Processando...

Simulado CONSULPLAN - Enfermagem | CONCURSO

Simulado CONSULPLAN - Enfermagem

OBJETIVOS | Simulado CONSULPLAN - Enfermagem

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado CONSULPLAN - Enfermagem

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CONSULPLAN.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado CONSULPLAN - Enfermagem

Este simulado contém questões da banca Câmara de Belo Horizonte - MG, para nível Médio do cargo de Técnico de Enfermagem. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CONSULPLAN.

*Conteúdo Programático do Simulado CONSULPLAN - Enfermagem.

  1. Ética e Legislação: Código de Ética Profissional; Lei do exercício profissional; Programa de Humanização do atendimento em enfermagem; bioética.
  2. Processo de Trabalho em Enfermagem: breve história da enfermagem, formação nos diferentes níveis profissionais da enfermagem; Código de Ética Profissional lei do exercício profissional da enfermagem;entidades de classe: ABEN, COFEN, COREN e suas finalidades; Programa de Humanização do atendimento em enfermagem; bioética. 3. Biossegurança e enfermagem: Prevenção e controle de infecções; infecção hospitalar: conceitos, normas e protocolos para prevenção; conceitos de assepsia, antissepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização; Métodos e técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos e materiais; Classificação de artigos e áreas hospitalares segundo o potencial de contaminação; princípios e procedimentos de descontaminação, limpeza, preparo, desinfecção, esterilização, manuseio e estocagem de materiais;técnica de limpeza concorrente, para ambientes, móveis, utensílios e materiais hospitalares; organização, estrutura e funcionamento básico da CME – Central de Material Esterilizado. 4. Fundamentos de Enfermagem: Observação e registros de sinais e sintomas do paciente; verificação e registro de Sinais Vitais e dados antropométricos; Sinais Vitais: parâmetros normais de referência;tipos e técnicas para realização de curativos simples, bandagens e enfaixamentos; aplicações quentes e frias;oxigenioterapia, aerossolterapia e nebulização; técnicas básicas de
    enfermagem em higiene, conforto e segurança do paciente no leito de ambulatório;rotina de limpeza das bancadas e mobiliário ambulatorial com preparo do leito para o cliente; Técnicas de conforto e segurança do paciente no leito: tipos posicionamento/ decúbitos, movimentação de cama Fowler com elevação manual de leito, proteção de membros e tronco, registros de atendimento e evolução em enfermagem. 5. Administração de Medicamentos: cálculos e diluições de medicamentos; Vias de administração: oral, intradérmica, intramuscular e endovenosa; 6. Enfermagem Clínica: Assistência aos pacientes adultos nas afecções respiratórias, endócrinas,cardiovasculares, gastrointestinais, urológicas, neurológicas, musculoesqueléticas e de pele; realização de eletrocardiograma e teste de glicemia capilar. 7. Enfermagem na Saúde da Mulher: Orientações gerais em relação a sinais e sintomas durante o período gestacional. 8. Enfermagem em urgência e emergência: Conceitos; Avaliação geral do paciente,
    definições das prioridades para o atendimento, identificação de PCR- parada cardiorrespiratória e estado de choque, técnicas de RCP e controle de
    hemorragias;atuação do técnico em enfermagem em situações de choque, obstrução respiratória, parada respiratória,parada cardiorrespiratória, politrauma, queimaduras, intoxicação exógena, envenenamento, picada de animais peçonhentos, choque elétrico, crises convulsivas, corpos estranhos no organismo, objetos empalados;conduta nas situações de luxações, entorses e fraturas. 9. Enfermagem em Saúde Pública (adulto):Noções básicas de imunologia; técnicas de imunização/vacinação e aplicação de imunobiológicos; efeitos adversos de vacinas e imunobiológicos; esquema de imunização das doenças imunopreviníveis no adulto (Portaria nº 597GM, de 08 de abril de 2004) (Política Nacional de
    Imunização). 10. Enfermagem e Saúde do trabalhador: Princípios gerais sobre saúde e segurança do trabalho; acidentes de trabalho: conceito, causas e medidas de prevenção; CAT: Comunicação de Acidente de Trabalho: conceito, importância e registros.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem.

#44334
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

No processo de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) as informações são fundamentais para promover melhoria contínua, direcionando estratégias de prevenção e controle de infecções. O conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção de problemas e a prevenção de riscos que possam expor o paciente à infecção hospitalar é conhecido como:

  • a) Vigilância sanitária das IRAS.
  • b) Manual de normas e rotinas.
  • c) Vigilância epidemiológica das IRAS.
  • d) Procedimento Operacional Padrão – POP.
#44335
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) é uma entidade cultural que congrega enfermeiros e técnicos de enfermagem, fundada em 12 de agosto de 1926, sob a denominação de “Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras”. É uma entidade civil de direito privado, de caráter científico e assistencial, regida pelas disposições do Estatuto, Regulamento Geral ou Regimento Especial. Em relação às finalidades da Associação Brasileira de Enfermagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) Instituir o modelo das carteiras profissionais de identidade e as insígnias da profissão.
  • b) Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional dos integrantes de enfermagem do País.
  • c) Promover integração às demais entidades representativas da enfermagem, na defesa dos interesses da profissão.
  • d) Congregar os enfermeiros e técnicos em enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes. 
#44336
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 -  Animais peçonhentos são animais que, por meio de um mecanismo de caça e defesa, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno. Esses animais agem por instinto de sobrevivência. Ao se sentirem ameaçados, imobilizam o agressor e fogem para um local seguro. Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria. São considerados os principais sintomas causados pela picada de aranha armadeira, EXCETO:

  • a) Necrose.
  • b) Náusea.
  • c) Sudorese.
  • d) Salivação.
#44337
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Pacientes internados e, especialmente aqueles que são submetidos à ventilação mecânica, são um grupo de risco aumentado para pneumonia. Conhecer as causas que levam a esta infecção é importante para que as medidas de prevenção possam ser identificadas. Assinale, a seguir, a principal razão da pneumonia relacionada à assistência à saúde. 

