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Simulado Consultor Legislativo | CONCURSO

Simulado Consultor Legislativo

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Este Simulado Consultor Legislativo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Consultor Legislativo
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Consultor Legislativo

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#252138
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(1,0) 1 - 

A renovação dos equipamentos já existentes nas cidades, muitas vezes, não é realizada, fazendo com que áreas com perda populacional, também tenham os imóveis e a terra desvalorizados economicamente.
Em relação às perdas nessas áreas de despovoamento populacional em Minas Gerais, é CORRETO afirmar:

  • a) Além dessas perdas de valores da terra e dos imóveis, os governos também são profundamente afetados por essa questão. Normalmente, a arrecadação de tributos tende a cair, num contexto no qual as demandas sociais permanecem ou, mesmo, tendem a aumentar, considerando-se o aumento ou, mesmo, a permanência de elevadas taxas de desemprego e o rápido envelhecimento populacional.
  • b) No curto prazo, muito provavelmente, o processo de despovoamento poderá gerar uma redução absoluta das demandas e da pobreza, dado o rápido envelhecimento, a intensificação da perda de renda e, consequentemente, de arrecadação.
  • c) O processo de transição demográfica em Minas Gerais se aproxima do fim e o futuro populacional do estado será, cada vez mais, de tendência crescente de taxas de crescimento, alcançando nos próximos trinta anos taxas positivas em relação à população, favorecendo, com isso, a redução das desigualdades regionais.
  • d) Os planos dos governos que foram desenvolvidos, trazendo recursos financeiros, tendo como mote o desenvolvimento regional com o incentivo para abertura de grandes empresas e indústrias nas áreas mais estagnadas do estado, garantiram a sustentabilidade econômica, social e ambiental de diversas regiões.
#252139
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(1,0) 2 - 

Uma das preocupações dos autores é apresentar alguns aspectos importantes desse desenvolvimento desigual das macrorregiões de Minas Gerais. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

  • a) Ao utilizar indicadores diretos para a avaliação de desigualdade regional, deve-se, necessariamente, criar a relação direta de alguns indicadores agregados, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
  • b) O conceito de desenvolvimento é simples, mesmo quando abrange uma multiplicidade de variáveis que devem ser levadas em consideração.
  • c) O desenvolvimento social é tido como combate à pobreza, geração de emprego e renda, garantia à saúde, à educação, à assistência — ou seja, abrange uma gama de investimentos que vão muito além do crescimento econômico, buscando, principalmente, o bem-estar da população.
  • d) Para o desenvolvimento pleno de uma região, é imperativa a junção de crescimento econômico e desenvolvimento social, visto que crescimento econômico PIB, exportações etc. sempre se traduzem hegemonicamente em qualidade de vida para toda a população e também em desenvolvimento social igualitário.
#252140
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(1,0) 3 - 

A indústria mineira está concentrada no território Metropolitano e ocorreu um aumento da participação deste no valor adicionado da indústria, 45,9% em 2000 para 52,3% em 2013. Nesse território, está Belo Horizonte, que é a capital do Estado, Contagem, cidade onde foi planejada a construção da cidade industrial no início da década de 1940, e Betim, que se industrializou na década de 70, com forte apoio do Estado para atração de indústrias. Em relação a esse processo, analise as seguintes afirmativas:
I. Desse modo, percebe-se que nesse início de século XXI houve um reforçar do processo de concentração nesse território, ocorrendo um aprofundamento das desigualdades regionais.
II. Os territórios do Sul, Triângulo do Norte, Vale do Aço, Triângulo do Sul, Oeste e Zona da Mata representaram, em média, 35% do valor adicionado da indústria, na primeira década do século XXI, e 31% em média nos primeiros anos da segunda década.
III. Em contraposição à situação apresentada acima, os territórios com maior participação na indústria são: Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Caparaó Central e Rio Doce, comparados à região central.
IV. Os territórios Nordeste, Oeste e Vertentes apresentaram, ao longo do período de 2010 a 2013, um crescimento na participação do valor adicionado da indústria mineira. No Noroeste, a participação aumentou de 1,6% para 2,1%, a principal atividade industrial é a extração de recursos minerais, principalmente no município de Paracatu, com a extração de minério e metais preciosos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  • a) I e II.
  • b) I, II e III.
  • c) I, II e IV.
  • d) I, III e IV.
#252141
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(1,0) 4 - 

Um dos marcadores de desigualdade é medido pela Educação nos Estados. Nesse sentido, em relação às dez macrorregiões de Minas Gerais, destaca-se que a macrorregião com o maior percentual de analfabetos, em 2011, era a dos Vales do Jequitinhonha/Mucuri, com 19,5% de sua população sem saber ler e escrever. O Norte de Minas não fica atrás, com 15% de analfabetos na população. Já o percentual de analfabetos nas macrorregiões Triângulo e Central é bem menor, girando em torno de 8% — abaixo da média do estado, que é de 10,6% de analfabetos.
Em relação a esse processo, é CORRETO afirmar:

  • a) Podemos concordar que a persistência do analfabetismo é uma marca da herança intergeracional entre as pessoas mais pobres no país, assim como o é em Minas Gerais.
  • b) Quando a população que não sabe ler e escrever é tão baixa, o número de analfabetos não interfere no momento de retomada de crescimento econômico.
  • c) Apenas 10,6% da população de Minas Gerais acima de dez anos de idade, no ano de 2011, não saberem ler e escrever evidencia um melhor acesso à distribuição de renda via mercado de trabalho.
  • d) Na verdade, as diferenças regionais no que diz respeito à alfabetização são preocupantes, mas não chega a ser uma preocupação no Estado, já que somente 8% na região mais rica não sabe ler e escrever.
#252142
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(1,0) 5 - 

Analise as afirmativas a seguir:
I - Minas Gerais é uma síntese do Brasil também em termos de desenvolvimento regional. Assim como o país, possui macrorregiões com enormes discrepâncias em termos de desenvolvimento. Portanto, o desenvolvimento regional é uma ferramenta fundamental para se pensar o desenvolvimento de Minas Gerais.
Isso acontece PORQUE:
II - As condições socioeconômicas vigentes nas macrorregiões do estado não são exclusivamente reflexo do processo de desenvolvimento ocorrido nelas, já que diversos fatores podem influenciá-lo. No entanto, a realidade de cada uma hoje se deve, em certa medida, às estratégias de desenvolvimento adotadas por elas.

  • a) A primeira afirmativa é contrária à segunda.
  • b) A segunda afirmativa não é consequência da primeira.
  • c) As duas afirmativas são consequências uma da outra.
  • d) As duas afirmativas são contrárias entre si.