Simulado Copasa-MG - Português 3 | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Fundamental do concurso Copasa-MG.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FRAMINAS, para nível Fundamental do cargo de Auxiliar de Saneamento. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Copasa-MG.
*Conteúdo Programático do Simulado de Português 3 do concurso Copasa-MG.
Português
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 3.
- #41714
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) Apesar de dividirem água com animais, sertanejos não impedem morte do gado com seca no Nordeste.
- b) Enquanto não dividirem água com animais, sertanejos não impedem morte do gado com seca no Nordeste.
- c) Porque dividem água com animais, sertanejos não impedem morte do gado com a seca no Nordeste.
- d) Sertanejos dividem água com animais, por isso não impedem morte do gado com seca no Nordeste.
- #41715
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) alertar para os perigos da escassez de água potável no Nordeste brasileiro.
- b) divulgar medidas preventivas para o problema da seca na região do nordeste.
- c) informar a população do Nordeste sobre os perigos do sertão durante a seca.
- d) relatar a situação do Nordeste brasileiro durante um período de estiagem
- #41716
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sobre o texto, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) O texto usa relatos de sertanejos como estratégia argumentativa.
( ) Dados estatísticos são usados ao longo do texto para confirmar o que é noticiado.
( ) O texto compara como foi a seca em outras décadas com a seca da atualidade.
( ) Algumas ações são propostas ao longo do texto para amenizar os impactos da seca.
Indique, a seguir, a alternativa com a sequência correta de classificação, de cima para baixo:
- a) (V), (V), (V), (V).
- b) (V), (F), (V), (V).
- c) (F), (V), (F), (F).
- d) (F), (V), (F), (V).
- #41717
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) Crianças nas carroças.
- b) Morte de animais.
- c) Ração inflacionada.
- d) Venda de animais
- #41718
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Releia este trecho do texto:
“É uma tristeza grande demais. Se não chover, ou o governo não ajudar com ração, em três meses não teremos nenhum animal vivo mais na cidade”, disse a pecuarista Sônia Souza Costa, que viu a morte de sete de suas vacas nos últimos meses.
Sobre o trecho foram feitas algumas considerações. Analise-as:
I. Fica implícito que “Sônia Souza Costa” possuía mais de sete vacas.
II. Há, no trecho, pelo menos duas relações de “condição”.
III. As relações de “tempo” e “causa-consequência” estão presentes no trecho.
Estão corretas as considerações feitas em:
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.
- #41719
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
- a) “...muitos produtores dividem a água que recebem com os animais para evitar que eles fiquem ainda mais debilitados." (§ 2) (eles = muitos produtores)
- b) “'Se pelo menos o governo ajudasse com a ração, que é o que faz os animais darem leite, ajudaria bastante." (§ 4) (o que= a ajuda do governo)
- c) “'Se não for assim, não teríamos como manter o resto", diz o sertanejo, que tem 15 cabeças de gado na cidade." (§ 5) (o resto = familiares e criação)
- d) “Se não fosse isso, já teria perdido meus quatro animais. Muita gente está perdendo." (§ 10) (isso = criação de palma)
- #41720
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Por conta da seca e sem recursos, Matias conta que já teve que vender pelo menos uma vaca para comprar alimento para o gado. “Olha o capim que a gente está dando”, diz o criador, apontando para um mato seco colhido no terreno ao lado e transportado em uma pequena carroça por duas crianças.”
O trecho em negrito indica uma relação de
- a) causa.
- b) concessão.
- c) finalidade.
- d) proporção.
- #41721
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
- a) criticar os pescadores que vivem dos rios e, mesmo assim, poluem o meio ambiente.
- b) denunciar ao poder público o mal uso que os moradores ribeirinho fazem dos rios.
- c) informar aos leitores sobre os problemas que causam as cheias na cidade de Manaus.
- d) solicitar providências aos governantes para amenizar os impactos das enchentes
- #41722
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) “...300 garis se reúnem em um determinado trecho de igarapé...” (2§)
- b) “...cerca de 80 educadores ambientais da prefeitura percorrem as áreas...” (5§)
- c) “O que não é aproveitado vai para o aterro controlado da cidade.” (3§)
- d) “Também pode ser encontrado objetos inusitados como sofás...” (2§)
- #41723
- Banca
- FRAMINAS
- Matéria
- Português
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
- a) “A limpeza dos igarapés é feita porque o lixo invade as centenas de casas, junto com a água que sobe após as chuvas." (1§)
- b) “Boa parte do que é retirado vai para o trabalho de reciclagem, coordenado pela Semulsp, em parceria com cooperativas particulares e comunitárias." (3§)
- c) “O trabalho faz parte do SOS Enchente, um conjunto de medidas lançadas na última semana com o objetivo de diminuir os impactos das cheias na população." (1§)
- d) “Para tentar mudar a situação, cerca de 80 educadores ambientais da prefeitura percorrem as áreas de residências próximas das margens dos igarapés." (5§)