  • a) Uso indiscriminado de antibióticos. 
  • b) Aspiração de secreções de pacientes restritos ao leito. 
  • c) Baixo índice de lavagem das mãos pelos profissionais de saúde.
  • d) Queda da defesa do organismo causada pelo uso de medicações. 
#44338
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

“Curativos é um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com o objetivo de proteger o tecido recém-formado da invasão microbiana, aliviar a dor, oferecer conforto para o paciente, manter o ambiente úmido, promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecção.”

(Anvisa, 2017.)

É recomendado que o curativo estéril realizado no pós-operatório em feridas com cicatrização por primeira intenção esteja seco, limpo, corretamente fixado, que não haja indicação clínica de troca e que seja mantido por:

  • a) 2 a 6 horas.
  • b) 8 a 12 horas.
  • c) 12 a 24 horas.
  • d) 24 a 48 horas.
#44339
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Sobre o eletrocardiograma, um exame utilizado para analisar a condução elétrica no músculo cardíaco e na detecção de doenças próprias do coração, assinale a afirmativa correta.

  • a) O eletrocardiograma padrão contém doze derivações.
  • b) O sinal elétrico do coração é transcrito em ondas no papel subdividido em centímetros.
  • c) Para a obtenção do traçado das derivações precordiais é necessário posicionar todos os eletrodos no lado esquerdo do tórax.
  • d) O eletrodo dos membros deve ser posicionado em cada membro de acordo com a mudança de derivação no equipamento de ECG.
#44340
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Em relação às medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionadas à punção venosa, é correto afirmar que: 

  • a) O cateter periférico pode ser reutilizado a cada tentativa de punção, desde que no mesmo paciente.
  • b) Quando for necessária a remoção de pelos no local de inserção do cateter venoso, não devem ser utilizadas lâminas de barbear por aumentarem o risco de infecção.
  • c) As punções em veias na cabeça de crianças menores de três anos devem ser evitadas por estarem associadas ao maior número de infecções nos sítios de punção.
  • d) Para acesso venoso periférico, o uso de scalps, mesmo que por curta duração, está relacionado à maior taxa de complicações infecciosas se comparados aos cateteres confeccionados em poliuretano. 
#44341
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto quanto uma doença ocupacional. A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades. Qual é o prazo para a empresa fazer a comunicação do CAT?

  • a) Imediato à ocorrência. 
  • b) Primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
  • c) Primeiro dia útil do mês subsequente do atestado.
  • d) Até o quinto dia útil após a entrega do atestado médico pelo empregado.
#44342
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

“As Infecções do Trato Urinário (ITUs) são responsáveis por 35-45% das infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes adultos. A maioria delas está relacionada à cateterização vesical.”

(Anvisa, 2017.)

O técnico de enfermagem, ao acompanhar o enfermeiro em grau auxiliar no procedimento de cateterização vesical, deve observar e tomar alguns cuidados a fim de evitar a infecção do trato urinário. São eles, EXCETO: 

  • a) Usar gel lubrificante estéril. 
  • b) Reunir material para a higiene íntima.
  • c) Usar campo fenestrado, estéril ou não.
  • d) Utilizar cateter urinário de menor calibre possível. 
#44343
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Os limites das atividades dos profissionais de enfermagem (auxiliar, técnico e enfermeiro) estão definidos no Decreto nº 94.406/87, que regulamenta a Lei nº 7.498/86, sobre o exercício profissional da enfermagem. São atividades do técnico de enfermagem, EXCETO:

  • a) Punção de veia jugular.
  • b) Executar programas de assistência integral à saúde.
  • c) Circular salas cirúrgicas e obstétricas, preparando a sala e o instrumental cirúrgico e instrumentalizando nas cirurgias quando necessário.
  • d) Registrar os eletrocardiogramas efetuados, fazendo as anotações pertinentes a fim de liberá-los para os requisitantes e possibilitar a elaboração de boletins estatísticos.
#44344
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Enfermagem
Concurso
Câmara de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Infecções Hospitalares) levam a considerável elevação dos custos no cuidado do paciente, além de aumentar o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos serviços de saúde do país. Diante do exposto, avalie os critérios a seguir.

I. Qualquer infecção adquirida após a internação do paciente.

II. Infecção que se manifesta durante a internação do paciente.

III. Infecção que se manifesta no momento da internação do paciente.

IV. Qualquer infecção adquirida vinte e quatro horas antes da internação do paciente.

V. Infecção que pode se manifestar após a alta de um paciente que esteve em internação hospitalar.

 

O(s) critério(s) que melhor se encaixa(m) no conceito de infecção hospitalar é(são) apenas

  • a) I.
  • b) III. 
  • c) I, II e V.
  • d) II, III, IV e V.