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Simulado Conceitos Filosóficos para o Enem | ENEM

Simulado Conceitos Filosóficos para o Enem

SIMULADO CONCEITOS FILOSÓFICOS PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Conceitos Filosóficos, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Conceitos Filosóficos para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Conceitos Filosóficos, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#200461
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conceitos Filosóficos
Concurso
ENEM
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(1,0) 1 - 

William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa.

Conceitos Filosóficos + IMAGEM 1

Que tipo de relação orientava os esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos?

  • a) De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar contratos.
  • b) De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade.
  • c) De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas.
  • d) De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa.
  • e) De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.
#200472
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. Bancas Diversas
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Conceitos Filosóficos
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ENEM
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(1,0) 2 - 

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: www.unesco.org.br


Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

  • a) Conceitos Filosóficos + IMAGEM 2
  • b) Conceitos Filosóficos + IMAGEM 3
  • c) Conceitos Filosóficos + IMAGEM 4
  • d) Conceitos Filosóficos + IMAGEM 5
  • e) Conceitos Filosóficos + IMAGEM 6
#200474
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. Bancas Diversas
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Conceitos Filosóficos
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ENEM
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(1,0) 3 - 

Conceitos Filosóficos para o Enem + IMAGEM 7

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

  • a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
  • b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
  • c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
  • d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
  • e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
#200479
Banca
. Bancas Diversas
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Conceitos Filosóficos
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ENEM
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(1,0) 4 - 

Conceitos Filosóficos para o Enem + IMAGEM 8

O texto apresenta um discurso de disciplinarização dos corpos, que tem como consequência

  • a) a ampliação dos tratamentos médicos alternativos, reduzindo os gastos com remédios.
  • b) a democratização do padrão de beleza, tornando-o acessível pelo esforço individual.
  • c) o controle do consumo, impulsionando uma crise econômica na indústria de alimentos.
  • d) a culpabilização individual, associando obesidade à fraqueza de caráter.
  • e) o aumento da longevidade, resultando no crescimento populacional.
#200481
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(1,0) 5 - 

Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!

NIETZSCHE, F Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977.

O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que

  • a) reforça a liberdade do cidadão.
  • b) desvela os valores do cotidiano.
  • c) exorta as relações de produção.
  • d) destaca a decadência da cultura.
  • e) amplifica o sentimento de ansiedade.
#200483
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(1,0) 6 - 

O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.
GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).

O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento

  • a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
  • b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
  • c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
  • d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
  • e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.
#200485
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(1,0) 7 - 

Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos abjetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.

KANT I Critica da razão pura, Lisboa: Calouste-Gulbenkían, 1994 (adaptado).

O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que

  • a) assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento.
  • b) defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo.
  • c) revelam a relação de interdependência entre os dados da experiência e a reflexão filosófica.
  • d) apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos.
  • e) refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.
#200487
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(1,0) 8 - 

É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.

SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o(a)

  • a) dissolução do saber científico.
  • b) recuperação dos antigos juízos.
  • c) exaltação do pensamento clássico.
  • d) surgimento do conhecimento inabalável.
  • e) fortalecimento dos preconceitos religiosos.
#200489
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(1,0) 9 - 

Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo.”

CONNOR, S. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado)


A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a

  • a) refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores éticos do homem.
  • b) legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais no planeta.
  • c) relativizar, no caso da clonagem humana, o uso dos valores de certo e errado, de bem e mal.
  • d) legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem, os processos de reprodução humana e animal.
  • e) fundamentar técnica e economicamente as pesquisas sobre células-tronco para uso em seres humanos.
#200490
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(1,0) 10 - 

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia . Rio de Janeiro: Eduff, 1974

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

  • a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
  • b) valorizar os deveres e as obrigações sociais.
  • c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
  • d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
  • e) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.