da família Gomes, até a geração de Camila Cláudia, hoje com 21 anos, é apenas oral. Não há um único registro fotográfico dessa vida nômade. Nem fotos, nem documentos. Camila não tem certidão de nascimento, o que impede o acesso aos direitos mais elementares. E não se lembra de ter visto fotos da mãe. Uma aflição latente ficou de herança. Os nascimentos de Camille, de 2 anos, e Sofia, de 5 meses, trouxeram um novo desejo à vida da menina sem foto. Há pouco menos de dois anos, ela comprou um celular com câmera, exclusivamente para fotografar a primeira filha. Camila tem a chance agora de deixar impressa sua passagem pelo mundo. Ela ilustra a farta variedade de estatísticas que apontam para o consumo crescente de celulares e câmeras digitais no país, instrumentos também de inclusão. Nos últimos três anos, o item de consumo que mais cresceu no Brasil foi a câmera digital (de 20% para 35%), indicam os dados da consultoria Kantar WorldPanel, divulgados em setembro. Um estudo da Fecomércio do ano passado mostra que, de 2003 a 2009, o gasto com celular já havia aumentado 63,6% em todas as classes sociais. Na E, chegou a 312%. Soma-se a estes um outro dado, e a equação se completa: cerca de 66% dos brasileiros usam o celular para tirar fotografias, segundo pesquisa do Instituto Data Popular colhida este ano. A democratização do acesso se consolidou. Estamos diante de novos tempos, moldados pela democratização do acesso ao registro de imagens. As classes populares deixaram de ser apenas o objeto fotografado e tornaramse também agentes desse universo pictórico: são produtores em escala crescente, de imagens de seu cotidiano.
''O gasto com celular já havia aumentado...'' Quanto ao processo de formação de palavras, a palavra ''gasto'' à constitui exemplo de derivação

  • a) sufixal.
  • b) prefixal.
  • c) imprópria.
  • d) regressiva.
  • e) parassindética.
#172045
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

“O melhor ainda está por vir” é uma das frases mais marcantes no discurso de comemoração da vitória de

  • a) Ban Ki-moon, eleito Secretário Geral da ONU.
  • b) Vladimir Putin, ao ser eleito novamente na Rússia.
  • c) Cristina Kirchner, na eleição presidencial Argentina.
  • d) Dilma Rousseff, quando eleita presidente do Brasil.
  • e) Barack Obama, ao ser reeleito presidente dos EUA.
#172046
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A reeleição do atual presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, foi destaque na imprensa mundial. Os sites dos principais jornais e televisões do mundo trazem nesta quarta-feira (07/11/2012) o resultado das eleições americanas como manchete. Nos Estados Unidos, o ''New York times'' chamou a noite de terça-feira de ''noite de Obama'' , destacando a margem apertada da vitória de Obama no voto popular. O ''Washington post'' anunciou ''um segundo mandato mandato'' , assim como o ''Wall Street journal'' e o ''USA Today'' disse que Obama ''fez história outra vez''. No Reino Unido, a recepção da vitória de Obama foi menos entusiasmada. O ''Financial Times'' falava sobre a festa dos democratas nas ruas americanas e o ''Guardian'' falava sobre o discurso de vitória de Barack Obama, que prometeu que ''o melhor ainda está por vir''.
Qual foi a posição do governo brasileiro no que diz respeito às eleições mencionadas no texto?

  • a) Agiu com indiferença ao processo, não se manifestando após o resultado, por considerá-lo injusto.
  • b) Apoiou publicamente Obama por considerar suas propostas mais adequadas à política externa brasileira.
  • c) Manteve uma postura discreta durante o processo eleitoral, manifestando-se satisfatoriamente a reeleição.
  • d) Participou ativamente a favor do candidato reeleito por acreditar que sua vitória traria benefícios para o Brasil.
  • e) Posicionou-se a favor de Romney por fazer oposição às políticas bélicas e protecionistas do atual governo norte-americano.
#172047
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A Petrobras Biocombustível e o Ministério da Pesca firmaram uma parceria para intensificar os estudos para, a partir das vísceras, extrair o óleo de peixe. A ideia é que o subproduto do pescado passe a integrar o grupo de produtos que o Brasil transforma em biodiesel. Hoje, grande parte da produção de biodiesel no país vem da região Centro-Oeste, tendo como matéria-prima o(a)

  • a) soja.
  • b) algodão.
  • c) girassol.
  • d) mamona.
  • e) sebo bovino.
#172048
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

"As duas maiores potências do planeta definiram, no final de 2012, a direção política para 2013. Enquanto os EUA reelegeram Barack Obama para presidente, o (a)__________________ terá como presidente, a partir de m arço,_____________________consagrado no 18° Congresso do Partido Comunista deste país." Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a afirmativa anterior.

