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Simulado Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada | CONCURSO

Simulado Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada

Simulado Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada

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Este Simulado Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada

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#221432
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Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada
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(1,0) 1 - 

Indique a opção correta.

  • a) O gestor público está sujeito à competitividade do mercado, devendo prestar serviços a um maior número de pessoas.
  • b) O gestor público presta serviços à sociedade em prol do bem comum e o gestor privado está sujeito à venda de produtos e serviços.
  • c) O gestor privado deve prestar conta de seus atos à sociedade e tomar decisões transparentes, atendendo os interesses do usuário-cidadão.
  • d) O gestor público visa à sobrevivência e retorno do investimento e o gestor privado tem o dever de satisfazer os interesses do mercado.
  • e) O gestor público foca a excelência dos serviços e o gestor privado é dependente dos contribuintes.
#221433
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(1,0) 2 - 

A respeito das Relações entre Estado e Sociedade Civil, não é correto afirmar que:

  • a) da mesma forma que não podemos pensar que a sociedade civil seja o campo dos interesses privados e o Estado, o do interesse geral, não podemos cometer o equívoco oposto de atribuir à sociedade civil um papel libertador, tornando-a a consubstanciação do interesse público. Assim como o Estado defende com freqüência interesses privados, a sociedade civil pode lutar pelo interesse geral, mas a defesa de interesses particulares é inerente à própria idéia de sociedade civil.
  • b) a sociedade civil, situada entre a sociedade e o Estado, deixa de ser passiva, dominada pelo Estado ou o mercado, e busca, ativamente, condicionar e modificar Estado e mercado.
  • c) a aceleração do progresso técnico e o aumento da produtividade produziram uma melhoria dos padrões de vida, uma crescente desconcentração da renda e o incentivo ao pleno emprego, o que legitimou a manutenção dos modelos de relação entre Estado, Sociedade e Administração Pública desenvolvidos nas décadas de 80 e 90 do século passado.
  • d) a crise do Estado no último quartel do século passado, o brutal aumento da produtividade acompanhado contraditoriamente de melhoria dos padrões de vida e de crescente concentração da renda, o desafio da globalização e o avanço da democracia são condicionantes estruturais que presidem as relações entre a sociedade e o Estado nesse início de século.
  • e) uma sociedade civil forte está integrada no Estado e deve manter-se atuante na orientação da forma como esse Estado é governado.
#221434
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(1,0) 3 - 

Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta.

  • a) A gestão privada sustenta-se na autonomia de vontade, ao passo que a gestão pública baseia-se no princípio da estrita legalidade.
  • b) As ferramentas de gestão privada e da gestão pública diferem substancialmente, não se prestando a adaptação dessas ferramentas para utilização em outro ambiente distinto daquele para que foi concebido inicialmente.
  • c) Inexiste a possibilidade de obtenção de lucro nas empresas públicas e sociedade de economia mista, devendo todo o valor obtido ser reinvestido na própria organização.
  • d) Em todos os setores em que o Estado atuar, a gestão pública estará dotada de poderes de império que o colocará em situação de superioridade em relação ao particular e aos demais competidores inseridos no mercado.
  • e) Visando dar maior celeridade e efetividade à ação pública, a gestão pública deve adotar os mesmos pressupostos gerenciais de eficiência e eficácia da gestão privada.
#221435
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(1,0) 4 - 

A principal diferença entre a gestão privada e a gestão pública é que a segunda

  • a) é obrigada a atender a todos, independentemente da capacidade financeira dos cidadãos e de suas demandas idiossincráticas.
  • b) encontra-se limitada por regras legais e princípios morais, enquanto a primeira se orienta apenas pelo objetivo do lucro.
  • c) funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de atender às necessidades individuais dos cidadãos.
  • d) funciona sempre em condições de monopólio natural, o que a torna insensível a questionamentos de ordem ética.
  • e) pode operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.
#221436
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(1,0) 5 - 

Considerando-se os modelos de gestão na Administração Pública e na Administração Privada é correto afirmar:

