Simulado COPASA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado COPASA-MG foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: COPASA-MG
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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(1,0) 1 -
Em quanto tempo (aproximadamente) correrá o seguinte esquema de soroterapia: 480 ml SGI 5% +20 ml NaCl 0,9% + 10 ml KCl 10% +5 ml de vitamina C, com gotejamento prescrito de 40 gts/min?
- a) 6 horas e 9 minutos.
- b) 4 horas e 49 minutos.
- c) 4 horas e 29 minutos.
- d) 4 horas e 17 minutos.
- #155838
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(1,0) 2 -
Sobre a SAE, Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a afirmativa verdadeira:
- a) A adoção de uma teoria de enfermagem para a SAE é uma forma de facilitar a sua implementação, sem que seja uma condição.
- b) A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método não científico, indutivo, empírico que visa sistematizar o cuidado, com base nos achados da anamnese e de um breve exame físico.
- c) Desde que sejam executadas todas as cinco etapas do Processo de enfermagem, a SAE está automaticamente implementada.
- d) De acordo com a legislação vigente, o Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
- #155839
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(1,0) 3 -
De acordo com o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco - GBCR, um sistema de classificação de risco deve ter como objetivo maior priorizar o paciente conforme a gravidade clínica com que se apresenta no serviço de saúde.
Sobre as boas práticas para a Classificação de Risco propostas por esse grupo, constituem premissas para utilização do Sistema Manchester, EXCETO:
- a) Disponibilizar, no mínimo, um ponto para a classificação de risco. Na hipótese de haver mais de dez pacientes aguardando pela classificação, deve ser disponibilizado mais um ponto para realização da classificação de risco.
- b) Garantir que os profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.
- c) Manter o ponto de classificação de risco próximo à porta de entrada do serviço, possibilitando que o profissional classificador tenha uma visão dos usuários que aguardam para serem classificados e/ou atendidos, preservando, entretanto, a privacidade do paciente;
- d) Não permitir que profissionais não capacitados e devidamente certificados utilizem e apliquem o Sistema Manchester de Classificação de Risco para prestar atendimento nos pontos de atenção às urgências/emergências.
- #155840
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(1,0) 4 -
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são proibições ao profissional, EXCETO:
- a) Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão de cargo, função ou emprego, motivado pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional.
- b) Assinar as ações de enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.
- c) Colaborar, direta ou indiretamente com outros profissionais de saúde, no descumprimento da legislação referente aos transplantes de órgãos, tecidos, esterilização humana, fecundação artificial e manipulação genética.
- d) Cumprir, no prazo estabelecido, as determinações e convocações do Conselho Federal e Conselho Regional de Enfermagem.
- #155841
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(1,0) 5 -
Os quatro pilares da educação propostos por Delors, em seu relatório para a Unesco 2000, estão corretamente apresentados, EXCETO em:
- a) Aprender a conhecer: Este tipo de aprendizagem visa somente à aquisição de um repertório de saberes codificados.
- b) Aprender a fazer: É indissociável do pilar aprender a conhecer, mas neste pilar a aprendizagem está mais estreitamente ligada à questão da formação profissional.
- c) Aprender a viver juntos: representa hoje em dia um dos maiores desafios da educação.
- d) Aprender a ser: via de aprendizado essencial que integra as três precedentes.
- #155842
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(1,0) 6 -
O Ministério da Saúde define educação em saúde como: Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população [...] Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades (BRASIL, 2006 apud FALKENBERG, M B et al. 2014).
Em seu artigo “Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva”, a autora faz uma objetiva análise dos conceitos de educação. Sobre a educação para saúde, assinale a afirmativa verdadeira:
- a) A educação em saúde tem como cenário a academia ou escola para desenvolvimento do pensar no espaço do conhecimento.
- b) O desafio da educação permanente é estimular o desenvolvimento da consciência nos profissionais sobre o seu contexto pela sua responsabilidade em seu processo permanente de capacitação.
- c) O primeiro grande marco da educação continuada aconteceu na década de 1980, com a reunião ocorrida na Dinamarca em 1989.
- d) Os serviços de saúde não precisam rever os métodos utilizados em educação permanente, considerando que o principal objetivo desta é de capacitação técnica.
- #155843
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(1,0) 7 -
Nas Unidades Básicas de Saúde, o acolhimento, além de entendido enquanto processo que permeia toda a abordagem do usuário/comunidade, também é um espaço onde se realiza a primeira escuta e onde a necessidade do usuário é identificada (BRASIL, 2017). Sobre a PNH e sua aplicabilidade nos diferentes espaços, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
- a) A humanização como uma política transversal supõe, necessariamente, a transposição das fronteiras, muitas vezes rígidas, dos diferentes saberes/poderes que se ocupam da produção da saúde.
- b) Humanizar é um processo ativo e sistemático de inclusão.
- c) Na diretriz da Ambiência, para efeitos didáticos de implementação, destaca-se entre os eixos principais o espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho.
- d) Para a construção de uma política de qualificação do SUS, a humanização pode ser entendida como um programa a mais a ser aplicado aos diversos serviços de saúde.
- #155844
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(1,0) 8 -
O conceito adotado atualmente na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS, a PNH, define que “Ambiência na Saúde se refere ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana” (BRASIL, 2006). Considerando esse contexto, assinale a afirmativa verdadeira:
- a) A Ambiência é a “Diretriz Espacial” para as demais diretrizes da PNH, apontando-se um único desafio que é o organizar “o que fazer”.
- b) A diretriz da Ambiência propõe uma ampliação do olhar sobre a produção do espaço físico na saúde.
- c) A diretriz da Ambiência possibilita afirmar que poucos fatores atuam na composição de territórios de encontros no SUS.
- d) Ao adotar a diretriz da Ambiência para a produção dos espaços na saúde, atinge-se um retrocesso qualitativo no debate da humanização dos serviços.
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(1,0) 9 -
No que tange aos episódios de acidentes com material biológico, NÃO é correto afirmar:
- a) Após contato com material biológico, não são recomendados procedimentos que aumentem a área exposta, tais como cortes e injeções locais.
- b) Caso ocorra exposição (em pele íntegra) ao material biológico, deve-se lavar o local com água e sabão ou solução antisséptica com detergente (PVPI, clorohexidina) abundantemente.
- c) No caso da hepatite B e C, escarro, suor, lágrima, urina e vômito, mesmo que sem sangue, são também considerados potencialmente infectantes.
- d) No caso do HIV, são considerados potencialmente não-infectantes: fezes, secreção nasal, saliva, escarro, suor, lágrima, urina e vômitos, exceto se tiver sangue.
- #155846
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(1,0) 10 -
De acordo com Brunner & Suddarth 2016, sobre as intervenções de enfermagem para manutenção da integridade cutânea no cuidado do paciente com câncer, é CORRETO afirmar:
- a) Caso ocorra a descamação úmida, não rompa nenhuma bolha que tenha se formado, já que essa ação aumenta o risco de infecção.
- b) Em áreas eritematosas, o uso de roupas compressivas é indicado para diminuir o edema.
- c) Em áreas eritematosas, opte pela utilização de sabões e de cosméticos já utilizados previamente pelo paciente, diminuindo o risco de potenciais alergias.
- d) Se ocorrer descamação úmida, proceda com frequentes lavagens da área, de modo a evitar a proliferação de patógenos e a consequente infecção do local.