  • a) Alemanha / Christian Wulff
  • b) China / Xi Jinping
  • c) França / François Hollande
  • d) Grã-Bretanha / David Cameron
  • e) Japão / Yoshihiko Noda
#172049
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Leia o trecho para responder à questão.

A corrida pela descoberta de exoplanetas está rendendo frutos. Tecnologias cada vez mais avançadas e um número crescente de cientistas engajados nesse campo da astronomia têm contribuído para o aumento de candidatos à "vida extraterrestre". O mais novo da lista é o HD 40307 g, localizado na constelação de Pictor, a insignificantes 44 anos-luz da Terra. Nem as ressalvas mais céticas conseguiram ofuscar o entusiasmo com que a descoberta foi anunciada pelo grupo de pesquisadores europeus do RoPACS (Planetas Rochosos ao Redor de Estrelas Frias, na sigla em inglês), responsáveis pelo estudo.
(Revista ISTOÉ - Edição ns 2244,14/11/2012, p. 23.)Sobre a localização da Terra no universo é correto afirmar que, EXCETO:

  • a) A Lua, satélite natural da Terra, é o quinto maior satélite do Sistema Solar.
  • b) A Terra é um corpo que orbita uma estrela, incapacitado de emitir luz própria.
  • c) A Terra é um planeta do Sistema Solar que faz sua rota em torno da estrela Sol.
  • d) Nosso planeta está próximo à Via Láctea, maior galáxia já descoberta no universo.
  • e) Está localizada na Via Láctea, uma das milhões de galáxias existentes, como Andrômeda.
#172050
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Leia o trecho para responder à questão.

A corrida pela descoberta de exoplanetas está rendendo frutos. Tecnologias cada vez mais avançadas e um número crescente de cientistas engajados nesse campo da astronomia têm contribuído para o aumento de candidatos à "vida extraterrestre". O mais novo da lista é o HD 40307 g, localizado na constelação de Pictor, a insignificantes 44 anos-luz da Terra. Nem as ressalvas mais céticas conseguiram ofuscar o entusiasmo com que a descoberta foi anunciada pelo grupo de pesquisadores europeus do RoPACS (Planetas Rochosos ao Redor de Estrelas Frias, na sigla em inglês), responsáveis pelo estudo.
(Revista ISTOÉ - Edição ns 2244,14/11/2012, p. 23.)O conjunto de corpos celestes que giram em torno do Sol, sob a influência de sua força gravitacional, passou por uma mudança em agosto de 2006, quando uma reclassificação reconheceu apenas oito planetas. Passou a ser considerado planeta-anão

  • a) Júpiter.
  • b) Marte.
  • c) Mercúrio.
  • d) Plutão.
  • e) Saturno.
#172051
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Leia o trecho para responder à questão.

A corrida pela descoberta de exoplanetas está rendendo frutos. Tecnologias cada vez mais avançadas e um número crescente de cientistas engajados nesse campo da astronomia têm contribuído para o aumento de candidatos à "vida extraterrestre". O mais novo da lista é o HD 40307 g, localizado na constelação de Pictor, a insignificantes 44 anos-luz da Terra. Nem as ressalvas mais céticas conseguiram ofuscar o entusiasmo com que a descoberta foi anunciada pelo grupo de pesquisadores europeus do RoPACS (Planetas Rochosos ao Redor de Estrelas Frias, na sigla em inglês), responsáveis pelo estudo.
(Revista ISTOÉ - Edição ns 2244,14/11/2012, p. 23.)A euforia com a descoberta deste planeta se dá pela

  • a) indicação de existir seres vivos.
  • b) comprovada existência de água.
  • c) homogenia de tamanho com a Terra.
  • d) semelhança de condições com a Terra.
  • e) rotação em torno de estrela idêntica ao Sol.
#172052
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

