Simulado CONSULPLAN - Enfermagem | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado CONSULPLAN - Enfermagem
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado CONSULPLAN - Enfermagem
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CONSULPLAN.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado CONSULPLAN - Enfermagem
Este simulado contém questões da banca Câmara de Belo Horizonte - MG, para nível Médio do cargo de Técnico de Enfermagem. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CONSULPLAN.
*Conteúdo Programático do Simulado CONSULPLAN - Enfermagem.
- Ética e Legislação: Código de Ética Profissional; Lei do exercício profissional; Programa de Humanização do atendimento em enfermagem; bioética.
- Processo de Trabalho em Enfermagem: breve história da enfermagem, formação nos diferentes níveis profissionais da enfermagem; Código de Ética Profissional lei do exercício profissional da enfermagem;entidades de classe: ABEN, COFEN, COREN e suas finalidades; Programa de Humanização do atendimento em enfermagem; bioética. 3. Biossegurança e enfermagem: Prevenção e controle de infecções; infecção hospitalar: conceitos, normas e protocolos para prevenção; conceitos de assepsia, antissepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização; Métodos e técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos e materiais; Classificação de artigos e áreas hospitalares segundo o potencial de contaminação; princípios e procedimentos de descontaminação, limpeza, preparo, desinfecção, esterilização, manuseio e estocagem de materiais;técnica de limpeza concorrente, para ambientes, móveis, utensílios e materiais hospitalares; organização, estrutura e funcionamento básico da CME – Central de Material Esterilizado. 4. Fundamentos de Enfermagem: Observação e registros de sinais e sintomas do paciente; verificação e registro de Sinais Vitais e dados antropométricos; Sinais Vitais: parâmetros normais de referência;tipos e técnicas para realização de curativos simples, bandagens e enfaixamentos; aplicações quentes e frias;oxigenioterapia, aerossolterapia e nebulização; técnicas básicas de
enfermagem em higiene, conforto e segurança do paciente no leito de ambulatório;rotina de limpeza das bancadas e mobiliário ambulatorial com preparo do leito para o cliente; Técnicas de conforto e segurança do paciente no leito: tipos posicionamento/ decúbitos, movimentação de cama Fowler com elevação manual de leito, proteção de membros e tronco, registros de atendimento e evolução em enfermagem. 5. Administração de Medicamentos: cálculos e diluições de medicamentos; Vias de administração: oral, intradérmica, intramuscular e endovenosa; 6. Enfermagem Clínica: Assistência aos pacientes adultos nas afecções respiratórias, endócrinas,cardiovasculares, gastrointestinais, urológicas, neurológicas, musculoesqueléticas e de pele; realização de eletrocardiograma e teste de glicemia capilar. 7. Enfermagem na Saúde da Mulher: Orientações gerais em relação a sinais e sintomas durante o período gestacional. 8. Enfermagem em urgência e emergência: Conceitos; Avaliação geral do paciente,
definições das prioridades para o atendimento, identificação de PCR- parada cardiorrespiratória e estado de choque, técnicas de RCP e controle de
hemorragias;atuação do técnico em enfermagem em situações de choque, obstrução respiratória, parada respiratória,parada cardiorrespiratória, politrauma, queimaduras, intoxicação exógena, envenenamento, picada de animais peçonhentos, choque elétrico, crises convulsivas, corpos estranhos no organismo, objetos empalados;conduta nas situações de luxações, entorses e fraturas. 9. Enfermagem em Saúde Pública (adulto):Noções básicas de imunologia; técnicas de imunização/vacinação e aplicação de imunobiológicos; efeitos adversos de vacinas e imunobiológicos; esquema de imunização das doenças imunopreviníveis no adulto (Portaria nº 597GM, de 08 de abril de 2004) (Política Nacional de
Imunização). 10. Enfermagem e Saúde do trabalhador: Princípios gerais sobre saúde e segurança do trabalho; acidentes de trabalho: conceito, causas e medidas de prevenção; CAT: Comunicação de Acidente de Trabalho: conceito, importância e registros.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem.
- #44345
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) Os registros devem conter informações completas e pertinentes para a continuidade da assistência ou para condutas a serem tomadas.
- b) Fornecer as informações reais e essenciais em uma anotação. Uma anotação curta e bem redigida é mais facilmente assimilada do que uma longa e irrelevante.
- c) A demora na anotação de uma informação importante pode resultar em omissões graves e atrasos no atendimento ao paciente. As decisões e condutas sobre a assistência e os cuidados de um paciente são baseadas em informações atuais.
- d) A informação deve ser exata, com dados subjetivos ou objetivos claramente discriminados. Além disso, é imprescindível fazer a distinção se a informação registrada foi observada no paciente ou relatada por ele. Usar grafia correta, bem como somente abreviações e símbolos aceitos pela instituição, de modo a garantir a interpretação precisa e adequada da informação.
- #44346
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
“Os postos de saúde de todo o país já estão com o novo calendário de vacinação para 2018. Neste ano, foi ampliado o público-alvo de seis vacinas: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e Hepatite A. A medida foi possível devido à economia de R$ 66,5 milhões, obtida pelo Ministério da Saúde, a partir da negociação e redução de até 11% no valor da dose de três vacinas: Hepatite A, HPV e dTpa. A eficiência de gestão garantiu a ampliação da cobertura vacinal e a aquisição de mais de 11,5 milhões de doses da vacina de febre amarela.”
(Disponível em: http://u.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/noticias-svs/27749-ministerio-da-saude-ampliavacinacao-em-todas-as-faixas-etarias-2. Acesso em: 01/01/2018.)
