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Simulado COPASA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado COPASA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO COPASA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso COPASA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da COPASA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores COPASA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado COPASA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso COPASA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso COPASA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO COPASA
Para realizar o simulado COPASA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado COPASA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para COPASA é aqui!


#155837
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
COPASA-MG
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(1,0) 1 - 

Em quanto tempo (aproximadamente) correrá o seguinte esquema de soroterapia: 480 ml SGI 5% +20 ml NaCl 0,9% + 10 ml KCl 10% +5 ml de vitamina C, com gotejamento prescrito de 40 gts/min?

  • a) 6 horas e 9 minutos.
  • b) 4 horas e 49 minutos.
  • c) 4 horas e 29 minutos.
  • d) 4 horas e 17 minutos.
#155838
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Concurso
COPASA-MG
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(1,0) 2 - 

Sobre a SAE, Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a afirmativa verdadeira:

  • a) A adoção de uma teoria de enfermagem para a SAE é uma forma de facilitar a sua implementação, sem que seja uma condição.
  • b) A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método não científico, indutivo, empírico que visa sistematizar o cuidado, com base nos achados da anamnese e de um breve exame físico.
  • c) Desde que sejam executadas todas as cinco etapas do Processo de enfermagem, a SAE está automaticamente implementada.
  • d) De acordo com a legislação vigente, o Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
#155839
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(1,0) 3 - 

De acordo com o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco - GBCR, um sistema de classificação de risco deve ter como objetivo maior priorizar o paciente conforme a gravidade clínica com que se apresenta no serviço de saúde.

Sobre as boas práticas para a Classificação de Risco propostas por esse grupo, constituem premissas para utilização do Sistema Manchester, EXCETO:

  • a) Disponibilizar, no mínimo, um ponto para a classificação de risco. Na hipótese de haver mais de dez pacientes aguardando pela classificação, deve ser disponibilizado mais um ponto para realização da classificação de risco.
  • b) Garantir que os profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.
  • c) Manter o ponto de classificação de risco próximo à porta de entrada do serviço, possibilitando que o profissional classificador tenha uma visão dos usuários que aguardam para serem classificados e/ou atendidos, preservando, entretanto, a privacidade do paciente;
  • d) Não permitir que profissionais não capacitados e devidamente certificados utilizem e apliquem o Sistema Manchester de Classificação de Risco para prestar atendimento nos pontos de atenção às urgências/emergências.
#155840
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(1,0) 4 - 

Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são proibições ao profissional, EXCETO:

  • a) Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão de cargo, função ou emprego, motivado pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional.
  • b) Assinar as ações de enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.
  • c) Colaborar, direta ou indiretamente com outros profissionais de saúde, no descumprimento da legislação referente aos transplantes de órgãos, tecidos, esterilização humana, fecundação artificial e manipulação genética.
  • d) Cumprir, no prazo estabelecido, as determinações e convocações do Conselho Federal e Conselho Regional de Enfermagem.
#155841
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(1,0) 5 - 

Os quatro pilares da educação propostos por Delors, em seu relatório para a Unesco 2000, estão corretamente apresentados, EXCETO em:

  • a) Aprender a conhecer: Este tipo de aprendizagem visa somente à aquisição de um repertório de saberes codificados.
  • b) Aprender a fazer: É indissociável do pilar aprender a conhecer, mas neste pilar a aprendizagem está mais estreitamente ligada à questão da formação profissional.
  • c) Aprender a viver juntos: representa hoje em dia um dos maiores desafios da educação.
  • d) Aprender a ser: via de aprendizado essencial que integra as três precedentes.
#155842
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(1,0) 6 - 

O Ministério da Saúde define educação em saúde como: Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população [...] Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades (BRASIL, 2006 apud FALKENBERG, M B et al. 2014).