"O Brasil dá início a uma série de grandes eventos internacionais esportivos que culminam nas Olimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro. Este ano, já acontece o primeiro destes eventos internacionais que terá sua abertura em junho na capital federal e a partida de encerramento no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. As sedes serão em Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Recife." Trata-se da

  • a) Copa América.
  • b) Copa América.
  • c) Copa das Confederações.
  • d) opa do Mundo de Futebol.
  • e) Liga dos Campeões da UEFA.
#172053
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Uma das maiores atrações de entretenimento da televisão brasileira, as telenovas, muitas vezes, mesclam ficção e realidade, trazendo à tona momentos importantes da história do Brasil, como vem ocorrendo na produção da TV Globo denominada "Lado a Lado". Incluído no enredo desta novela de época está o movimento conhecido como "Revolta da Chibata" ocorrido no Rio de Janeiro, no início do século XX, quando

  • a) educadores das principais cidades do Brasil, no início do século XX, manifestaram-se contra o uso da chibata nas escolas.
  • b) escravos se revoltaram nas fazendas de Minas Gerais e São Paulo, tomaram as casas grandes, exigindo melhores condições de vida.
  • c) integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica realizaram a primeira grande greve do Brasil reivindicando melhores salários.
  • d) liderados por um negro, João Cândido, os marinheiros reivindicavam o fim dos castigos físicos e melhores condições no trabalho.
  • e) negros alforriados tomaram o centro da capital federal, Rio de Janeiro, contra os maus tratos que foram submetidos após a escravidão.
#172054
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Leia o trecho para responder à questão.

A reeleição do atual presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, foi destaque na imprensa mundial. Os sites dos principais jornais e televisões do mundo trazem nesta quarta-feira (07/11/2012) o resultado das eleições americanas como manchete. Nos Estados Unidos, o “New York Times" chamou a noite de terça-feira de "noite de Obama", destacando a margem apertada da vitória de Obama no voto popular. O “Washington Post" anunciou "um segundo mandato", assim como o “Wall Street Journal", e o “USA Today" disse que Obama "fez história outra vez". No Reino Unido, a recepção da vitória de Obama foi menos entusiasmada. O "Financial Times" falava sobre a festa dos democratas nas ruas americanas e o "Guardian" falava sobre o discurso de vitória de Barack Obama, que prometeu que "o melhor ainda está por vir".
(Folha online - www.folha.uol.com.br - 07/11/2012.) Qual foi a posição do governo brasileiro no que diz respeito às eleições mencionadas no texto?

  • a) Agiu com indiferença ao processo, não se manifestando após o resultado, por considerá-lo injusto.
  • b) Apoiou publicamente Obama por considerar suas propostas mais adequadas à política externa brasileira
  • c) Manteve uma postura discreta durante o processo eleitoral, manifestando-se satisfatoriamente a reeleição.
  • d) Participou ativamente a favor do candidato reeleito por acreditar que sua vitória traria benefícios para o Brasil.
  • e) Posicionou-se a favor de Romney por fazer oposição às políticas bélicas e protecionistas do atual governo norte-americano.
#172055
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COREN-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Leia o trecho para responder à questão.

A reeleição do atual presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, foi destaque na imprensa mundial. Os sites dos principais jornais e televisões do mundo trazem nesta quarta-feira (07/11/2012) o resultado das eleições americanas como manchete. Nos Estados Unidos, o “New York Times" chamou a noite de terça-feira de "noite de Obama", destacando a margem apertada da vitória de Obama no voto popular. O “Washington Post" anunciou "um segundo mandato", assim como o “Wall Street Journal", e o “USA Today" disse que Obama "fez história outra vez". No Reino Unido, a recepção da vitória de Obama foi menos entusiasmada. O "Financial Times" falava sobre a festa dos democratas nas ruas americanas e o "Guardian" falava sobre o discurso de vitória de Barack Obama, que prometeu que "o melhor ainda está por vir".
(Folha online - www.folha.uol.com.br - 07/11/2012.) Para se reeleger presidente dos EUA, Barack Obama protagonizou uma disputa acirrada com o republicano Mitt Romney. Há quatro anos, para se eleger, o democrata derrotou o(a) republicano(a)

  • a) George W. Bush.
  • b) Hillary Clinton.
  • c) John McCain.
  • d) Rudolph Giuliani.
  • e) Sarah Palin.