  • a) Na Administração Pública, ao contrário da Administração Privada, há autonomia decisória e baixos impactos de ingerências políticas no processo de gestão.
  • b) Na Administração Pública um bom ou mau funcionamento não tem impacto político maior que na Administração Privada.
  • c) Enquanto que a Administração Pública é orientada para o lucro, a Administração Privada é orientada para o bem-estar social e serviços ao cidadão.
  • d) Na Administração Privada há autonomia decisória, enquanto que no aspecto organizacional a Administração Pública é afetada por forças externas.
  • e) A rentabilidade é vital para a Administração Pública, enquanto para a Administração Privada a rentabilidade dos produtos e serviços não é vital para o seu crescimento.
#221437
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(1,0) 6 - 

A gestão pública, ao contrário da gestão privada, é obrigada a

  • a) respeitar a Constituição Federal.
  • b) agir apenas de acordo com o que a lei permite.
  • c) seguir o princípio da Pluralidade.
  • d) oferecer seus serviços gratuitamente.
  • e) publicar periodicamente balanços sociais.
#221438
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(1,0) 7 - 

Partindo-se do pressuposto de que a função política ou de governo difere da função administrativa, é correto afirmar que estão relacionadas(os) à função política, exceto:

  • a) comando
  • b) coordenação
  • c) execução
  • d) direção
  • e) planejamento
#221439
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(1,0) 8 - 

Partindo-se do pressuposto de que a função política ou de governo difere da função administrativa, é correto afirmar que estão relacionadas(os) à função política, exceto:

  • a) comando
  • b) coordenação
  • c) execução
  • d) direção
  • e) planejamento
#221440
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(1,0) 9 - 

Com relação às convergências entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas abaixo.

I. Deve-se gerir um órgão público como quem administra uma empresa, isto é, buscando compatibilizar custos e resultados, atuar com os olhos no cliente- consumidor e tomar decisões rápidas para aproveitar oportunidades de mercado.

II. A gestão pública funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de focar necessidades especiais dos cidadãos.

III. Os órgãos públicos existem para servir a todos igualmente, independentemente da capacidade de pagar pelo serviço prestado, o que pode dificultar alcançar a agilidade e a eficiência das empresas privadas.

IV. Os órgãos públicos devem operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.

V. Os servidores públicos estão submetidos a normas jurídicas e a condições de trabalho que impedem sua responsabilização diante das possíveis falhas no atendimento aos cidadãos.

Estão corretas SOMENTE

  • a) I, II, III e IV.
  • b) II, III e V.
  • c) I e III.
  • d) III e IV.
  • e) I, III e V.
#221441
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(1,0) 10 - 

O paradigma do cliente impacta de forma diferenciada as organizações do setor público e as do setor privado, em decorrência de uma série de condicionamentos e particularidades das respectivas gestões. No setor público,

  • a) o paradigma do cliente não pode ser incorporado, pois as organizações públicas não estão orientadas para o mercado e não necessitam, assim, satisfazer a clientela destinatária dos serviços que prestam.
  • b) o administrador público não pode aderir plenamente à defesa dos direitos do consumidor, sob pena de perder o controle de seus planos orçamentários e distanciar-se das diretrizes governamentais mais amplas, às quais está subordinado.
  • c) o paradigma do cliente acaba por ser negado em função do caráter de universalidade da atuação do Estado, que deve fornecer serviços de igual qualidade para todos os cidadãos, independentemente de suas necessidades e opiniões individuais.
  • d) a perspectiva do cliente tem impacto reduzido, dada a impossibilidade legal e política de se promover alterações na qualidade dos serviços prestados pelo Estado, na medida em que seu foco deve ser a ampliação dos cidadãos alcançados.
  • e) o dever de atender está cerceado pela presença de interesses burocráticos ou corporativos e contrapõe- se à limitação dos recursos públicos, o que acaba por determinar a oferta de serviços que nem sempre satisfazem a massa de clientes atendida.