Simulado COPESE – UFJF | Técnico de Laboratório- Física | CONCURSO
SIMULADO UFJF | TÉCNICO DE LABORATÓRIO- FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFJF para o cargo de Técnico de Laboratório- Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPESE – UFJF para o concurso UFJF. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico de Laboratório- Física, contendo Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFJF | Técnico de Laboratório- Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFJF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116209
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Física
- Concurso
- UFJF
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(1,0) 1 -
No circuito mostrado na figura abaixo a fonte de tensão é de 12V. Os resistores têm os valores seguintes:
R1 = 10kΩ, R2 = 10kΩ, R3 = 1kΩ, R4 = 8 kΩ, R5= 8 kΩ
Queremos achar a diferença de potencial nos terminais do resistor R3.
Dos valores indicados abaixo, qual é a reposta correta?
- a) 1,2 V
- b) 0,6 V
- c) 1,8 V
- d) 0,12V
- e) 0,06 V
- #116210
- Banca
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- Matéria
- Física
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(1,0) 2 -
O técnico do laboratório de ensino da UFJF precisa filtrar um feixe de elétron para garantir que todas as partículas saindo do canhão cheguem num alvo com a mesma velocidade. Para isso, ele monta um experimento com geradores de campos elétricos, magnéticos e um anteparo furado por um buraco muito pequeno.
Como mostrado na figura abaixo, os elétrons são acelerados por uma diferença de potencial de 2 kV.
Ao sair do acelerador, os elétrons se propagam ao longo do eixo z. Numa região do espaço, os campos elétricos
e magnéticos
são perpendiculares entre si e paralelos aos eixos x e y, respectivamente, nos sentidos positivos dos eixos. O buraco do anteparo foi colocado no eixo z.
Sabendo que o campo magnético tem um modulo de 0,1 Tesla e que a razão carga/massa do elétron vale 1,76 x 1011 C/kg, qual valor o campo elétrico deve ter para o feixe passar pelo buraco do anteparo?
- a) 3,45 104 N/C
- b) 103 V
- c) 2,65 106 N/C
- d) 4 105 J/m.s
- e) 106 V
- #116211
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(1,0) 3 -
Em um dado microscópio eletrônico, elétrons são acelerados e adquirem uma energia de 17,6 keV, formando um feixe.
Deseja-se mudar a direção do feixe colocando ao longo do caminho uma região de campo magnético uniforme. Esta região com campo tem comprimento L= 10mm ao longo da linha do feixe. Esta dimensão é pequena o suficiente para que o deslocamento do feixe seja desprezível dentro da região de campo, mas os elétrons adquirem uma velocidade transversal devido à força magnética tal que o feixe fica defletido de um ângulo θ .
Calcule o campo magnético necessário, nestas condições, para defletir o feixe de um ângulo de 0,1 rad. Considere que o ângulo seja pequeno o suficiente para usar a aproximação tan (θ) ≈θ .
São dados: a razão carga/massa do elétron = 1,76 x 1011 C/kg,
carga do elétron = 1,6 x 10-19 C e √20 ≈ 4,5. Despreze efeitos relativísticos.
- a) 4,5 T
- b) 0,45 T
- c) 0,045 T
- d) 0,0045 T
- e) 0,00282 T
- #116212
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(1,0) 4 -
Das afirmações propostas abaixo, qual qualificaria melhor um voltímetro ideal?
- a) Um voltímetro ideal deve ter uma resistência interna muito pequena.
- b) Um voltímetro ideal deve ter uma massa desprezível.
- c) Um voltímetro ideal deve de ter uma resistência interna infinita.
- d) Um voltímetro ideal deve ser um instrumento digital para não interferir com os outros elementos do circuito medido.
- e) Um voltímetro ideal deve ser blindado contra radiações alfa.
- #116213
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(1,0) 5 -
Numa certa região do espaço estão fixas duas cargas elétricas pontuais dispostas da seguinte forma:
Q1, de 3,00 micro Coulomb está localizada na posição x= -3,00cm e y = 0,00 cm;
Q2, de -1,00 micro Coulomb, na posição x= 0,00 cm, y= -2,00 cm.
Conside que a constante eletrostática K vale 9,00 109 Nm2 /C2 .