A 2ª dose da vacina tríplice viral era até 19 anos, ou uma dose de 20 a 49 anos. Com o novo calendário mudou para:
- a) Uma única dose aos 15 anos.
- b) 2ª dose até 29 anos ou uma dose de 30 a 49 anos.
- c) Uma única dose com idade máxima até 12 anos.
- d) Uma dose aos 12 meses ou até 18 anos e 29 dias.
- #44347
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Para a realização do hemoglicoteste (teste de glicemia capilar) é necessário o uso do glicosímetro, de fita reagente, agulha ou lanceta para perfuração da pele. Quando uma amostra de sangue é depositada sobre a fita reagente acoplada ao gicosímetro, este último apresenta o valor referente ao nível sanguíneo de glicose, que é mostrado no visor em:
- a) %.
- b) mg/dL.
- c) mg/cL.
- d) mg/mL.
- #44348
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) Afrouxar um pouco as roupas para que a pessoa respire melhor.
- b) Acomodar o indivíduo em local sem objetos dos quais ele pode se debater e se machucar.
- c) Posicionar o indivíduo de lado, de forma que o excesso de saliva ou vômito (pode ocorrer em alguns casos) escorra para fora da boca.
- d) Colocar a mão dentro da boca da vítima, para que ela não engasgue, pois as contrações musculares durante a crise convulsiva são muito fortes e inconscientes.
- #44349
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
- a) Lubrificação do ânus.
- b) Estimulação do peristaltismo.
- c) Abertura dos esfíncteres anais.
- d) Irritação da membrana intestinal.
- #44350
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O objetivo da nebulização é desentupir as vias respiratórias, transmitindo uma sensação de prazer e alívio ao paciente que tenta voltar a respirar normalmente. Ela é indicada para as doenças que acometem, principalmente, as vias aéreas inferiores, como asma e bronquite, tanto agudas quanto crônicas. Em relação à nebulização, analise as afirmativas a seguir.
I. Tem o objetivo de diminuir a inflamação através das associações de corticoides à nebulização.
II. Forma de administrar agentes antiespumantes nos casos de edema agudo de pulmão.
III. A nebulização com o remédio broncodilatador deve ser diluída com soro fisiológico; a dose recomendada é de 5 ml, 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
IV. Deve-se colocar o paciente em posição sentada ou em posição de Fowler no leito.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- a) I.
- b) III.
- c) I, II e IV.
- d) II, III e IV.
- #44351
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
- a) a flora residual da pele das mãos e dos antebraços, apesar dos antissépticos não terem efeito residual.
- b) a flora transitória, reduzir a flora residente da pele das mãos e dos antebraços e proporcionar efeito residual na pele destes profissionais.
- c) a flora residual da pele das mãos, reduzir a flora transitória dos antebraços e proporcionar efeito residual na pele destes profissionais.
- d) pelo menos a flora transitória da pele das mãos e dos antebraços, já que não existem no mercado antissépticos que sejam capazes de eliminar ou reduzir a flora residente.
- #44352
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
- a) Refere-se a um momento.
- b) Contém apenas dados pontuais.
- c) Registra a reflexão e a análise de dados.
- d) É elaborado por toda a equipe de enfermagem.
- #44353
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) se tem a impressão de dois batimentos.
- b) é facilmente palpável por pressão digital.
- c) os intervalos entre os batimentos são desiguais.
- d) se exerce uma pressão moderada sobre a artéria e há certa dificuldade de obliterá-la.
- #44354
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre o preparo e a administração de medicamentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Nem todo medicamento pode ser diluído com soro fisiológico.
II. Um medicamento prescrito para ser administrado por via sublingual não deve ser deglutido, porque o efeito desejado não será alcançado.
III. A administração simultânea de medicamentos e hemocomponentes somente é permitida quando se tratar de administração de concentrado de hemácias.
IV. Não se deve misturar medicamentos incompatíveis que tenham que ser administrados numa mesma via venosa e em um mesmo horário. Neste caso deve ser administrado um logo a seguir do outro.
Estão corretas apenas as afirmativas
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) II e IV.
- d) III e IV.
- #44355
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
No início do pré-natal, o médico solicita vários exames de sangue de rotina, e um deles é o de tipagem sanguínea, para descobrir o grupo sanguíneo (A, B, AB ou O) e o fator Rh positivo ou negativo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O fator Rh só é importante na gravidez se a mãe for Rh negativo e o bebê for Rh positivo. Para que isto possa acontecer, o pai do bebê tem que ser Rh positivo.
II. Caso o sangue do bebê entre em contato com o da mãe durante o parto, o sistema imune da grávida produzirá anticorpos que atuarão numa segunda gravidez.
III. Na segunda gravidez, quando o bebê tem Rh positivo, os anticorpos do sistema imunológico da mãe podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebê, provocando uma doença chamada eritroblastose fetal ou doença hemolítica perinatal tornando a gestante estéril.
IV. Quando a grávida tem sangue Rh negativo, mas o bebê tem Rh positivo, é necessário fazer uma injeção de imunoglobulina anti-D para eliminar os anticorpos criados no organismo da gestante e evitar complicações na gestação.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- a) I.
- b) III.
- c) I, II e IV.
- d) II, III e IV.
- #44356
- Banca
- CONSULPLAN
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- Câmara de Belo Horizonte-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
- a) Doses intramusculares geralmente não ultrapassam 01 ml em lactentes.
- b) Geralmente o cálculo da medicação é feito com base no peso da criança.
- c) A maioria dos medicamentos pediátricos são prescritos em miligramas por mililitros.
- d) O local de aplicação de injeções intramusculares escolhido em lactentes e neonatos deve ser o vasto lateral.