Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida | CONCURSO
Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida e saiam na frente em seus estudos.
Questões Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #246154
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Para compreender como emagrecemos, é preciso conhecer o conceito de balanço calórico, que por sua vez envolve os conceitos sobre valor energético dos alimentos, calorias e valor do gasto energético das atividades físicas. Sobre esse tema, são feitas as afirmativas abaixo. Classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Em termos de energia de alimentos utilizamos uma unidade de energia que é denominada caloria. Uma caloria é a energia necessária para aquecer um litro de água de 14,5ºC para 15,5°C. Assim sendo, um Kcal define a caloria com exatidão. ( ) Os alimentos são compostos basicamente por três elementos: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio (CHO). A união entre as moléculas desses elementos forma as substâncias que nos dão energia, que são os lipídeos, os carboidratos e as proteínas. ( ) Se a quantidade de energia for menor do que a que se gastou, esse déficit é retirado da gordura de reserva, o que significa que, se a ingestão for igual à demanda, a massa corporal permanece constante. ( ) Se as calorias totais provenientes dos alimentos ultrapassam o dispêndio diário de energia, as calorias excessivas acumulam-se em forma de reservas de gorduras no tecido adiposo. ( ) Um grama de carboidrato nos fornece 5,6 kcal; um grama de lipídeo 4,2 kcal e um grama de proteína 9,4 kcal. Todos eles têm energia potencial nas ligações entre suas moléculas e, ao quebrarmos essas ligações, liberamos essa energia.
A sequência correta dessa classificação, de cima para baixo, é:
- a) F, F, V, V, V.
- b) F, V, F, F, V.
- c) V, F, V, F, F.
- d) V, V, F, V, F.
- e) V, V, V, V, F.
- #246155
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A respeito dos benefícios da atividade física para a saúde, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O treinamento de força auxilia no controle da insulina pelo diabético.
( ) O treinamento aeróbico reduz a frequência cardíaca de repouso e a máxima.
( ) A prática regular da flexibilidade previne lesões musculares.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) V, F e V.
- b) F, V e V.
- c) V, V e F.
- d) F, V e F.
- e) V, F e F.
- #246156
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sobre a prescrição de atividade física para a melhoria e manutenção da saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma atividade como a corrida não deve ser praticada diariamente, como forma de prevenir lesões por estresse repetitivo.
II. Indivíduos hipertensos não devem realizar treinamento de força.
III. A prática da atividade física aumenta o risco de lesão musculoesquelética.
Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #246157
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Qual o componente da aptidão física relacionado à saúde que pode ser avaliado com a utilização do estadiômetro e da balança?
- a) Força muscular
- b) Resistência cardiovascular
- c) Composição corporal
- d) Coordenação motora
- e) Equilíbrio dinâmico
- #246158
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
São exemplos de alimentos ricos em proteínas e gorduras, EXCETO os(as):
- a) frutos domar.
- b) peixes.
- c) aves.
- d) ovos.
- e) doces.
- #246159
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
São considerados componentes da aptidão física relacionados à saúde, EXCETO:
- a) força muscular.
- b) composição corporal.
- c) flexibilidade dos ligamentos.
- d) velocidade.
- e) resistência cardiovascular.
- #246160
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Uma alimentação inadequada pode interromper o processo de crescimento físico em qualquer período entre a infância e a adolescência. A falta de vitamina D na dieta da criança está associada à incidência de qual doença?
- a) Obesidade
- b) Escorbuto
- c) Raquitismo
- d) Hipertrofia
- e) Colesterol
- #246161
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Enquanto função psicomotora, o tônus interfere significativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofisiologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica:
- a) é a habilidade do músculo para desempenhar repetidamente um trabalho contra uma resistência
- b) impossibilita a relação dialética corporal da atividade de relação interior/exterior
- c) é a habilidade em desempenhar numerosas repetições de certa atividade fatigante
- d) representa a aquisição de certa estrutura temporal adequada à contemporaneidade
- e) toma parte em todos os comportamentos de postura e movimento
- #246162
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto significativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as influências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:
- a) desenvolvimento de atividades que promovam corpos esbeltos na busca de adequação dos jovens à sociedade
- b) definição de regras de convivência que proíbam atitudes preconceituosas de cunho corporal e de debates sobre o tema
- c) promoção de habilidades motoras e o sentido olímpico na busca de corpos atléticos saudáveis.
- d) problematização e discussão desse contexto, promovendo o corpo e as práticas corporais como conteúdos da disciplina
- e) desenvolvimento e valorização da competitividade pelo esporte, na busca de desviar a atenção dos jovens para o problema das drogas e das formas de preconceitos
- #246163
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Antes de propor um programa de exercícios para determinado indivíduo, é necessário compreender suas necessidades e limitações. Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção de exercício, em um primeiro momento, para um indivíduo saudável, porém sedentário, que deseje melhorar seu condicionamento cardiovascular.
- a) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios aeróbios, de 3 a 4 vezes por semana, por uma hora, em uma intensidade de 70% a 80% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca).
- b) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios anaeróbios, de 4 a 5 vezes por semana, por uma hora, em uma intensidade de 40% a 60% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca).
- c) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios aeróbios, de 3 a 4 vezes por dia, por meia hora, em uma intensidade de 40% a 60% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca)
- d) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios aeróbios, de 4 a 6 vezes por semana, por uma hora, em uma intensidade de 40% a 60% da capacidade funcional máxima (medida a partir da frequência cardíaca).
- e) O ideal para melhorar o condicionamento cardiovascular seria indicar exercícios anaeróbios intercalados com exercícios de força, de 5 a 7 vezes por semana.