Nessas circunstâncias, podemos dizer que as componentes x e y do campo elétrico resultante, na posição x= 0,00 e y = 0,00 são, respectivamente:
- a) 3,00 107 N/C e -2,25 107 N/C
- b) -3,00 107 N/C e 1,5 107 N/C
- c) 1,50 107 N/C e -2,25 107 N/C
- d) -3,00 107 N/C e -2,25 107 N/C
- e) 1,50 107 N/C e -3,00 107 N/C
- #116214
- Banca
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(1,0) 6 -
A corda de um violão está afinada no lá fundamental (440 hz) e tem o comprimento de 60 cm entre os pontos de apoio. É possível produzir um harmônico (múltiplo da frequência fundamental) ao tocar com o dedo levemente numa posição onde haveria um nó da frequência desejada no momento em que se percute a corda. Medida à partir de uma das extremidades da corda, qual a posição do nó para que a frequência produzida seja 1320 hz?
- a) 10 cm
- b) 20 cm
- c) 30 cm
- d) 35 cm
- e) 50 cm
- #116215
- Banca
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(1,0) 7 -
Uma mola de constante elástica 10 N/m e massa desprezível está apoiada horizontalmente numa mesa e uma das suas extremidades, à direita, está presa numa parede. A outra extremidade, livre, recebe o impacto, da esquerda para a direita, de uma pequena quantidade de massa de modelar (49 g) a uma velocidade de 2 m/s. Após o impacto a massa de modelar fica presa à extremidade da mola e passa a descrever um movimento harmônico na horizontal, sem atrito.
Calcule o tempo que levará o conjunto massa mola para, a partir do impacto, atingir o ponto onde a mola fica mais estendida. A opção que mais se aproxima do resultado é:
- a) 0,33 s
- b) 0,66 s
- c) 7,2 s
- d) 2,7 s
- e) 1,0 s
- #116216
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(1,0) 8 -
A figura a seguir ilustra um experimento de um laboratório didático, constituído de uma panela de pressão, uma placa aquecedora, um manômetro de mercúrio e um termômetro.
A conexão entre a panela de pressão e o manômetro é um capilar muito fino, que praticamente não permite a passagem de calor. Assim, o manômetro se mantém à temperatura ambiente qualquer que seja a temperatura do gás na panela. O manômetro propriamente é feito de dois capilares de vidro verticais unidos por uma pequena mangueira flexível, contendo mercúrio. O volume total do manômetro é desprezível perto do volume da panela de pressão. Chamaremos de “h” a diferença de altura entre os níveis de mercúrio do lado esquerdo e direito do manômetro, sendo que o lado direito está aberto para a atmosfera:
Suponha que o volume útil da panela seja 1 litro e se mantenha constante durante o experimento. Suponha também que “h” é zero quando o gás está à temperatura ambiente (300 K).
Qual a relação entre a variação de altura “Δh” do manômetro para uma dada variação de temperatura “ΔT” do gás? (Para este cálculo, a densidade do mercúrio deve ser tomada aproximadamente constante e igual a 13,33 kg/l, g= 10 m/s2 e Patm=105 N/m2 ).
- a) 2,5 mm/K
- b) 5,0 cm/K
- c) 0,25 mm/K
- d) 4,0 m/kg
- e) 1,2 m/⁰C
- #116217
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(1,0) 9 -
Um experimento para medir o calor específico da água utiliza o seguinte material:
Um copo de alumínio recoberto externamente por isopor, uma resistência elétrica (para fornecer o calor), uma fonte de corrente com leitura de tensão e corrente, um termômetro e um cronômetro digital.
Numa primeira experiência, utilizando 50 gramas de água, o técnico do laboratório encontrou, para o calor específico da água 4,30 J/(g ⁰C).
Num segundo experimento, desta vez utilizando 100 gramas de água, encontrou 4,24 J/(g ⁰C).
A hipótese feita pelo técnico é de que o copo de alumínio não é ideal, pois tem uma capacidade térmica que não é desprezível. Escolha a opção que melhor estima a capacidade térmica do copo de alumínio utilizado nos experimentos, sabendo que o calor específico da água é 4,18 J/(g ⁰C). Despreze a possibilidade de trocas de calor com o ambiente:
- a) 6 J/⁰C
- b) 0,06 J/⁰
- c) 0,12 J/⁰C
- d) 0,15 J/⁰C
- e) 12 J/⁰
- #116218
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(1,0) 10 -
Um estudante esqueceu uma torneira parcialmente aberta no laboratório didático, desperdiçando 0,8 litros por minuto.
