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Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida | CONCURSO

Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida

Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida

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Este Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida

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#246154
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. Bancas Diversas
Matéria
Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
Concurso
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(1,0) 1 - 

Para compreender como emagrecemos, é preciso conhecer o conceito de balanço calórico, que por sua vez envolve os conceitos sobre valor energético dos alimentos, calorias e valor do gasto energético das atividades físicas. Sobre esse tema, são feitas as afirmativas abaixo. Classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Em termos de energia de alimentos utilizamos uma unidade de energia que é denominada caloria. Uma caloria é a energia necessária para aquecer um litro de água de 14,5ºC para 15,5°C. Assim sendo, um Kcal define a caloria com exatidão. ( ) Os alimentos são compostos basicamente por três elementos: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio (CHO). A união entre as moléculas desses elementos forma as substâncias que nos dão energia, que são os lipídeos, os carboidratos e as proteínas. ( ) Se a quantidade de energia for menor do que a que se gastou, esse déficit é retirado da gordura de reserva, o que significa que, se a ingestão for igual à demanda, a massa corporal permanece constante. ( ) Se as calorias totais provenientes dos alimentos ultrapassam o dispêndio diário de energia, as calorias excessivas acumulam-se em forma de reservas de gorduras no tecido adiposo. ( ) Um grama de carboidrato nos fornece 5,6 kcal; um grama de lipídeo 4,2 kcal e um grama de proteína 9,4 kcal. Todos eles têm energia potencial nas ligações entre suas moléculas e, ao quebrarmos essas ligações, liberamos essa energia.
A sequência correta dessa classificação, de cima para baixo, é:

  • a) F, F, V, V, V.
  • b) F, V, F, F, V.
  • c) V, F, V, F, F.
  • d) V, V, F, V, F.
  • e) V, V, V, V, F.
#246155
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Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
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(1,0) 2 - 

A respeito dos benefícios da atividade física para a saúde, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O treinamento de força auxilia no controle da insulina pelo diabético.
( ) O treinamento aeróbico reduz a frequência cardíaca de repouso e a máxima.
( ) A prática regular da flexibilidade previne lesões musculares.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, F e V.
  • b) F, V e V.
  • c) V, V e F.
  • d) F, V e F.
  • e) V, F e F.
#246156
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Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
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(1,0) 3 - 

Sobre a prescrição de atividade física para a melhoria e manutenção da saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma atividade como a corrida não deve ser praticada diariamente, como forma de prevenir lesões por estresse repetitivo.
II. Indivíduos hipertensos não devem realizar treinamento de força.
III. A prática da atividade física aumenta o risco de lesão musculoesquelética.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#246157
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(1,0) 4 - 

Qual o componente da aptidão física relacionado à saúde que pode ser avaliado com a utilização do estadiômetro e da balança?

  • a) Força muscular
  • b) Resistência cardiovascular
  • c) Composição corporal
  • d) Coordenação motora
  • e) Equilíbrio dinâmico
#246158
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Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
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(1,0) 5 - 

São exemplos de alimentos ricos em proteínas e gorduras, EXCETO os(as):

  • a) frutos domar.
  • b) peixes.
  • c) aves.
  • d) ovos.
  • e) doces.
#246159
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(1,0) 6 - 

São considerados componentes da aptidão física relacionados à saúde, EXCETO:

  • a) força muscular.
  • b) composição corporal.
  • c) flexibilidade dos ligamentos.
  • d) velocidade.
  • e) resistência cardiovascular.
#246160
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(1,0) 7 - 

Uma alimentação inadequada pode interromper o processo de crescimento físico em qualquer período entre a infância e a adolescência. A falta de vitamina D na dieta da criança está associada à incidência de qual doença?

  • a) Obesidade
  • b) Escorbuto
  • c) Raquitismo
  • d) Hipertrofia
  • e) Colesterol
#246161
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(1,0) 8 - 

Enquanto função psicomotora, o tônus interfere significativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofisiologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica:

  • a) é a habilidade do músculo para desempenhar repetidamente um trabalho contra uma resistência
  • b) impossibilita a relação dialética corporal da atividade de relação interior/exterior
  • c) é a habilidade em desempenhar numerosas repetições de certa atividade fatigante
  • d) representa a aquisição de certa estrutura temporal adequada à contemporaneidade
  • e) toma parte em todos os comportamentos de postura e movimento
#246162
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Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
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(1,0) 9 - 

É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto significativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as influências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:

  • a) desenvolvimento de atividades que promovam corpos esbeltos na busca de adequação dos jovens à sociedade
  • b) definição de regras de convivência que proíbam atitudes preconceituosas de cunho corporal e de debates sobre o tema
  • c) promoção de habilidades motoras e o sentido olímpico na busca de corpos atléticos saudáveis.
  • d) problematização e discussão desse contexto, promovendo o corpo e as práticas corporais como conteúdos da disciplina
  • e) desenvolvimento e valorização da competitividade pelo esporte, na busca de desviar a atenção dos jovens para o problema das drogas e das formas de preconceitos
#246163
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(1,0) 10 - 

Antes de propor um programa de exercícios para determinado indivíduo, é necessário compreender suas necessidades e limitações. Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção de exercício, em um primeiro momento, para um indivíduo saudável, porém sedentário, que deseje melhorar seu condicionamento cardiovascular.

  • a) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios aeróbios, de 3 a 4 vezes por semana, por uma hora, em uma intensidade de 70% a 80% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca).
  • b) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios anaeróbios, de 4 a 5 vezes por semana, por uma hora, em uma intensidade de 40% a 60% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca).
  • c) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios aeróbios, de 3 a 4 vezes por dia, por meia hora, em uma intensidade de 40% a 60% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca)
  • d) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios aeróbios, de 4 a 6 vezes por semana, por uma hora, em uma intensidade de 40% a 60% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca).
  • e) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios anaeróbios intercalados com exercícios de força, de 5 a 7 vezes por semana.