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Simulado Conceitos Básicos em Governança de TI | CONCURSO

Simulado Conceitos Básicos em Governança de TI

Simulado Conceitos Básicos em Governança de TI

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Este Simulado Conceitos Básicos em Governança de TI foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Conceitos Básicos em Governança de TI
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Conceitos Básicos em Governança de TI

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#248919
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Conceitos Básicos em Governança de TI
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(1,0) 1 - 

A Governança de TI pode ser considerada como uma ramificação da Governança Corporativa. Sobre a Gestão e a Governança de TI, assinale a alternativa correta.

  • a) É papel da Administração determinar quem tem o direito de decidir sobre quanto uma empresa investirá em TI, enquanto a Governança determina a quantia a ser efetivamente investida num dado ano e as áreas que receberão investimento.
  • b) O lado comportamental define mecanismos, formalizando os relacionamentos e estabelecendo regras e procedimentos operacionais para assegurar que os objetivos sejam atingidos.
  • c) O lado normativo define os relacionamentos formais e informais e confere direitos decisórios a indivíduos ou grupos de indivíduos específicos.
  • d) Segundo o Center for Information Systems Research (CISR) do MIT, Ativos Humanos são representados por relacionamentos dentro da empresa, bem como relacionamentos, marca e reputação junto a clientes e fornecedores.
  • e) Uma Matriz de Arranjos lista cinco decisões de TI inter-relacionadas: Princípios de TI, Arquitetura de TI, Infraestrutura de TI, Necessidade de aplicações de negócio, Investimentos e Priorização de TI.
#248920
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Conceitos Básicos em Governança de TI
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(1,0) 2 - 

A Governança de TI é, em geral, motivada por vários fatores, sendo um dos mais importantes o Ambiente de Negócios, que, no Brasil, vem sendo caracterizado por

  • a) barganha decrescente entre fornecedores e clientes.
  • b) ciclo de vida cada vez mais longo para os produtos e serviços.
  • c) menor dinamismo dos requerimentos dos negócios para TI.
  • d) novas ameaças devidas à maior internacionalização da economia.
  • e) uniformidade dos acionistas envolvidos no processo.
#248921
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Conceitos Básicos em Governança de TI
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(1,0) 3 - 

Segundo os componentes do ERM (Enterprise Risk Management) do COSO, a avaliação de riscos e a busca dos controles apropriados devem ser precedidos

  • a) de capturas e identificação de conteúdo apropriado para permitir um fluxo adequado de informações dos níveis estratégicos aos operacionais.
  • b) da identificação e comunicação, ao supervisor responsável, de não conformidades (deficiências do sistema de controles).
  • c) da Monitoração.
  • d) da formação de um Ambiente de Controle.
  • e) por atividades contínuas de gestão, por auditorias internas ou externas (periódicas ou especiais), ou por ambas.
#248922
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(1,0) 4 - 

Considere a definição: “Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos para dirigir e controlar a organização para atingir os objetivos corporativos, adicionando valor, ao mesmo tempo que equilibra os riscos em relação ao retorno da TI e seus processos.”
Em relação à Governança de Tecnologia da Informação (Governança de TI), pode-se afirmar que NÃO se inclui entre os objetivos de TI:

  • a) garantir controles efetivos e ampliar os processos de segurança em TI.
  • b) minimizar riscos, otimizar a aplicação de recursos e reduzir os custos.
  • c) monitorar e evitar o estabelecimento de relacionamentos com fornecedores.
  • d) ampliar o desempenho dos serviços de TI e suportar as melhores decisões.
  • e) simplificar as operações e serviços de TI e democratizar suas decisões.
#248923
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(1,0) 5 - 

O plano que delineia o processo pelo qual a empresa deverá passar para se recuperar de um desastre significativo é conhecido como:

  • a) plano de ataque.
  • b) PMBOK.
  • c) plano de continuidade do negócio.
  • d) gestão de ambientes lógicos.
  • e) plano de manutenção e metas.