Processando...

Simulado Comunicação Social | CONCURSO

Simulado Comunicação Social

Simulado Comunicação Social

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Comunicação Social não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Comunicação Social

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Comunicação Social foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Comunicação Social
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Comunicação Social

  1. Todos Simulados Comunicação Social
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Comunicação Social e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Comunicação Social

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Comunicação Social, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Comunicação Social

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#216226
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

"Uma forte imagem e uma sólida reputação representam vantagens estratégicas para uma empresa. Entretanto, uma imagem e/ou reputação negativas podem ser um passo para o insucesso ou até mesmo sua sobrevivência no mercado. A atenção às crises, a que toda organização está sujeita e que podem abalar sua imagem e reputação, deve ser um ponto fulcral para a organização, nomeadamente para a área de Comunicação Corporativa, que atua como um importante braço para a criação e manutenção da imagem e reputação de uma corporação. De entre os profissionais da Comunicação Corporativa que atuam na gestão da comunicação de crise, estão os assessores de imprensa, responsáveis pela ligação entre os interesses da organização e dos media". (Camila Matta, 2017)

Leia as afirmativas abaixo:

I.A gestão da comunicação de crise desempenhada pela assessoria de imprensa tem o poder de influenciar positivamente as mensagens-chave que os veículos de comunicação noticiam.

PORQUE

II.Uma gestão estratégica, planejada e integrada, pode verificar se as notícias que utilizaram o posicionamento oficial, provido pela assessoria de imprensa, tiveram melhores indicadores do que as que não utilizaram.

Marque a opção CORRETA:

  • a) Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
  • b) Apenas a segunda afirmativa está correta.
  • c) Ambas as afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
  • d) Apenas a primeira afirmativa está correta.
  • e) Ambas as afirmativas estão erradas.
#216227
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No contexto da comunicação empresarial, as organizações têm valorizado cada vez mais os chamados ativos intangíveis, que correspondem à identidade, imagem e reputação, além do relacionamento com os públicos de interesse (stakeholders). Acerca destes três conceitos, analise as assertivas abaixo, a partir da visão de Bueno (2009):

I. A identidade corporativa seria a personalidade da organização, que está diretamente ligada à sua cultura e ao seu processo de gestão. Inclui também seus produtos e serviços, portifólio, canais de relacionamento, entre outros.

II. A imagem é uma representação mental consolidada e amadurecida da organização. É uma leitura mais aprofundada e, na prática, apenas um número reduzido de empresas consegue chegar a esse patamar.

III. A reputação é a representação mental da organização, construída por um indivíduo ou grupo por meio de percepções e experiências concretas. Acumula aspectos cognitivos, afetivos e valorativos, e expressa uma leitura geralmente superficial da identidade da corporação.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.
#216228
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A cobertura de eventos é o acompanhamento de uma atividade, inauguração ou novidade que costuma render uma aparição na mídia do assessorado ou organização. Portanto, o planejamento, a execução e a avaliação de seus resultados são fundamentais. A organização de eventos é uma atividade típica de _________________, mas exige a integração de todas as áreas da Comunicação. Cabe __________________ fazer o contato com os jornalistas dos veículos com potencial de participar da cobertura, além de produzir releases e press kits. Dependendo do porte do evento, é interessante também disponibilizar __________________, para facilitar o trabalho dos jornalistas, e possibilitando uma cobertura mais efetiva para o assessorado.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • a) relações públicas – à assessoria de imprensa – brindes
  • b) relações públicas – à assessoria de imprensa – uma sala de imprensa
  • c) jornalistas – aos relações públicas – um almoço
  • d) relações públicas – aos publicitários – brindes
  • e) jornalistas – aos relações públicas – uma sala de imprensa
#216229
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O texto jornalístico deve primar pela clareza e objetividade nas informações. Dessa forma, as principais características do texto jornalístico são:

  • a) Atualidade, concisão, opinião, interesse público e divulgação.
  • b) Interpretação, informação, universalização, descrição e periodicidade.
  • c) Noticiabilidade, visibilidade, notoriedade, relevância e entretenimento.
  • d) Coerência, informação, análise, difusão coletiva e relevância.
  • e) Atualidade, noticiabilidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva.
#216230
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobre os gêneros jornalísticos, classificados por Marques de Melo e Assis (2016), assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as assertivas a seguir.

( ) O gênero informativo visa à prestação de serviços e ao auxílio na tomada de decisões cotidianas, tais como indicadores, cotação, roteiro e serviços.

( ) O gênero opinativo tem finalidade educativa e esclarecedora, aprofunda e analisa o tema abordado.

( ) O gênero interpretativo visa ao debate de ideias, através de argumentação e posicionamento de uma pessoa ou do veículo, acerca de algum assunto relevante.

( ) O gênero diversional traz para pauta temas mais leves, para entreter, como as histórias de interesse humano.

