Processando...

Simulado Comunicação Empresarial II | INB | CONCURSO

Simulado Comunicação Empresarial II | INB

SIMULADO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL II | INB

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) INB.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDEP para o concurso INB. Estas questões são especificamente do assunto Comunicação Empresarial II da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Comunicação Empresarial II contém um total de 4 questões de concursos com um tempo estimado de 12 minutos para sua realização. O assunto abordado é Comunicação Empresarial II da banca FUNDEP do concurso INB.

RANKING
Realize o simulado Comunicação Empresarial II até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45234
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Concurso
INB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Analise as seguintes afirmativas sobre o jornalismo empresarial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Brasil somente se familiarizou com o jornalismo empresarial 100 anos depois de seu início nos Estados Unidos.
( ) O crescimento do jornalismo empresarial no Brasil não tem relação com o crescimento das Relações Públicas.
( ) O atraso no surgimento de jornais de empresa no Brasil se deve em parte à lentidão com que avanços tecnológicos nas artes gráficas e editoriais chegaram ao país.
( ) Na época da criação do jornalismo empresarial, eram os próprios funcionários de escalões inferiores responsáveis por escrever, diagramar e até imprimir as publicações em mimeógrafos.
Assinale a sequência CORRETA.

  • a) V F V F
  • b) F V F F 
  • c) V F V V
  • d) F V F V 
#45235
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Concurso
INB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Analise as afirmativas a seguir relativas às boas práticas do mercado digital.
I. A verba de comunicação deve contemplar todas as ações, como custos associados à produção de um site, manutenções mensais, presença em redes sociais, produções de peças de mídia e vídeos, por exemplo.
II. É importante ter claramente qual é o objetivo do negócio e da estratégia de comunicação da empresa. É necessária a mudança na cultura interna das empresas que atrelam seus investimentos (no âmbito digital) somente em campanhas de produtos / serviços ou lançamentos.
III. É importante entender em detalhes qual é o público-alvo da marca, com as tradicionais informações (idade, sexo, classe social / econômica) e outras comportamentais. É valido também ter acesso a pesquisas que podem ajudar nesse entendimento.
Estão corretas as afirmativas:

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas. 
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e III. 
#45236
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Concurso
INB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Com relação ao planejamento editorial de um jornal de empresa e às ideias de Francisco Gaudêncio Torquato do Rego (1987), assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Quanto mais variado tematicamente for um jornal de empresa, menos probabilidades ele terá de ser bem-sucedido.
  • b) A universalidade de um jornal de empresa depende diretamente do número de páginas de uma edição.
  • c) Um jornal de empresa pode ser enriquecido com matérias institucionais, associativas, ilustrativas, de educação e de lazer.
  • d) Quanto mais universal for um jornal de empresa, maior índice de leiturabilidade ele terá.
#45237
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Concurso
INB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Com relação às técnicas de descrição e valorização de ângulos, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a modalidade a seu respectivo conceito, conforme descrito por Francisco Gaudêncio Torquato do Rego em seu livro Jornalismo empresarial.
COLUNA I
1. Descrição pictórica
2. Descrição topográfica
3. Descrição cinematográfica
COLUNA II
( ) Consiste na ênfase dada a determinados aspectos de um objeto, pessoa ou situação. Sobressai a massa e / ou volume.
( ) É a técnica mais dinâmica de descrição, pois permite constantes trocas de tempos e espaços.
( ) Técnica descritiva que consiste em apresentar o objeto, situação ou pessoa, por meio de detalhes.
Assinale a sequência CORRETA.

  • a) 1 2 3 
  • b) 3 2 1 
  • c) 2 3 1
  • d) 2 1 3 
#45238
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Concurso
INB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Como aponta Ramón Salaverría (2005), autor citado por Elizabeth Saad Corrêa no documento Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais, existem diferentes dimensões da convergência e sua vinculação aos grandes conglomerados multimídia. A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as dimensões elencadas a suas correspondências.
COLUNA I
1. Dimensão empresarial
2. Dimensão tecnológica
3. Dimensão profissional
4. Dimensão comunicativa
COLUNA II
( ) Corresponde à revolução instrumental experimentada nos últimos anos, especialmente quanto à adoção de sistemas de gestão de conteúdo e à proliferação de novos dispositivos de recepção digital.
( ) Considera o trabalho do jornalista, deixando-o cada vez mais vertical (capacidade de utilização de multiplataformas), com maiores responsabilidades e protagonismo (multitarefa ao longo do processo de produção informativa).
( ) Se dá por meio da abertura de novos horizontes de expressão jornalística: uma retórica jornalística multimídia.
( ) Dá conta da proliferação midiática sob uma mesma marca institucional, bem como os modos que se coordenam sob os pontos de vista econômico e editorial.
Assinale a sequência CORRETA.

  • a) 1 2 3 4
  • b) 4 3 2 1 
  • c) 2 3 4 1 
  • d) 2 4 3 1