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Simulado Comunicação e Governança | UFMG | CONCURSO

Simulado Comunicação e Governança | UFMG

SIMULADO COMUNICAÇÃO E GOVERNANÇA | UFMG

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) UFMG.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca UFMG para o concurso UFMG. Estas questões são especificamente do assunto Comunicação e Governança da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Comunicação e Governança contém um total de 4 questões de concursos com um tempo estimado de 12 minutos para sua realização. O assunto abordado é Comunicação e Governança da banca UFMG do concurso UFMG.

RANKING
Realize o simulado Comunicação e Governança até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45226
Banca
UFMG
Matéria
Comunicação e Governança
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Assinale V para verdadeira e F para falsa para cada uma das afirmativas abaixo, relativas às exigências necessárias para o atendimento da missão das organizações públicas.
( ) Acesso amplo à prestação de contas sobre a destinação de recursos públicos, amplificado por canais de comunicação viabilizados pela internet.
( ) Mecanismos de comunicação disponibilizados pela rede, que permitam a atualização contínua de dados e o andamento de projetos, bem como o contato ativo dos cidadãos na busca por informações.
( ) Ignorar os movimentos de comunicação caracterizados por denúncias e reivindicações de segmentos populacionais direcionados a instâncias governamentais, pois sua importância tem decrescido no cenário atual.
( ) Sistemas eficientes de comunicação interna que possibilitem formar servidores públicos atentos ao compromisso de ajudar a construir uma sociedade melhor.
Em relação a essas assertivas, a sequência CORRETA é:

  • a) (V) (V) (V) (V).
  • b) (F) (F) (V) (V). 
  • c) (V) (V) (V) (F).
  • d) (V) (V) (F) (V).
#45227
Banca
UFMG
Matéria
Comunicação e Governança
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Condiz com o direito à informação pública, EXCETO:

  • a) A prestação de informações pelas instituições públicas, privadas e particulares, cujas atividades produzam efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social.
  • b) O acesso à informação pública, um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
  • c) A divulgação da informação precisa, dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade.
  • d) A informação divulgada pelos meios de comunicação pública, pautada pela interpretação dos fatos e com finalidade de atender o interesse da organização.
#45228
Banca
UFMG
Matéria
Comunicação e Governança
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 3 - 

Em relação à comunicação pública, é CORRETO afirmar que

  • a) a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.257 de 18.11.2011) e o e-governance contribuem para democratizar as ações da administração pública, mas é desnecessário o uso de websites para facilitar a comunicação governamental e o exercício da cidadania.
  • b) a eficácia da comunicação pública entre o Estado, o mercado e a sociedade civil organizada independe de um trabalho integrado das diversas áreas da comunicação.
  • c) a comunicação política, comunicação estatal e comunicação da sociedade civil, que atuam na esfera pública em defesa da coletividade, não podem ser entendidas como comunicação pública, por ser tal comunicação tida como sinônimo de comunicação governamental.
  • d) a comunicação pública envolve o processo de diálogo, debate e negociação entre Estado, governo e sociedade; enquanto a comunicação organizacional abrange as organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
#45229
Banca
UFMG
Matéria
Comunicação e Governança
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

Leia as seguintes afirmativas:
I. Emissoras públicas e estatais (rádio e TV) e serviços de prestação de informação de órgãos estatais devem atuar primordialmente na perspectiva da comunicação pública.
II. ONGs, rádios comunitárias, partidos políticos e movimentos sociais não fazem comunicação pública.
III. Organizações comerciais voltadas à informação, serviços relacionados à Parceria Público-Privada (PPP) e empresas de economia mista devem fazer comunicação pública.
IV. Organizações comerciais voltadas à informação não deverão realizar comunicação pública.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

  • a) I, II e III.
  • b) I, II e IV.
  • c) II e IV.
  • d) I e III.