Em seu artigo “Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva”, a autora faz uma objetiva análise dos conceitos de educação. Sobre a educação para saúde, assinale a afirmativa verdadeira:

  • a) A educação em saúde tem como cenário a academia ou escola para desenvolvimento do pensar no espaço do conhecimento.
  • b) O desafio da educação permanente é estimular o desenvolvimento da consciência nos profissionais sobre o seu contexto pela sua responsabilidade em seu processo permanente de capacitação.
  • c) O primeiro grande marco da educação continuada aconteceu na década de 1980, com a reunião ocorrida na Dinamarca em 1989.
  • d) Os serviços de saúde não precisam rever os métodos utilizados em educação permanente, considerando que o principal objetivo desta é de capacitação técnica.
#155843
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(1,0) 7 - 

Nas Unidades Básicas de Saúde, o acolhimento, além de entendido enquanto processo que permeia toda a abordagem do usuário/comunidade, também é um espaço onde se realiza a primeira escuta e onde a necessidade do usuário é identificada (BRASIL, 2017). Sobre a PNH e sua aplicabilidade nos diferentes espaços, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

  • a) A humanização como uma política transversal supõe, necessariamente, a transposição das fronteiras, muitas vezes rígidas, dos diferentes saberes/poderes que se ocupam da produção da saúde.
  • b) Humanizar é um processo ativo e sistemático de inclusão.
  • c) Na diretriz da Ambiência, para efeitos didáticos de implementação, destaca-se entre os eixos principais o espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho.
  • d) Para a construção de uma política de qualificação do SUS, a humanização pode ser entendida como um programa a mais a ser aplicado aos diversos serviços de saúde.
#155844
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(1,0) 8 - 

O conceito adotado atualmente na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS, a PNH, define que “Ambiência na Saúde se refere ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana” (BRASIL, 2006). Considerando esse contexto, assinale a afirmativa verdadeira:

  • a) A Ambiência é a “Diretriz Espacial” para as demais diretrizes da PNH, apontando-se um único desafio que é o organizar “o que fazer”.
  • b) A diretriz da Ambiência propõe uma ampliação do olhar sobre a produção do espaço físico na saúde.
  • c) A diretriz da Ambiência possibilita afirmar que poucos fatores atuam na composição de territórios de encontros no SUS.
  • d) Ao adotar a diretriz da Ambiência para a produção dos espaços na saúde, atinge-se um retrocesso qualitativo no debate da humanização dos serviços.
#155845
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(1,0) 9 - 

No que tange aos episódios de acidentes com material biológico, NÃO é correto afirmar:

  • a) Após contato com material biológico, não são recomendados procedimentos que aumentem a área exposta, tais como cortes e injeções locais.
  • b) Caso ocorra exposição (em pele íntegra) ao material biológico, deve-se lavar o local com água e sabão ou solução antisséptica com detergente (PVPI, clorohexidina) abundantemente.
  • c) No caso da hepatite B e C, escarro, suor, lágrima, urina e vômito, mesmo que sem sangue, são também considerados potencialmente infectantes.
  • d) No caso do HIV, são considerados potencialmente não-infectantes: fezes, secreção nasal, saliva, escarro, suor, lágrima, urina e vômitos, exceto se tiver sangue.
#155846
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(1,0) 10 - 

De acordo com Brunner & Suddarth 2016, sobre as intervenções de enfermagem para manutenção da integridade cutânea no cuidado do paciente com câncer, é CORRETO afirmar:

  • a) Caso ocorra a descamação úmida, não rompa nenhuma bolha que tenha se formado, já que essa ação aumenta o risco de infecção.
  • b) Em áreas eritematosas, o uso de roupas compressivas é indicado para diminuir o edema.
  • c) Em áreas eritematosas, opte pela utilização de sabões e de cosméticos já utilizados previamente pelo paciente, diminuindo o risco de potenciais alergias.
  • d) Se ocorrer descamação úmida, proceda com frequentes lavagens da área, de modo a evitar a proliferação de patógenos e a consequente infecção do local.