( ) O gênero utilitário é baseado no factual, primando pela objetividade e imparcialidade no relato dos fatos, tendo como exemplo a entrevista.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – F – F – F – V.
  • b) F – V – V – F – F.
  • c) F – F – V – V – F.
  • d) F – F – F – V – F.
  • e) V – V – F – V – V.
#216231
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A reportagem é o gênero que melhor representa o jornalismo. Seu conteúdo vai além do factual, trazendo mais detalhamento, contextualização e desdobramentos de um acontecimento. Sobre esta técnica de narração jornalística, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A entrevista pode gerar uma reportagem, então, o repórter deve cultivar boas fontes.

( ) A reportagem tem potencial quando o repórter usa uma linguagem complexa, que as fontes técnicas compreenderão.

( ) A apuração é fundamental para verificar a exatidão dos fatos e demonstrar a qualidade da reportagem.

( ) Nas reportagens para TV, as imagens também ajudam a narrar o fato, portanto, o cinegrafista deve gravar sequências longas de imagens, para que o editor tenha muitas opções na hora de editar a matéria.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – F – V – F.
  • b) V – V – V – F.
  • c) F – F – V – V.
  • d) F – V – F – V.
  • e) V – F – F – V.
#216232
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A pauta é o ponto de partida para o trabalho jornalístico. Ela traz o assunto a ser abordado na reportagem, com sugestões de fontes, o enfoque e possíveis desmembramentos, além de eventuais indicações logísticas, técnicas e de deslocamento. Sobre esse instrumento, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, de acordo com o meio e sua respectiva característica de pauta.

Coluna 1

1. Jornal impresso.

2. Rádio.

3. TV.

4. Online.

5. Assessoria de imprensa.

Coluna 2

( ) A preocupação maior é com a instantaneidade, portanto, entre surgir a pauta e a sua divulgação, às vezes, é uma questão de minutos.

( ) A pauta exige mais produção, é necessário o deslocamento da equipe de reportagem e há sempre uma preocupação com as imagens.

( ) O pauteiro é uma figura chave, tem a função de planejar a edição do dia seguinte.

( ) A pauta é originada através de um release encaminhado à redação ou mesmo de um contato.

( ) A pauta é mais sucinta e objetiva, focada na produção de notícias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
  • b) 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • c) 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
  • d) 2 – 5 – 3 – 1 – 4.
  • e) 4 – 3 – 1 – 5 – 2.
#216233
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Analise o seguinte trecho, adaptado do livro “Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável”, de Henry Jenkins (2014). “Refere-se ao potencial técnico e cultural de os públicos compartilharem conteúdos por motivos próprios, com ou sem a permissão dos detentores dos direitos autorais. Quando um material é compartilhado, ele é refeito, seja literalmente, através de edição, por exemplo; ou figurativamente, pela sua inserção nas conversas em andamento, em diversas plataformas. O público que compartilha algo quer, na verdade, comunicar algo a seu próprio respeito”. Essa é a definição de Jenkins para o conceito de:

  • a) Aderência.
  • b) Propagabilidade.
  • c) Web 2.0.
  • d) Jornalismo online.
  • e) Fandom.
#216234
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O constante crescimento das novas mídias tem alterado a relação dos meios de comunicação com seus públicos. Analise essas mudanças para a televisão e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas a seguir.

( ) Na lógica da radiodifusão, uma audiência presumida e mensurada (classificada por idade, sexo, classe social, etc.) é "vendida" para os anunciantes de TV, público que é chamado de "excedente".

( ) A programação de televisão vem passando por uma mudança de paradigma, de um modelo baseado no compromisso da audiência, que tinha hora marcada para assistir a um programa; para um modelo baseado no engajamento, no qual a audiência pode acessar o conteúdo a qualquer hora.

( ) O novo modelo de audiência corresponde a um público mais fragmentado, propenso a propagação de conteúdos de mídia.

( ) A cultura do engajamento facilita o surgimento de narrativas transmídia, que é uma forma de manter os telespectadores sempre ocupados falando sobre o conteúdo da mídia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – V – V – V.
  • b) V – V – F – F.
  • c) F – F – V – F.
  • d) V – F – F – V.
  • e) F – V – F – V.
#216235
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Sobre a comunicação organizacional no contexto das tecnologias, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) No contexto das tecnologias da comunicação e informação, diferentes sujeitos e atores sociais podem disputar expressividade e visibilidade com as organizações. Nessa conformação, “estar visível” e “dizer de si” torna-se fundamental para Comunicação Organizacional Estratégica. Dessa forma, o simples fato de estar no centro da cena já garante às organizações uma imagem-conceito positiva.

( ) Os processos colaborativos de Comunicação Organizacional, especialmente os que empregam tecnologias de comunicação e informação para dar visibilidade a conhecimentos e informações de trabalhadores podem ser usados tanto para a colaboração como para a vigilância sobre as pessoas.

( ) A automatização de relacionamentos entre as organizações e seus públicos, tende a agilizar e facilitar o percurso do cliente com as empresas, assim como impõe cada vez mais preocupação, por parte das organizações e dos profissionais de relações públicas, no que diz respeito aos meios, formas e velocidade com que os usuários (públicos) querem ser tratados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – F.
  • b) V – F – V.
  • c) V – F – F.
  • d) F – F – V.
  • e) F – V – V.