Supondo que a saída da torneira tenha uma seção reta de 1,2 cm de diâmetro, e que a água venha de um reservatório em forma de cubo regular com 2 metros de aresta, calcule a velocidade com que o nível do reservatório diminui:
- a) 2 mm/s
- b) 4 mm/h
- c) 0,2 mm/s
- d) 0,2 mm/min
- e) 0,5 m/min
- #116219
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(1,0) 11 -
Um técnico de laboratório faz uma medida com um dinamômetro e percebe que a constante elástica não está de acordo com a calibração original. A constante elástica do dinamômetro deveria ter sido 10,0 N/m, mas apresenta somente 9,0 N/m. Para corrigir este defeito, o técnico pode tentar qual procedimento?
- a) Não há nada a fazer, pois a constante elástica depende apenas do material.
- b) O erro pode ser corrigido soldando um pequeno pedaço de uma mola idêntica à do dinamômetro em uma de suas extremidades.
- c) O erro pode ser corrigido cortando um pequeno pedaço da mola do dinamômetro.
- d) O erro pode ser corrigido deslocando o zero da escala do dinamômetro.
- e) O erro pode ser corrigido adicionando uma pequena massa numa das extremidades do dinamômetro.
- #116220
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(1,0) 12 -
Após um acidente com o trilho de ar do laboratório, o técnico faz um experimento de plano inclinado para verificar se o equipamento continua funcionando corretamente. Os dados obtidos pelo técnico foram usados para gerar o gráfico da velocidade do carrinho em função do tempo apresentado abaixo. Baseado nesse gráfico, o técnico pode concluir que:
- a) O trilho está funcionando normalmente.
- b) O trilho de ar apresenta um atrito constante.
- c) O trilho está empenado com concavidade para cima.
- d) O trilho está empenado com concavidade para baixo.
- e) A indicação da inclinação do trilho está descalibrada.
- #116221
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(1,0) 13 -
Um experimento didático consiste em dois carrinhos que podem se movimentar sem atrito em um trilho de ar. O movimento da extremidade esquerda de cada um é descrito pelas tabelas ao lado, obtidas no mesmo sistema de referência.
Sabendo que a massa do carrinho 1 é de 1 kg, e a do carrinho 2 é de 2 kg, e que ambos tem 10 cm de comprimento, podemos considerar que ocorreu o seguinte fenômeno:
- a) Colisão completamente inelástica entre os dois carrinhos.
- b) Colisão completamente elástica entre os dois carrinhos.
- c) Os carrinhos não colidiram.
- d) Houve uma colisão parcialmente inelástica.
- e) Os dois carrinhos descrevem movimentos uniformemente acelerados.
- #116222
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(1,0) 14 -
O laboratório didático de uma escola possui um carrinho com retro-propulsão (um ventilador com rodas). A tarefa dos estudantes é obter a velocidade do carrinho, medindo a posição em função do tempo.
Com as medidas obtidas pelos estudantes, relatadas na tabela ao lado, pode-se concluir que os melhores valores para a posição inicial e a velocidade do carrinho são:
- a) 1,1 cm e 0,048 cm/s
- b) -9,0 cm e 19,2 cm/s
- c) - 10 cm e 40 cm/s
- d) 80 cm e 8,21 cm/s
- e) 0 cm e 25 cm/s
- #116223
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(1,0) 15 -
Num certo experimento realizado em um laboratório didático, são medidos os tempos que uma esfera leva para percorrer certas distâncias em queda livre. O experimento é repetido diversas vezes para cada distância, conforme a tabela abaixo. Indique qual opção descreve a ordem das medidas quanto à sua incerteza relativa, da menor para a maior:
- a) Pos1, Pos2, Pos3, Pos4
- b) Pos 4, Pos3, Pos2, Pos1
- c) Pos1, Pos3, Pos2, Pos4
- d) Pos 1, Pos2, Pos4, Pos,3
- e) Pos3, Pos2, Pos4, Pos1