Processando...

Simulado CORECON - PE | CONCURSO

Simulado CORECON - PE

SIMULADO CORECON - PE

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CORECON - PE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CORECON - PE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CORECON - PE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CORECON - PE contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CORECON - PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CORECON - PE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CORECON - PE
Para realizar o simulado CORECON - PE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CORECON - PE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CORECON - PE é aqui!


#179808
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O regime jurídico dos contratos administrativos regidos pela Lei n.º 8.666/1993 confere à Administração Pública, em relação a eles, a prerrogativa de

  • a) modificá‐los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, prescindindo dos direitos do contratado.
  • b) alterar cláusulas econômico‐financeiras e monetárias dos contratos administrativos sem concordância do contratado.
  • c) se exonerar, no caso de anulação do contrato, do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada.
  • d) ocupar provisoriamente, nos casos de serviços essenciais, bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato caso haja a rescisão deste.
  • e) aplicar sanções imotivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste.
#179809
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Segundo a Lei n.º 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, constitui modalidade de licitação a de

  • a) melhor técnica, que é a que se dá entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico.
  • b) técnica e preço, sendo observados os parâmetros de técnica e de melhor preço, isto é, o mais baixo e mais vantajoso.
  • c) concorrência, que é a que se dá entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto.
  • d) maior lance ou oferta, que ocorre nos casos de alienação de bens ou de concessão de direito real de uso.
  • e) menor preço, que ocorre quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço.
#179810
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Quando servidores públicos realizam uma fiscalização com o objetivo de identificar infratores, entre os cidadãos que não possuem vinculação especial com o Estado, e, logo após, aplicam a penalidade de multa, uma vez que há previsão legal para esse tipo de sanção diante da infração verificada, é correto afirmar que houve

  • a) exercício do poder de polícia.
  • b) exercício do poder disciplinar.
  • c) exercício do poder regulamentador.
  • d) exercício do poder hierárquico.
  • e) abuso de poder.
#179811
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A Lei n.º 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. De acordo com o disposto nessa Lei, assinale a alternativa correta.

  • a) Essa Lei não poderá ser aplicada às pessoas que não sejam agentes públicos, mesmo que elas tenham concorrido para a prática do ato de improbidade.
  • b) Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
  • c) No caso de lesão ao patrimônio público por omissão do agente, não será cabível o ressarcimento integral do dano.
  • d) A ação de improbidade administrativa deverá ser proposta na esfera administrativa, pois não se trata de instrumento de controle judicial.
  • e) A negativa do agente público em dar publicidade aos atos oficiais não é suficiente para configurar ato de improbidade administrativa.
#179812
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Lei n.º 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta a respeito do processo administrativo.

  • a) As organizações e as associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos, não são legitimadas como interessados no processo administrativo.
  • b) Caso não tenham iniciado o processo, aqueles que têm direitos que possam ser afetados pelas decisões do processo administrativo não são legitimados como interessados.
  • c) Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.
  • d) Se não houver impedimento legal, um órgão administrativo e seu titular apenas poderão delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares se estes forem hierarquicamente subordinados.
  • e) Os prazos do processo administrativo começam a correr a partir da data da publicação em jornal de grande circulação, incluindo‐se, na contagem, o dia do começo e excluindo‐se o do vencimento.
#179813
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Os atos administrativos podem ser extintos. Nesse caso, eles deixam de produzir efeitos regularmente no mundo jurídico. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) A anulação opera efeito ex nunc, desde que haja análise do mérito.
  • b) Na anulação, não serão respeitados os direitos adquiridos de terceiros de boa‐fé na manutenção de determinados efeitos do ato.
  • c) A anulação poderá ser feita apenas pelo Poder Judiciário, independentemente de provocação por particular.
  • d) Na revogação, a Administração analisa a legalidade do ato, e não a oportunidade e a conveniência.
  • e) A cassação ocorre quando o beneficiado do ato administrativo deixa de cumprir os requisitos impostos quando teve o ato deferido.
#179814
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Os atributos conferidos por lei são as prerrogativas do Poder Público presentes no ato administrativo, em decorrência do princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado. Ressalta‐se que o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado é basilar do regime jurídico administrativo. Em razão dele, o ato administrativo goza de prerrogativas designadas pela doutrina de atributos. Essas regras diferenciam os atos administrativos dos demais atos praticados pelo Poder Público e das atividades de particulares regulamentadas pelo direito privado, sendo também designadas como “características dos atos” por parte da doutrina.

Matheus Carvalho. Manual de direito administrativo. 4.ª ed. rev. ampl. e atual. Salvador: JusPODIVM, 2018 (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta em relação ao ato administrativo.

  • a) A presunção de veracidade do ato administrativo é absoluta, não cabendo prova em contrário.
  • b) A presunção de legitimidade exime a Administração Pública de possibilitar contraditório e ampla defesa.
  • c) O atributo da imperatividade permite ao Estado impor obrigações, independentemente da vontade do particular.
  • d) A executoriedade garante ao Estado, antes de realizar um ato administrativo, a autorização do Poder Judiciário para efetivo efeito e cumprimento de seus atos de forma indireta.
  • e) A exigibilidade permite ao Estado cobrar uma multa do particular sem que seja observado o devido processo legal.
#179815
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

As empresas públicas e as sociedades de economia mista, apesar de serem de categorias diversas, apresentam algumas características comuns. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • a) as empresas públicas e as sociedades de economia mistas possuem capital 100% público.
  • b) a única forma jurídica admitida para a empresa pública será a de sociedade anônima.
  • c) a sociedade de economia mista é criada diretamente por lei e a empresa pública, por autorização legislativa.
  • d) as sociedades de economia mista e as empresas públicas federais terão todas as suas ações processadas e julgadas na justiça estadual.
  • e) o pessoal das empresas públicas e das sociedades de economia mista se submete ao regime trabalhista comum e é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho.
#179816
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

As pessoas jurídicas de direito público, integrantes da administração indireta, criadas por lei para desempenhar funções próprias e típicas do Estado, sem objetivo econômico, são os(as)

  • a) autarquias.
  • b) sociedades de economia mista.
  • c) fundações governamentais.
  • d) empresas públicas.
  • e) consórcios privados.
#179817
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CORECON-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A administração direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas que realizam a prestação de serviços de forma direta pelos próprios entes políticos da Administração. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) É composta de empresas públicas e de fundações públicas.
  • b) Desempenha atividade centralizada.
  • c) Por executar suas atividades de forma direta, não admite, em sua constituição, a existência de órgãos internos.
  • d) É composta por Ministérios e por sociedades de economia mista.
  • e) Existe apenas na esfera federal, ou seja, na União.